O DISCURSO NAS METÁFORAS DA MÚSICA BIXA POBRE, DO COLETIVO ANARCOFUNK

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-346-1

Título do Trabalho
O DISCURSO NAS METÁFORAS DA MÚSICA BIXA POBRE, DO COLETIVO ANARCOFUNK
Autores
  • Marcondes Silva
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Discurso e interseccionalidade
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/290301-o-discurso-nas-metaforas-da-musica-bixa-pobre-do-coletivo-anarcofunk
ISBN
978-65-5941-346-1
Palavras-Chave
Análise de discurso crítica, metáfora, raça, gênero, sexualidade
Resumo
Diante de um cenário mundial em que a fixidez dos discursos sobre as raças, os gêneros e as sexualidades tem sido fortemente questionada e perdido centralidade, os discursos, os sujeitos e as identidades não se submetem ou se assujeitam a modelos pré-concebidos de ser e fazem relevante pensar como o discurso de resistência tem se configurado, tomando como exemplo letras de músicas. Assim, como parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, este trabalho tem como objetivo analisar, à luz dos fundamentos da Análise de Discurso Crítica (ADC), as metáforas presentes na música Bixa Pobre, do coletivo Anarcofunk. O coletivo carioca, Anarcofunk, estabelece diálogos com a população periférica por meio de ações estético-políticas baseadas em ideais de cunho anarquista que promovem, através da produção e da distribuição da arte e da cultura baseada no funk carioca, a autonomia das comunidades periféricas. Os pressupostos teóricos e metodológicos tidos neste trabalho para a análise são o modelo tridimensional de análise apresentado por Norman Fairclough (FAIRCLOUGH, 2016), a noção de contexto e os direcionamentos para a microanálise de Teun A. van Dijk (2017) e o modelo de análise de metáforas de Lakoff & Jonhson (2002). Esses fundamentos, quando conjugados, balizam análises discursivas de viés crítico, assim como podem levar a compreender representações e ideologias que subjazem aos textos. Bicha, também escrito bixa, é um termo pejorativo, utilizado para nomear e também para xingar homens homossexuais no Brasil. O texto analisado neste trabalho é parte da produção musical das bichas negras brasileiras. A música Bixa Pobre é estudada a partir das construções metafóricas presentes no texto, compreendendo que as metáforas são “rica fonte para construção discursiva do mundo como uma função dos condicionamentos contextuais” (VAN DIJK, 2017, p. 249). Na análise, as diferentes maneiras como as construções metafóricas presentes no texto posicionam os atores sociais bichas negras em relação à sociedade são apresentadas , compreendendo o grau de aceitação e de recusa de discursos com essa temática.
Título do Evento
VIII Colóquio e III Instituto da ALED-Brasil | Estudos do discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social
Título dos Anais do Evento
Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Marcondes. O DISCURSO NAS METÁFORAS DA MÚSICA BIXA POBRE, DO COLETIVO ANARCOFUNK.. In: Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil. Anais...Brasília(DF) UnB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/290301-O-DISCURSO-NAS-METAFORAS-DA-MUSICA-BIXA-POBRE-DO-COLETIVO-ANARCOFUNK. Acesso em: 08/06/2025

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