EXPERIÊNCIAS COM A OFICINA: “ARTE PARA ADIAR O FIM DA RESEXRB - CULTURA DE PRESERVAÇÃO TAMBÉM É EDUCAÇÃO”

Publicado em 03/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0950-8

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIAS COM A OFICINA: “ARTE PARA ADIAR O FIM DA RESEXRB - CULTURA DE PRESERVAÇÃO TAMBÉM É EDUCAÇÃO”
Autores
  • Geovane Roger Alves do Nascimento
Modalidade
Resumo
Área temática
COMUNICAÇÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Data de Publicação
03/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7sae/972442-experiencias-com-a-oficina--arte-para-adiar-o-fim-da-resexrb---cultura-de-preservacao-tambem-e-educacao
ISBN
978-65-272-0950-8
Palavras-Chave
Arte / Cultura / Educaçao / Preservação
Resumo
O presente projeto se insere no contexto da educação do campo realizado na escola Manoel Tiago Lindoso localizada na AC 90, km 7, Ramal Riozinho do Rola Km17, Ramal União e outros ramais até a beira da reserva, reconhecendo o papel fundamental que a escola rural desempenha na formação das juventudes em áreas extrativistas, como a Reserva Chico Mendes, em Rio Branco. Inspirado em autores do teatro e da educação do campo, o projeto utiliza as artes e a cultura para promover ações que abordem as crises climáticas, estimulando o engajamento e a conscientização dos jovens sobre a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade. Segundo Paulo Freire (1996), a educação é um ato político, e, ao partir das realidades e vivências dos sujeitos, é possível promover uma educação emancipadora. Neste sentido, o projeto aplica metodologias que dialogam com a vida no campo, criando um espaço para que os jovens expressem suas vivências e aprendam de forma crítica. Além disso, Augusto Boal (1975) em seu “Teatro do Oprimido” defende o uso do teatro como ferramenta para a transformação social, e o projeto se apropria dessa prática, utilizando oficinas teatrais e circenses para estimular o protagonismo dos jovens na luta contra as emergências climáticas. Autores como Roseli Caldart (2000), na defesa de uma educação do campo que fortaleça a identidade dos povos rurais, contribuem para o projeto ao destacar que a educação no campo deve promover o desenvolvimento sustentável e a valorização das culturas locais. Complementando, Boal ressalta que o teatro pode ser um instrumento poderoso para revelar contradições sociais e ambientais, tornando-se central para o desenvolvimento da consciência crítica dos jovens. Por fim, este projeto realizado se alinha também com os princípios da "comunalidade e início-meio-inicio" de Negro Bispo (2018) e o pensamento de "adiar o fim do mundo" de Ailton Krenak (2019), utilizando a arte e a educação como ferramentas para a transformação da realidade socioambiental dos territórios. Ao promover oficinas, debates e rodas de conversa, o projeto fortalece o protagonismo juvenil na preservação do meio ambiente e na construção de alternativas sustentáveis para o futuro.
Título do Evento
7º Seminário Arte e Educação - Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Arte e Educação - Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Geovane Roger Alves do. EXPERIÊNCIAS COM A OFICINA: “ARTE PARA ADIAR O FIM DA RESEXRB - CULTURA DE PRESERVAÇÃO TAMBÉM É EDUCAÇÃO”.. In: Anais do Seminário Arte e Educação - Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas. Anais...Rio Branco(AC) UFAC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7sae/972442-EXPERIENCIAS-COM-A-OFICINA--ARTE-PARA-ADIAR-O-FIM-DA-RESEXRB---CULTURA-DE-PRESERVACAO-TAMBEM-E-EDUCACAO. Acesso em: 05/08/2025

Trabalho

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