EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FERRAMENTA INTERVENTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-415-5

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FERRAMENTA INTERVENTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autores
  • Marileide Gonçalves da Silva Moreira
  • Iolanda Gonçalves Da Silva Miranda
  • João Maria Oliveira de Souza
  • Jozilene Batista de Souza
Modalidade
Artigo Científico
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/amplamentecursos/235690-educacao-fisica-como-ferramenta-interventiva-no-ensino-de-matematica
ISBN
978-85-5722-415-5
Palavras-Chave
Educação Física. Metodologia. Matemática. Operações fundamentais.
Resumo
RESUMO: Muitos estudos apontam a Educação Física como uma ferramenta importante para a qualidade de vida, reconhecemos seus benefícios a saúde, embora, tenha sido encarada como disciplina complementar na educação, ela tem real importância como qualquer outra disciplina do currículo. Hoje, há uma tendência em dinamizar cada vez mais o espaço de ensino, e a disciplina de Educação Física contribui muito neste aspecto, visto que ela junto com as metodologias propostas pelos professores ajuda a descentralizar o ambiente de aprendizado educacional exatamente porque os tiram de uma determinada zona e os colocam em situações em que possam utilizar outros sentidos e desenvolver outras funcionalidades. Exercitar-se ajuda desenvolver outras habilidades físicas e motoras, além de melhorar o desempenho físico, a resistência muscular e inibe a proliferação de doenças afins. Dessa forma, este estudo se propõe melhorar a qualidade de vida de nossos alunos do ponto de vista físico por meio de atividades pontuais, bem como, do ponto de vista educacional pelo fato de a Educação Física oferecer estruturalmente práticas metodológicas na perspectiva de auxiliar na questão assimilação de conhecimentos dos alunos e ainda disciplinar. Desenvolvemos uma intervenção, por meio de uma atividade física, envolvendo também operações mentais ligados aos conceitos de Matemática em que os estudantes foram orientados a participarem e interagirem com as atividades envolvendo operações fundamentais da matemática. As atividades foram realizadas com 20 alunos, em uma faixa etária entre 10 e 13 anos, matriculados no Ensino Fundamental I da Escola Municipal Luiz Candido, do município de Baixa do Meio/Guamaré-RN. Palavras-chave: Educação Física. Metodologia. Matemática. Operações fundamentais. ABSTRACT Many studies point to Physical Education as an important tool for quality of life, we recognize its health benefits, although it was seen as a complementary discipline in education, it has real importance as any other curriculum discipline. Today, there is a tendency to make the teaching space more and more dynamic, and the discipline of Physical Education contributes a lot in this aspect, since it, together with the methodologies proposed by the teachers, helps to decentralize the educational learning environment precisely because they take them from a zone and put them in situations where they can use other senses and develop other features. Exercising helps to develop other physical and motor skills, as well as improving physical performance, muscle endurance and inhibiting the proliferation of related diseases. Thus, this study aims to improve the quality of life of our students from the physical point of view through occasional activities, as well as, from the educational point of view because Physical Education offers structurally methodological practices in order to assist in the issue. assimilation of students' knowledge and also disciplinary. We developed an intervention through physical activity, also involving mental operations linked to the concepts of mathematics in which students were instructed to participate and interact with activities involving fundamental mathematical operations. The activities were carried out with 20 students, aged between 10 and 13 years, enrolled in Elementary School I of Luiz Candido Municipal School, in the city of Baixa do Meio / Guamaré-RN. .Keywords: Methodology. Mathematics. Fundamental operations. 1. INTRODUÇÃO O presente artigo é constituido de uma pesquisa empirica com a finalidade de apresentar uma intervenção interdisciplinar entre a disciplina de Educação Física com a Matemática para atingir objetivos diversos para ambas as disciplinas. Os resultados identificados foram conhecidos por meio de uma atividade lúdica e dinâmica. Para tanto, foram aplicado com 20 (vinte) estudantes, escolhidos em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental I da Escola Muninicipal Luiz candido, zona rural do município de Baixa do meio/Guamaré-RN. O caráter da intervenção foi pensada após observar algumas atividades de professores de educação nas escola municipiais do município. Chegamos a um denominador comum, no sentido de fazer uma intervenção de forma mais pontual com e identificar eventual desenvolvimento com esse interação e assim reconhecer as persistências das dificuldades em Matematica apresentadas pelos estudantes pesquisados. As atividades serviram como instrumentos de propensão didática e foram bastante relevantes, por estarem se divertido e ainda aprendendo. Os jogos e as atividades foram mecanismos para auxiliarem na aprendizagem dos conteúdos de Matemática enquanto praticavam atividades Físicas. Ambas práticas levam os alunos a desenvolverem-se e aprenderem comportamentos básicos que podem ser necessários na formação de sua personalidade e educacional (ALMEIDA, 1978 apud TREVISOL & MOLLETA). Este caráter de abordagem trás consigo relevância considerada ao ensino, pois, em virtude de práticas semelhantes a estas, podemos miniminiza eventuais dificuldades de aprendizado. Pensando nisso, este trabalho é constituído de atividades fisicas e motora que envolve aplicabilidade em matemática, por meio de questões de matematica fundamental. Segundo Batista, (2001), existe uma relação interdependente entre o modo que se aprende e o fato de desenvolver outras habilidades fisicas e motoras, a insersão dos jogos é essencial pois dão outras características ao ensino e essa descentrlização permite o aluno ter uma variabilidade do ambiente que deve ser oportunizada sempre que necessário. Ao integrarmos integrar diversas áreas do conhecimento e desenvolveremos para cada experiência um estudo detalhado para que um professor ou aluno possa se apropriar e consiga reproduzir para fins de pesquisa ou de ensino. Não se pode pensar a matemática como uma disciplina isolada em si mesma. Ampliar o entendimento e ao mesmo tempo as formas de desenvolver o ensino da matemática é algo desafiador que exige investigações sobre concepções, estratégias de ensino e recursos didáticos. Nesse trabalho, o foco é o jogo, enquanto um recurso didático, capaz de auxiliar na organização do ensino e na promoção da aprendizagem. (SANTOS et al., 2016). De acordo com nossas referências, há trabalhos na área de Ensino de Matemática e Educação Física. Todas essas pesquisas em formato genérico descrevem os motivos da abordagem em virtude das dificuldades presentes nos alunos quando deparados com as operações fundamentais da Matématica que é oportunizado desde cedo e a medida que o aluno avance haverão dificuldades que ainda se persistirão. Por essa razão metodologias bem direcionadas devem ser aplicadas no sentido de melhorar os conhecimentos das 4 (quatro) operações, principalmente em multiplicação e divisão. De mesmo modo, todas essas dificuldades que são identificadas em tópicos introdutórios possuem ligações coesas que se assemelham a outras pesquisas relacionadas á tópicos subsequentes da Matemática. Assim, temos que dar a ênfase que lhe é devida, habilitando nossos alunos continuamente por meio de práticas diversificadas, como a interdiscipliniridade com outras disciplinas, como é o caso da Educação Física, de forma que as dificuldades sejam suavizadas e consigamos tornar o ambiente de aprendizado cada vez mais inovador, já que os livros didáticos apesar de importantes, em determidadas situações podem parecer triviais. Posteriormente a escolha dessa abordagem, fizemos uma revisão da importância de interdisciplinaridade no ensino de Matematica, do uso de práticas inovdoras de ensino, dinâmicas em sala, e jogos para aprender Matematica, apresentamos como esse movimento pedagógico é importante na perspectiva do aprimoramento das habilidades cognitivas dos estudantes quanto ao caráter educativo e disciplinar. Todas as delimitações dos estudos fundamentados, estudados e acompanhados e suas principais caracteristicas, sendo estas mais pertinentes e mais recorrentes conforme os pesquisadores analisaram ao longo do processo. Fizemos antes uma breve fundamentação da literatura vigente para o embasamento da nossa pesquisa. Encontramos alguns trabalhos com concepções comuns, identificamos também uma resistências a mudanças nessas concepções. Entendemos que integração destas disciplinas são ferrementas fundamentais para alcançar diversos objetivos de uma só vez, e ainda promoveremos a construção do conhecimento por meio de práticas em que os próprios alunos são os agentes dessas transformações, fazendo com que o ensino tenha um caráter mais construtivista e coletivo. Outrossim, consideramos também o papel dos professores diante desta problemática, sendo ele o o agente facilitador desse processo, afinal a evolução das ideias passo por algúem que pense e que organize de maneira estruturada para que consigamos atingir o objetivos, em outras palavas, tudo isso se deve a ultilização do conhecimento, que vem transformando o progresso do ensino ou modo de compreede-la. Todas as referências apresentadas nesse trabalho são pertinetes a área afim o que abrange o nosso estudo. O teste foi realizado dando um tempo estimado para a realização deste, e todos puderam participar de forma integral e contribuir para formar os dados da pesquisa. 