O DISCURSO DO CONSUMO CONSPÍCUO, NA REVISTA TURMA DA MÔNICA JOVEM.

Publicado em 09/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-882-4

DOI
10.29327/1133732.1-1  
Título do Trabalho
O DISCURSO DO CONSUMO CONSPÍCUO, NA REVISTA TURMA DA MÔNICA JOVEM.
Autores
  • Flavia Meneguelli Ribeiro Setubal
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Discurso e Educação
Data de Publicação
09/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/aledbrasil2022/531034-o-discurso-do-consumo-conspicuo-na-revista-turma-da-monica-jovem
ISBN
978-65-5941-882-4
Palavras-Chave
Consumo infantil, Consumo conspícuo, Educação.
Resumo
A proposta do artigo, que representa um capítulo de uma tese em Educação, é contribuir no âmbito educacional e dos estudos do consumo, desenvolvendo uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem (TMJ), dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva Greimasiana, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. O corpus deste recorte é formado pelas edições 60, intitulada “Os opostos se atraem” e ¨61 – “A nova Mônica”, com o objetivo de identificar como o discurso do consumo conspícuo é apropriado pela revista, bem como que estratégias enunciativas são utilizadas para inscrever o público infantojuvenil, neste discurso. Os resultados identificam uma isotopia temática da valorização da imagem, do belo, do “parecer”, do “ter” que, muitas vezes, coloca “em cheque” a importância do conteúdo, do ser. Ainda, a categoria de consumo conspícuo tem foco no público feminino, colocando as meninas como personagens principais das tramas ou situações de ostentação. Assim, os discursos de TMJ disseminam, com recorrência, o valor da /aparência/, um assunto de grande relevância para o público da revista, composto por pré-adolescentes e adolescentes em busca de reconhecimento e aceitação perante seus grupos de referência. Entretanto, a forma como esse valor é trabalhado, tanto figurativamente, como no conteúdo da revista, coloca em segundo plano, valores sólidos que deveriam estar destacados e incentivados pelo discurso instrutivo-educativo da revista, uma vez que ela pode ser considerada um veículo de educação informal que participa da formação moral e educacional desse leitor infantojuvenil.
Título do Evento
X Colóquio e IV Instituto da ALED-Brasil
Cidade do Evento
Vitória
Título dos Anais do Evento
Anais do X Colóquio Aled-Brasil: o discurso no desafio democrático
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SETUBAL, Flavia Meneguelli Ribeiro. O DISCURSO DO CONSUMO CONSPÍCUO, NA REVISTA TURMA DA MÔNICA JOVEM... In: Anais do X Colóquio Aled-Brasil: o discurso no desafio democrático. Anais...Vitória(ES) Ufes, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ALEDBrasil2022/531034-O-DISCURSO-DO-CONSUMO-CONSPICUO-NA-REVISTA-TURMA-DA-MONICA-JOVEM. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes