A PROPAGANDA GOVERNAMENTAL DO ENEM 2020: REPRESENTAÇÕES E IDEOLOGIA

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-346-1

Título do Trabalho
A PROPAGANDA GOVERNAMENTAL DO ENEM 2020: REPRESENTAÇÕES E IDEOLOGIA
Autores
  • Arivan Salustiano da Silva
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Discurso e educação
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/290100-a-propaganda-governamental-do-enem-2020--representacoes-e-ideologia
ISBN
978-65-5941-346-1
Palavras-Chave
Educação, ENEM, representação, ideologia
Resumo
Busco analisar o significado representacional do discurso (FAIRCLOUGH, 2003) materializado na propaganda governamental, largamente veiculada nas mídias televisivas e digitais no Brasil, com vistas a motivar os alunos a participarem do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2020. Considerando o contexto de pandemia causado pela COVID-19 e o discurso negacionista do governo federal, parto da hipótese de que esta propaganda procura reforçar a ideia de diminuição da gravidade da doença bem como também deixa entrever o (des)valor dado pela atual gestão federal à educação. Com a Análise Crítica do Discurso, persigo as marcas ideológicas deixadas nas representações expressas nas falas das/os alunas/os atrizes/atores. Pela Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994), em sua metafunção ideacional, atentando para a transitividade – processos - focalizo a materialidade linguística, também como representação. Por meio da análise da transcrição das falas das/os quatro jovens que encenam o informe publicitário em formato de vídeo, sendo porta-vozes do Ministério da Educação, procuro desvelar a ideologia que subjaz os discursos e quais as representações de mundo que o governo quer tornar hegemônicas (FAIRCLOUGH, 2001). A escolha das atrizes e dos atores, considerando o gênero a que pertencem (duas meninas e dois meninos), as raças representadas (apenas um negro num país em que a maioria é negra ou parda) bem como elementos dos cenários em que a peça publicitária foi gravada (nitidamente de classe média) podem servir de elementos semióticos para compor os argumentos de minha análise. Entendo que os estudantes performatizados não são representativos de grande parte da população escolar brasileira, desprovida de recursos materiais para levarem a cabo a proposta de estudos contida no texto enunciado pelas/os alunas/os atrizes/atores. Num tom que remete ao discurso de livros de autoajuda ou palestras motivacionais, que buscam centrar no indivíduo a responsabilidade pelo lugar social que ocupa, escamoteiam-se as relações de poder e modos de operação da ideologia (THOMPSON, 2011) que subjazem discursos que reforçam desigualdades e injustiças sociais.
Título do Evento
VIII Colóquio e III Instituto da ALED-Brasil | Estudos do discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social
Título dos Anais do Evento
Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Arivan Salustiano da. A PROPAGANDA GOVERNAMENTAL DO ENEM 2020: REPRESENTAÇÕES E IDEOLOGIA.. In: Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil. Anais...Brasília(DF) UnB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/290100-A-PROPAGANDA-GOVERNAMENTAL-DO-ENEM-2020--REPRESENTACOES-E-IDEOLOGIA. Acesso em: 05/05/2025

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