A ARTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS VIVÊNCIAS DE UM ARTE-EDUCADOR NA ESCOLA NOVA ESPERANÇA

Publicado em 03/01/2025 - ISBN: 978-65-272-0950-8

Título do Trabalho
A ARTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS VIVÊNCIAS DE UM ARTE-EDUCADOR NA ESCOLA NOVA ESPERANÇA
Autores
  • Sebastião Fernando Alves De Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
COMUNICAÇÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Data de Publicação
03/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7sae/945646-a-arte-na-educacao-do-campo-e-as-vivencias-de-um-arte-educador-na-escola-nova-esperanca
ISBN
978-65-272-0950-8
Palavras-Chave
Arte e Educação, Educação do Campo, Amazônia acreana
Resumo
Este trabalho consiste em um relato de experiência das práticas desenvolvidas por um arte-educador na Escola Nova Esperança, esta instituição escolar está situada na zona rural da capital acreana. A arte tem desempenhado um papel crucial na educação do campo, oferecendo um meio poderoso para os estudantes expressarem e refletirem sobre as realidades que vivenciam. Desse modo, partiu-se da seguinte problemática: como as intervenções artísticas podem ser usadas para sensibilizar os estudantes sobre os crimes ambientais cometidos em solos amazônicos? Nesse sentido, elencou-se os seguintes objetivos: 1) Proporcionar um espaço para que os alunos reflitam criticamente sobre as políticas e práticas que impactam a região, promovendo discussões construtivas e possíveis soluções; 2) Incentivar os alunos a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, utilizando a arte como um meio de mobilização social; 3) Apresentar as produções artísticas dos estudantes com relação às questões ambientais da amazônia. Para tanto, utilizou-se pressupostos teóricos-metodológicos baseados nos Jogos Teatrais de Viola Spolin (1992), pois tais técnicas incentivam a improvisação e a expressão criativa dos participantes, esses métodos foram usados para ajudar os estudantes a explorarem e dramatizarem suas experiências e preocupações. Usou-se também o Augusto Boal (1974) na perspectiva do Teatro do Oprimido como uma forma de promover a conscientização social e estimular a participação ativa da comunidade na busca por soluções para suas questões. Esse método é aplicado para que os alunos possam representar e discutir a opressão e as injustiças que enfrentam. Valeu-se das contribuições de Beatriz Cabral (2006) no que concerne ao Drama como Método de Ensino, essa autora defende o uso do drama como uma estratégia pedagógica para aprofundar a compreensão dos alunos sobre o mundo ao seu redor. O drama permite que os estudantes se engajem com temas complexos e desafiadores de maneira interativa e reflexiva. O percurso metodológico pautou-se numa pesquisa etnográfica, que valoriza a observação e a participação ativa dos pesquisadores no campo. Essa abordagem foi usada para documentar e analisar as intervenções artísticas realizadas na Escola Nova Esperança, permitindo uma compreensão profunda das vivências dos alunos e do impacto das atividades artísticas na percepção e ação deles em relação às questões da Amazônia. Esse trabalho foi desenvolvido ao longo do calendário escolar, dessa forma, foi proporcionado um espaço de reflexão e debates sobre as políticas e práticas que afetam sua região, eles foram incentivados a se tornarem agentes de mudanças, por meio da arte eles se mobilizaram e produziram materiais artísticos que envolvem as questões ambientais na Amazônia. Portanto, pode-se afirmar que houve uma conscientização e engajamento dos alunos sobre a importância da conservação ambiental.
Título do Evento
7º Seminário Arte e Educação - Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Arte e Educação - Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Sebastião Fernando Alves De. A ARTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS VIVÊNCIAS DE UM ARTE-EDUCADOR NA ESCOLA NOVA ESPERANÇA.. In: Anais do Seminário Arte e Educação - Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas. Anais...Rio Branco(AC) UFAC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7sae/945646-A-ARTE-NA-EDUCACAO-DO-CAMPO-E-AS-VIVENCIAS-DE-UM-ARTE-EDUCADOR-NA-ESCOLA-NOVA-ESPERANCA. Acesso em: 28/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes