AS RELAÇÕES DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE EM "HARRY POTTER": UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-346-1

Título do Trabalho
AS RELAÇÕES DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE EM "HARRY POTTER": UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
Autores
  • Ana Carolina Siani Lopes
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Discurso e interseccionalidade
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/290793-as-relacoes-de-raca-genero-e-classe-em-harry-potter--uma-analise-dialogica-do-discurso
ISBN
978-65-5941-346-1
Palavras-Chave
Harry Potter; Raça; Gênero; Classe; Discurso.
Resumo
O trabalho propõe uma análise dialógica do discurso da obra literária "Harry Potter", tendo como foco potenciais relações de raça, gênero e classe materializadas em sua narrativa. Consideramos que tais relações (entendidas aqui a partir da ideia de “nó”) alicerçam a estrutura social do mundo mágico, instaurando hierarquias entre os grupos e sujeitos. Tomamos por base os pressupostos teórico-metodológicos dos estudos do Círculo de Bakhtin, considerando que a obra como enunciado concreto em seu caráter responsivo é constituída pelo horizonte ideológico de uma época e reflete a consciência social que a circunda, bem como refrata essa realidade enquanto ponto de vista criativo singular. O trabalho toma a franquia romanesca como corpus principal, tendo como tema a ser pesquisado o nó “raça-gênero-classe”, em consonância com tais relações na vida. Essas relações serão apreendidas a partir da análise da constituição das vozes sociais encarnadas pelos grupos da narrativa, que tem como mote principal a luta entre Harry e Voldemort, signos do “bem” e das “trevas”. O cotejamento mostra-se como um caminho metodológico para compreendermos a constituição das vozes sociais e a interdiscursividade da obra em sua relação com a vida. Nossa hipótese é de que os valores associados ao “bem” se constituem em relação com os valores constituintes do “mal”, e os posicionamentos dos sujeitos são definidos em função de sua concordância ou não-concordância com esses dois lados. Essa relação “bem-mal”, consolidada num agrupamento valorativo, estabelece-se pela oposição entre os bruxos das trevas, partidários da ideologia de supremacia bruxa sangue-puro; em contraposição com os bruxos que defendem um projeto de sociedade mágica inclusiva e democrática, com integração e respeito aos diferentes povos mágicos. Porém, a atmosfera sócioideológica é complexa, e a constituição dos sujeitos é contraditória, sobretudo se compreendemos os embates a partir do nó “raça-gênero-classe”, visto que as hierarquias se mantêm mesmo dentro da ordem mais democrática.
Título do Evento
VIII Colóquio e III Instituto da ALED-Brasil | Estudos do discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social
Título dos Anais do Evento
Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Ana Carolina Siani. AS RELAÇÕES DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE EM "HARRY POTTER": UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO.. In: Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil. Anais...Brasília(DF) UnB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/290793-AS-RELACOES-DE-RACA-GENERO-E-CLASSE-EM-HARRY-POTTER--UMA-ANALISE-DIALOGICA-DO-DISCURSO. Acesso em: 10/07/2025

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