O EMPODERAMENTO POR MEIO DA LINGUAGEM: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE FUTURO OBSERVADA EM TEXTOS ESCOLARES DA PERIFERIA DE BRASÍLIA

Publicado em 20/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-096-6

DOI
10.29327/15620.1-4  
Título do Trabalho
O EMPODERAMENTO POR MEIO DA LINGUAGEM: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE FUTURO OBSERVADA EM TEXTOS ESCOLARES DA PERIFERIA DE BRASÍLIA
Autores
  • Mara Freitas
Modalidade
Poster
Área temática
Discurso e educação
Data de Publicação
20/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/aledbrasil/89259-o-empoderamento-por-meio-da-linguagem--uma-analise-da-perspectiva-de-futuro-observada-em-textos-escolares-da-perif
ISBN
978-85-5722-096-6
Palavras-Chave
Linguística, empoderameto, atores sociais, representação de futuro
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise linguisticamente orientada sobre a representação de atores sociais em textos escolares de estudantes da periferia de Brasília. O corpus foi coletado no Centro de Ensino Fundamental 27, localizado na Ceilândia, no Bairro do Sol Nascente, apontado como a maior favela do Distrito Federal e a segunda maior do país pelo censo 2010 do IBGE. O trabalho foi realizado de forma comparativa, com texto produzidos em 2013 por estudantes de 11 anos, no primeiro ano do segundo ciclo, e em 2016 quando esse mesmo grupo encontrava-se com 14 anos, no último ano do segundo ciclo. Esta análise pretender responder às seguintes questões: Qual o ator social mais frequente em textos que questionam as perspectivas de futuro? Essas representações se alteram ao longo do tempo? As representações são mais orientadas pela relações interpessoais ou pela mídia? Com o intuito de fundamentar teoricamente tal análise, entrelaço a Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH 2001, 2003), a teoria dos atores sociais (FAIRCLOUGH 2003; VAN LEEUWEN 1997, 2008) e Discurso e Poder (VAN DIJK 2008). Esse levantamento tem como objetivo demonstrar que os alunos e as alunas da periferia têm uma visão de mundo de certa forma limitada e que, algumas vezes, suas perspectivas de futuro parecem ser irreais, inexistentes e caóticas. Além disso, demonstram um ganho pequeno durante o ciclo de aprendizagem. Este estudo tem como objetivo indicar a necessidade de ampliar as representações de mundo dadas ao estudante e à estudante de periferia a fim de que possa traçar objetivos mais claros e factíveis em sua jornada educacional, utilizando, portanto, a linguagem como uma forma de empoderamento desse indivíduo. Além de propor políticas públicas educacionais que atendam, de forma mais específica, os e as estudantes da periferia brasileira, que estão mais vulneráveis do que estudantes atendidos no centro da cidade.
Título do Evento
VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Discurso, política e direitos: por uma análise de discurso comprometida
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FREITAS, Mara. O EMPODERAMENTO POR MEIO DA LINGUAGEM: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE FUTURO OBSERVADA EM TEXTOS ESCOLARES DA PERIFERIA DE BRASÍLIA.. In: VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos. Anais...Brasília(DF) UnB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ALEDBrasil/89259-O-EMPODERAMENTO-POR-MEIO-DA-LINGUAGEM--UMA-ANALISE-DA-PERSPECTIVA-DE-FUTURO-OBSERVADA-EM-TEXTOS-ESCOLARES-DA-PERIF. Acesso em: 19/06/2025

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