OS ESTUDOS CRÍTICOS DE DISCURSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DECOLONIZAÇÕES E RELAÇÕES DE PODER EM EXPERIÊNCIAS DO PIBID LETRAS DA UFBA

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-346-1

Título do Trabalho
OS ESTUDOS CRÍTICOS DE DISCURSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DECOLONIZAÇÕES E RELAÇÕES DE PODER EM EXPERIÊNCIAS DO PIBID LETRAS DA UFBA
Autores
  • Lavínia Neves
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Discurso e educação
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/243418-os-estudos-criticos-de-discurso-na-formacao-de-professores-e-professoras-de-lingua-portuguesa--decolonizacoes-e-r
ISBN
978-65-5941-346-1
Palavras-Chave
Estudos Críticos de Discurso, Formação de professores de Língua Portuguesa, PIBID Letras UFBa, Decolonização, Relações de Poder
Resumo
A luta pelo reconhecimento e valorização, em diferentes perspectivas, do trabalho de professoras e professores é uma constante deste país, o que, certamente, coloca em voga a formação desses profissionais frente aos desafios e demandas político-educacionais em sua prática. Outrossim, sob a rasura da noção de escola, sobretudo pública, enquanto comunidade imaginada pela homogeneização dos estudantes e de sua conversão para uma ideologia de mercado, em face da compreensão de ser esta uma instância política, social e cultural de insurgências, (des)construções, trocas e articulações de saberes, inegavelmente, atravessada pelas lutas e transformações sociais contemporâneas; ações ressignificadoras se fazem necessárias em vistas à autonomia e cidadania de seus sujeitos. Nessa perspectiva, o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID tem possibilitado significativas contribuições para o campo das licenciaturas, ao visar a formação identitária docente em estreita articulação com as rotinas escolares e de professoras e professores da educação básica, estimulando trabalhos de integração entre a IES e a Escola, acompanhamento, orientação e proposições pedagógicas indispensáveis às prática de ensino e das aprendizagens. Deste proveito, apresentarei resultados do trabalho desenvolvido no âmbito do Subprojeto Letras PIBID/UFBA, decorrente do período de setembro de 2018 a janeiro de 2020, cujo foco esteve na formação identitária, pedagógica, política e crítica de estudantes de Letras/bolsistas ID, sob uma abordagem teórico-metodológica dos Estudos Críticos da linguagem, com ênfase para os Estudos Críticos de Discurso. Tomados pela compreensão da inegável relação entre a língua e as relações sociais de poder, principalmente para a manutenção das iniquidades socioeconômicas, invisibilizações e menorizações discursivas e representacionais de sujeitos da educação de contextos considerados “periféricos”, desenvolvemos um trabalho processual de ensino pautado nas temáticas da decolonização de corpos, discursos e identidades, em diálogo com as dimensões linguísticas inerentes à formação de leitores e escritores críticos e proficientes, acionando, para tanto, o discurso como ponto axial dessas práticas, em estreito diálogo com o campo das Literaturas e dos Estudos Culturais. As atividades formativas, os acompanhamentos e as orientações teórico-metodológicas, constituíram as bases procedimentais para que nossos(as) bolsistas desenvolvessem atividades pedagógicas junto a estudantes das escolas públicas parceiras, através de oficinas que lhes permitissem compreender a importância de uma prática funcional e (auto) reflexiva da interação com o estudante da rede, com a comunidade escolar e seu entorno sociocultural, situada geográfica e discursivamente. Assim, nos foi possível atuar pela funcionalidade e situacionalidade dos gêneros discursivos, sob uma perspectiva bakhtiniana (1992), e pela noção de discurso enquanto prática social, delineadora das (res)significações de uma realidade compartilhada e dos processos de funcionamento das relações de poder na sociedade (VAN DIJK, 2008). Tal abordagem de trabalho evidenciou-se significativa para práticas responsivas dos bolsistas, que buscaram desenvolver atividades através da mediação dos saberes, reconhecendo as comunidades escolares parceiras como espaços de vivencias e protagonismos. Isto reforçou, ainda, a imprescindível inserção de disciplinas no âmbito dos Estudos de Discurso nos currículos dos cursos de nosso instituto, em vistas ao desenvolvimento de mais trabalhos na área, para além da indispensável formação discursiva dos/das profissionais que estamos por formar.
Título do Evento
VIII Colóquio e III Instituto da ALED-Brasil | Estudos do discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social
Título dos Anais do Evento
Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NEVES, Lavínia. OS ESTUDOS CRÍTICOS DE DISCURSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DECOLONIZAÇÕES E RELAÇÕES DE PODER EM EXPERIÊNCIAS DO PIBID LETRAS DA UFBA.. In: Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil. Anais...Brasília(DF) UnB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/243418-OS-ESTUDOS-CRITICOS-DE-DISCURSO-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORES-E-PROFESSORAS-DE-LINGUA-PORTUGUESA--DECOLONIZACOES-E-R. Acesso em: 02/09/2025

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