2. INTERDISCIPLINARIDADE Segundo Bonatto, (2012), o caráter interdisciplinar da educação contribui para estruturar e fixar concepções, intervenções pedagógicas e metodológicas integrando áreas distintas transforma significativamente o jeito de aprender os conhecimentos. [...] “Para observância da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002, pág. 88)”. (BONATTO et al, 2012. P. ?). Fonte: CESF (2019). Figura 1 – Realização da atividade prática e interdisciplinar. Levando em consideração essa intervenção unindo duas disciplinas foi possível oportunizar novas perspectivas do ensino pedagógico e prático, não é garantia de total de aprendizado, mas é uma ferramenta que favorece o desenvolvimento de conhecimento sob um novo aspecto e resolver um problema especifico de matemática e ainda incluir ao mesmo tempo. Ainda de acordo com o pensamento de (BONATTO, 2012) a interdisciplinaridade torna-se condicionante para atingir conhecimentos diversos, e que alguns problemas específicos do ensino podem ser suavizados por práticas inovadoras como estas, desde que estejam em acordo com pressupostos bibliográficos e bem objetivados. Segundo Piaget, Vygotsky, Leontiev, Elkonin, entre outros escreveram que ao aplicar jogos e atividades de competição direta e indireta favorece o desenvolvimento do conhecimento em linguagens e matemática, mas principalmente o ensino de forma geral. As habilidades motoras e de raciocínio fruto dos desenvolvimentos oportunizados por atividades propedêuticas por meio do jogo, que por si só já tem a sua própria expertise e que foram aplicados em locais diferentes e fora do ambiente escolar no sentido de descentralizar o caráter da aprendizagem. “As primeiras ações de professores apoiados em teorias construtivistas foram no sentido de tornar as salas de aula bastante ricas em quantidade e variedade de jogos, para que os alunos pudessem descobrir os conceitos inerentes às estruturas dos jogos por meio de sua manipulação”. (Cabral 2006, p. 14). Assim, BONATTO et al (2012. P. ?) destaca que: [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários. Explicação, compreensão, intervenção são processos que requerem um conhecimento que vai além da descrição da realidade mobiliza competências cognitivas para deduzir, tirar inferências ou fazer previsões a partir do fato observado (Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002, p. 88 e 89). Vale destacar que os jogos quando são inseridos na educação e por sua vez, tem caráter didático pedagógico auxilia na minimização dos problemas decorrentes da monotonia que são algumas aulas, é verdade que estudar matemática não é tarefa fácil e não pode ser encarada sempre como uma brincadeira ou jogos, mas ela pode ser inserida em outros contextos que favoreçam o aprendizado e desenvolver outras habilidades e que assim o alunos possam se sentir capazes de endentar em novos caminhos do conhecimento. Souza (2012). Do ponto de vista cognitivo, Bassedas et al. (1996) consideram que cabe ao professor o papel de orientação e ajuda com o objetivo de possibilitar aos alunos a aprendizagem de determinados conteúdos. O professor desempenha papel fundamental na organização de atividades e na formulação de situações que propiciem aos alunos oportunidades de aprendizagem de forma significativa. Do ponto de vista afetivo, estes autores consideram que o professor representa confiança para o aluno, poder social, intelectual e um modelo (possível) a seguir, além da consequente motivação do desejo de saber. Ressaltam, ainda, que a importância da qualidade do vínculo afetivo entre o professor e seus alunos exerce grande influência sobre o relacionamento que crianças e jovens estabelecem entre si. BONATTO et al, 2012. P. ? 3. MATERIAIS E MÉTODO 3.1 Materiais: ? 8 Cones de plástico; ? 8 pratinhos de plástico; ? Dois bambolês; 3.2 Método Esse estudo foi dividido em cinco etapas: seleção do material para a confecção prévia, discussão e levantamento de concepções e hipóteses de realização da atividade, formulação de conteúdos voltados para a atividade e prática integradora e por fim análise dos dados. O trabalho se constituiu em fazer operações matemáticas e variava de acordo com a orientação do professor, que dava uma operação e o aluno tinham que fazer o circuito e quando voltasse deveria dar a resposta. Para isso foram utilizados conjuntos de objetos, entre cones, pratinhos de plásticos e bambolês que formavam os objetos da atividade, representada pelas Figura 1 (A), (B) e (C) traz o principalmente material constituinte do Jogo. Fonte: CESF, (2019). Figura 2 – Aparato para a atividade prática na interdisciplinaridade em Educação Física e Matemática. Em (A) Cones de plástico. Em (B) os pratos que estão dentro do bambolê. E em (C) o Bambolê; Para a atividade foram organizados os objetos, e que mudavam a cada orientação do professor, sendo que eles faziam coisas diferentes enquanto pensavam na operação matemática, como mostra a Figura 2. Os objetos estão dispostos, e o professor diz o que é preciso fazer, por exemplo: “coloque o bambolê no cone e dois pratinhos em outros dois cones. O objetivo da atividade prática é ajudar no desenvolvimento do condicionamento físico e motor dos estudantes, bem como melhorar sua saúde de forma pontual e mostrar o quanto atividades podem desenvolver a qualidade de sua vida no geral e em especifico. A prática fora montada para que os alunos pudessem aprender praticar atividade física e que conseguissem aprender mais sobre as 4 operações fundamentais da matemática por meio de exercícios que deveriam ser feitos de forma mental. Assim, foram compostos dois kits de circuito do jogo, e dois lados foram criados para que ficassem 10 e 10 anos misturados. Foram expostos e depois de explicados foram executados, se depois de voltar não conseguisse responder poderia pedir ajuda a equipe. Na realização da atividade os, 20 (vinte) alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luiz Candido, da cidade de Guamaré-RN, estavam presentes. Vale ressaltar que a escola de aplicação da ação não contém espaço para laboratório didático então fomos ao ginásio da Escola Maria Madalena para realizar a atividade. Foi apresentada outra prática experimental de simples execução utilizando uma faca e uma maça, partindo do pressuposto que é possível cortar a fruta usando qualquer lado da faca. Novamente, é deixado os alunos projetarem suas percepções sobre as ações realizadas. Como as práticas foram realizadas com os meninos correndo, é importante que todo o cuidado seja tomado para que as ações possam ser controladas sem causar acidentes. A seguir são apresentados os resultados obtidos de forma qualitativa, onde é descrito os efeitos das ações coordenadas pelos alunos no jogo. 4. DISCUSSÃO Ao colocar os alunos diante das situações-problemas foram apresentando argumentos iniciais e logo após houveram a execução das atividades e formulações de respostas. Alguns alunos relataram que gostaram e que gostariam de fazer de novo depois. Eles apresentaram até outras ideias que poderiam ser adotadas. Fonte: CESF (2019). Figura 3 – Realização da atividade prática de educação física e estudo da matemática com cones, bambolê e pratinhos (no centro o aluno realizando a prática, logo atrás outros alunos a espera para realizarem também). O conhecimento buscado foi relevante partindo do pressuposto que diariamente nos deparamos com pequenas contas e com o fato de estarmos em movimento, e exercitar isso de forma prática e objetiva é importante para tomamos decisões baseados dinâmicas e situações da nossa vida diária. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÕES Conforme o que fora proposto sobre a intervenção didática entre Educação Física e Matemática percebemos um desenvolvimento na atividade, principalmente ligado ao ensino, melhorando o tempo de resposta, já que estavam correndo e completando uma atividade e pensando ao mesmo tempo na conta de matemática. As 4 operações têm valor significativo na vida pessoa e educacional de estudantes, é ela que dará condições de sempre estarmos avançando no caminho do desenvolvimento educacional e nos possibilitarão avançar de ano letivo na escola. O conhecimento foi trabalhado, e os alunos corresponderam em diversos pontos, mitos responderam corretamente as questões e completaram as atividades de forma correta, e o mais importante foram desenvolvendo novas técnicas físicas e de aprendizagem referentes as situações encaradas na atividade, de forma a fornecer subsídios para que houvesse uma mudança, mesmo que eventual e que de alguma forma fosse refletida na sua vivência. Problematizar é convidar o aluno a ser parte da atividade, é a forma mais democrática de conceber ideias, desenvolver habilidades e construir conhecimento. Utilizar metodologias adequadas pode fazer toda a diferença no sentido de oportunizar a aprendizagem de forma descentralizada da tradicional em sala de aula, torna-se uma possibilidade e vale a pena tentar ir por um outro caminho. 6. REFERÊNCIAS BONATTO, A; et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Unijuí-RS. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/%20viewFile/2414/501> Acesso em: 20/08/2019 CABRAL, M, A. A utilização de jogos no ensino de matemática. Monografia. Florianópolis-SC, 2006. Disponível em:< http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/Marcos_Aurelio_Cabral.pdf > Acesso em: 20/08/2019 SANTOS et al. O jogo de boliche no ensino de conceitos matemáticos: repensando a concepção de jogos e matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em:< http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5270_2985_ID.pdf > Acesso em: 20/08/2019 TREVISOL, P, R; MOLLETA, S, R. Educação física & matemática: a interdiciplinariedade via jogo do xadrez. Disponível em : <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1697-8.pdf >. Cruz Machado, PR. Acesso em: 20/08/2019
Título do Evento
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOREIRA, Marileide Gonçalves da Silva et al.. EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FERRAMENTA INTERVENTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA.. In: Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais...Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/235690-EDUCACAO-FISICA-COMO-FERRAMENTA-INTERVENTIVA-NO-ENSINO-DE-MATEMATICA. Acesso em: 01/07/2025

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