AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS INSTRUMENTOS EXISTENTES

Publicado em 17/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0467-1

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS INSTRUMENTOS EXISTENTES
Autores
  • Andressa Melina Becker da Silva
  • Paola Verruck De MORAES
Modalidade
Vídeo (Resumo Simples)
Área temática
Psicologia do Esporte
Data de Publicação
17/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/abrapesp/663714-avaliacao-psicologica-da-motivacao-para-a-pratica-de-exercicio-fisico-em-criancas-e-adolescentes--uma-revisao-sis
ISBN
978-65-272-0467-1
Palavras-Chave
Psicometria, motivação, exercício físico, criança, adolescente.
Resumo
A presente pesquisa se trata de um trabalho de Iniciação Científica realizado junto a Universidade de Sorocaba (UNISO). Objetivou-se identificar quais os instrumentos de avaliação psicológica da motivação para a prática de exercício físico em crianças e adolescentes existem. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercício físico para promoção da saúde e qualidade de vida. Entretanto, observa-se altos índices de sedentarismo entre crianças e adolescentes. A motivação pode levar o indivíduo a iniciar e manter a prática de exercício físico. A Teoria da Autodeterminação reforça que as três necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento) precisam estar supridas para que haja motivação, a qual varia em um continuum (amotivação, motivação extrínseca, motivação intrínseca). Para medir a motivação no contexto esportivo e de exercício físico, alguns instrumentos psicométricos são utilizados, mas se faz necessário uma avaliação deles em relação as evidências de validade. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, sendo a busca realizada nas bases de dados Pubmed, PsycNET, Scielo, Pepsic, BVS, BVS Psicologia. Utilizou-se os descritores: “motivação”, “testes psicológicos”, “psicometria”, “criança”, “adolescente”, “infância”, “esportes”, “exercício físico”, com seus correspondentes em inglês e espanhol. A busca e seleção dos artigos se deu por dois pesquisadores independentes e tiveram como critérios de inclusão – artigos que tratam de avaliação psicológica; pesquisas empíricas com coleta de dados. Como critérios de exclusão teve – artigos repetidos; artigos que relatam instrumentos que não sejam direcionados a crianças ou adolescentes; artigos que não mencionam claramente objetivo, método, ou resultados encontrados; que não se enquadram nos objetivos do estudo. Utilizou-se o protocolo PRISMA para sistematizar o processo de seleção dos estudos e posterior análise. Foram incluídos 44 artigos e citados 46 instrumentos. Têm-se que os instrumentos mais citados foram: Escala de Motivação no Esporte (SMS, em inglês), com 13,33% de citações (apresenta validação para o Brasil); Questionário de Regulação de Comportamento no Exercício Físico – versão 2 (BREQ-2, em inglês), com 8,80% de citações (apresenta validação para o Brasil); Sports Participation Motivation Scale” (PMQ) e Task and Ego Orientation in Sports Questionnair (TEOSQ), ambos citados em 6,66% das pesquisas e sem conter versão para o Brasil. A Teoria da Autodeterminação foi a base teórica mais citada. O modelo de resposta mais utilizado foi o tipo Likert. Os instrumentos apresentam diversidade de contexto, sendo algumas para o contexto esportivo e outras voltadas para exercícios físicos escolares. Em termos de público-alvo a maioria dos instrumentos era direcionado para adolescentes (77,27%), seguido de ambos – crianças e adolescentes (15, 92%) e por fim, instrumentos voltados especificamente para crianças (6,81%). As estatísticas mais utilizadas no processo de validação foram: alfa de Cronbach para a confiabilidade; e para a validade interna a mais utilizada foi a análise fatorial confirmatória, seguida de análise fatorial exploratória. Os instrumentos apresentaram boas evidências de validade. Entende-se que é necessário cada vez mais pesquisas sobre o tema em questão, construindo ou adaptando e validando instrumentos no Brasil, o que ainda apresenta déficits em termos de quantidade.
Título do Evento
IX Congresso ABRAPESP de Psicologia do Esporte
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso ABRAPESP de Psicologia do Esporte: a psicologia do esporte no brasil do século XXI
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Andressa Melina Becker da; MORAES, Paola Verruck De. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS INSTRUMENTOS EXISTENTES.. In: Anais do Congresso ABRAPESP de Psicologia do Esporte: a psicologia do esporte no brasil do século XXI. Anais...Petrópolis(RJ) UNIFASE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/abrapesp/663714-AVALIACAO-PSICOLOGICA-DA-MOTIVACAO-PARA-A-PRATICA-DE-EXERCICIO-FISICO-EM-CRIANCAS-E-ADOLESCENTES--UMA-REVISAO-SIS. Acesso em: 22/06/2025

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