ATOS DE FALA E A RELEVÂNCIA SOCIAL DE PROPAGANDAS DE COSMÉTICOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-346-1

DOI
10.29327/138827.1-9  
Título do Trabalho
ATOS DE FALA E A RELEVÂNCIA SOCIAL DE PROPAGANDAS DE COSMÉTICOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA
Autores
  • Fabiana Santos Souza
Modalidade
Pôster
Área temática
Discurso e mídia
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/241964-atos-de-fala-e-a-relevancia-social-de-propagandas-de-cosmeticos-na-construcao-da-identidade-da-mulher-negra
ISBN
978-65-5941-346-1
Palavras-Chave
negra, mulher, perfomatividade, Austin, Seda
Resumo
O presente estudo objetiva estabelecer e pensar a relação entre linguagem midiática e a construção de identidade por meio de atos de fala e dos jogos de linguagem, considerando-os como atos políticos. A metodologia interpretativa pauta-se na perfomatividade da língua e no estudo de atos de fala formulado por John L. Austin, o qual propõe que toda construção frásica pratica uma ação ao ser utilizada por um falante, produzindo os atos locucionário, ilocucionário e perlocucionário. Além disso, segundo Austin, a língua é performativa, ou seja, ela assume ações de acordo com o contexto em que está inserida podendo, desse modo, assumirtambém várias intencionalidades, as quais revelam convenções ritualizadas, que delimitam o que pode ser dito, quando, por quem, para produzir que efeitos. Nesse sentido, atos de fala não focam apenas no sentido e na referência ou apenas nas forças convencionais, mas sim no receptor e nos efeitos que determinada fala pode causar no interlocutor. Mediante esses apontamentos, pretendo analisar atos de fala em uma situação específica presente na campanha publicitária da marca Seda, empresa brasileira de cosméticos capilares. O escopo de análise é uma tirinha utilizada para publicidade, na qual utiliza-se termos que não são opostos como se fossem contrários que se anulam, é o caso de “linda morena de cabelos cacheados” e “leão descabelado”, somado aos desenhos da tira. Quanto a esses, é importante salientarque possuem maior destaque visual do que o creme de pentear da referida marca, e mostram uma mulher inicialmente com os cabelos “domados” por utilizar o produto Seda, e posteriormente, com expressão de tristeza, por ter se esquecido de passar em todo o cabelo, tendo como consequência o efeito de cabelo volumoso. Além disso, observaremos o seu contexto de produção. A empresa Seda não se utilizoudesse recurso textual tirinha de modo aleatório e nem mesmo das frases ali postas, podemos afirmar que ela tem ciência de que o cabelo é uma importante peça comercial e do conceito de belo, construído socialmente. Nesse sentido, a presente pesquisa faz-se pertinente porque investiga, através do gênero textual propaganda, as relações entre os atos de fala e os seres humanos a partir de marcadores de gênero e raça. Desse modo, portanto, é possível concluir que as questões raciais estão sendo debatidas na sociedade do século XXI através de jogos da linguagem variados e alguns desses jogos, como o da empresa Seda, participam explicitamente da construção da identidade da mulher negra.Visto que, a publicidade tem o poder de massificar e disseminar ideais históricos preconceituosos, têm-se na inobservância dos discursos imbrincados nas propagandas e produtos, de diversos setores econômicos da sociedade, o alimento principal do mercado racista.
Título do Evento
VIII Colóquio e III Instituto da ALED-Brasil | Estudos do discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social
Título dos Anais do Evento
Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SOUZA, Fabiana Santos. ATOS DE FALA E A RELEVÂNCIA SOCIAL DE PROPAGANDAS DE COSMÉTICOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA.. In: Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social - Anais do VIII Colóquio da ALED-Brasil. Anais...Brasília(DF) UnB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/aledbrasil2020/241964-ATOS-DE-FALA-E-A-RELEVANCIA-SOCIAL-DE-PROPAGANDAS-DE-COSMETICOS-NA-CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-DA-MULHER-NEGRA. Acesso em: 15/05/2025

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