DISCURSO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES PARA NOVAS ABORDAGENS CRÍTICAS

Publicado em 20/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-096-6

Título do Trabalho
DISCURSO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES PARA NOVAS ABORDAGENS CRÍTICAS
Autores
  • Viviane Cristina Vieira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Discurso e gênero social
Data de Publicação
20/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/aledbrasil/89674-discurso-e-relacoes-de-genero-na-escola--reflexoes-para-novas-abordagens-criticas
ISBN
978-85-5722-096-6
Palavras-Chave
Discurso, gênero social, ensino
Resumo
Nesta comunicação apresentamos resultados iniciais do projeto “Laboratório de Estudos Críticos do Discurso: reflexões sobre ensino de português como língua materna”, cujo objetivo principal é investigar e problematizar práticas sociais de ensino-aprendizagem de português como língua materna, com foco nos processos situados de ação/interação, de identificação e de representação discursiva, parcialmente (con)formadores de valores, crenças, normas, atitudes, relações sociais, subjetividades, poderes e saberes. Com base em teorias ecocríticas feministas (Felipe, 2014; Mies & Shiva, 1995; Rosendo, 2015; Vieira, 2017; Vieira & Dias, 2016), no aporte teórico-metodológico da análise de discurso crítica (Magalhães, 2010; Ramalho, 2012, 2013; Resende, Ramalho, 2006; Vieira, Resende, 2011) e nas metodologias da pesquisa-ação colaborativas e cooperativas (Walsh, 2013; UNESCO, 2013), buscamos colaborar para a crítica latino-americana situada dos usos da linguagem como instrumento de poder. Identificamos e problematizamos padrões discursivos hegemônicos (como racionalização, naturalização, dualização, deslegitimação, essencialização, patologização) que sustentam relações assimétricas de poder, a fim de, assim, mapear caminhos para a transformação social pautada na cooperação, na complementação, no cuidado, na valorização dos saberes e culturas locais, na igualdade política, econômica, social, de gênero, no bem comum. FELIPE, Sônia T. A perspectiva ecoanimalista feminista antiespecista. In: STEVENS, Cristina, OLIVEIRA, Susane R. & ZANELLO, Valeska (Org.). Estudos feministas e de gênero: articulações e perspectivas. Florianópolis: Mulheres, 2014. MAGALHÃES, Izabel. Discurso e identidades: exotismo e domínio violento. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 11, 2010, p. 13-37. MIES, Maria & SHIVA, Vandana. "Ecofeminism": A New Testament? Feminist Politics: Colonial/Postcolonial Worlds Feminist Review, p. 86-107, 1995. RAMALHO, Viviane & RESENDE, Viviane de M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011. RAMALHO, Viviane. ‘Viva sem menstruar’: representações da saúde na mídia. In: SATO, D. & BATISTA JÚNIOR J. R. (Org.). Contribuições da Análise de Discurso Crítica no Brasil: uma homenagem à Izabel Magalhães. Campinas: Pontes, 2013, p. 231-255. RAMALHO, Viviane. Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica. Bakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso, v. 7, n. 1, p. 178-198, June 2012. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732012000100011&lng=en&nrm=iso>. access on 05 Aug. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-45732012000100011. RESENDE, Viviane de M. & RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006. ROSENDO, D. Sensível ao cuidado: uma perspectiva ética ecofeminista. Curitiba: Prismas, 2015. VIEIRA, Viviane e DIAS, Juliana de Freitas. Análise de discurso crítica e filosofia da meta-realidade: reflexões sobre ética e identidades. Polifonia, v. 23, n. 33, p. 51-69, jan-jun., 2016. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3862/2654. Acesso em 15 jul. 2016. VIEIRA, Viviane. Corpos e identidades: debates em Análise de Discurso Crítica e Ecofeminismo. In: Análise de Discurso Crítica e Comunicação. Teresina: EDUFPI, 2017, p. 51-69. WALSH, Catherine (Ed.). 2013. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala. UNESCO. Pedagogia da cooperação. Brasília: Fundação Vale, 2013.
Título do Evento
VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Discurso, política e direitos: por uma análise de discurso comprometida
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Viviane Cristina. DISCURSO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES PARA NOVAS ABORDAGENS CRÍTICAS.. In: VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos. Anais...Brasília(DF) UnB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ALEDBrasil/89674-DISCURSO-E-RELACOES-DE-GENERO-NA-ESCOLA--REFLEXOES-PARA-NOVAS-ABORDAGENS-CRITICAS. Acesso em: 02/08/2025

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