ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DE COPOS DESCARTÁVEIS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 13/04/2020 - ISBN: 978-65-990852-0-8

Título do Trabalho
ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DE COPOS DESCARTÁVEIS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • Wilma Pereira Santos Faria
  • Pedro Augusto Alves Coelho Naves
  • Vítor Gonçalves Melo de Aguiar
Modalidade
Resumo
Área temática
Categoria A - Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
Data de Publicação
13/04/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7febrat/190260-estudo-sobre-a-viabilidade-de-substituicao-de-copos-descartaveis-na-escola-de-educacao-basica
ISBN
978-65-990852-0-8
Palavras-Chave
Bioeconomia Escolar, Sustentabilidade, Copos descartáveis, Substituição
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o uso de copos descartáveis nos espaços comuns da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, sendo sua proposta avaliar formas de minimizar este consumo. Pretendemos investigar ações alternativas e sustentáveis, as quais poderão contribuir com a redução do impacto do descarte de copos de plástico, resultando na preservação do meio ambiente, minimizando assim, os danos causados por diferentes ações do homem. Segundo as referências analisadas, o tempo de consumo do copo descartável é em média de 60 segundos, entretanto, estes materiais plásticos, levam em torno de 450 anos para se decomporem de maneira natural no meio ambiente. Em decorrência disso, a pergunta norteadora do estudo é: “Quais os impactos para o meio ambiente e para a comunidade escolar, da substituição de copos descartáveis por reutilizáveis?”. Considerando que há poucas empresas de reciclagem de copos plásticos no Brasil, sendo a maioria localizada na cidade de São Paulo, avalia-se que há a possibilidade de que os copos descartáveis utilizados na cantina da escola mesmo quando destinados à reciclagem, não chegam a estas empresas, agravando os problemas ambientais. Esta pesquisa se justifica, considerando o intuito de investigar ações alternativas e sustentáveis, as quais poderão contribuir com a redução do impacto do descarte de copos de plástico, resultando na preservação do meio ambiente, minimizando assim, os danos causados por diferentes ações do homem. O objetivo gerado deste projeto é analisar a viabilidade econômica e sustentável, ao propor o uso de copos reutilizáveis, como já é feito nesta escola, com os pratos e talheres, atingindo assim, o viés da bioeconomia dentro do espaço escolar. Sendo assim, os objetivos específicos são: Aproximar estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da prática de pesquisa; Compreender os processos de estudo e registro da pesquisa, desenvolvendo o diário de bordo; Produzir materiais para análise e justificativa desta pesquisa; Compreender como o plástico está relacionado a vida cotidiana e escolar dos pesquisadores; Estudar sobre o plástico, considerando a sua composição, tempo de decomposição, em especial o plástico número 6, que é o tipo de plástico utilizado na fabricação de copos recicláveis; Analisar o perfil de consumo de copos recicláveis na escola; Quantificar o volume de copos consumidos em média, segundo a organização dos lanches ofertados na escola; Investigar o gasto com esse material, no setor responsável pelas compras; Avaliar o gasto, caso ocorra a substituição dos copos recicláveis por reutilizáveis; Apresentar possibilidades para o consumo de alimentos líquidos e pastosos nos espaços comuns da escola, que não seja o copo descartável; Promover uma mudança de comportamento da comunidade escolar, considerando a influência das ações desta pesquisa, mobilizando uma consciência ecológica preocupada com a diminuição do lixo. A metodologia deste trabalho se dá pela organização da pesquisa desenvolvida em reuniões semanais, por meio da discussão e leitura de trabalhos relacionados. Este estudo fornecerá recursos para delimitar as ações da pesquisa, dentre as quais, podemos ressaltar a caracterização dos sujeitos da pesquisa, o volume de copos descartáveis consumidos, a análise quantitativa do impacto da substituição, o estudo da viabilidade financeira para escola, conhecer a realidade da cantina escolar e quais os impactos desta mudança para estes funcionários, dentre outras etapas. A partir da identificação do problema, observou-se o comportamento dos sujeitos que compõe a comunidade escolar. Durante a coleta de dados constatou-se que esta escola faz uso de copos descartáveis durante as refeições dos intervalos nos três turnos, cinco recreios, além das confraternizações e reuniões pedagógicas e/ou administrativas. Como resultado deste levantamento, percebeu-se que a quantidade de copos descartáveis utilizada por mês é em torno de 5 mil, incluindo copos de 200 ml e copinhos de café. Como conclusão do trabalho, espera-se apresentar à comunidade escolar, a análise dos dados numéricos a partir de gráficos e quadros, referente ao uso de copos descartáveis, para tentar promover uma mudança de comportamento, desenvolvendo uma consciência ecológica. Num segundo momento, pretende-se, apresentar a direção escolar os dados coletados, para justificar a concretização desta proposta e assim substituir efetivamente os copos descartáveis na escola, sugerindo a compra de copos de alumínio ou plástico reutilizável, dependendo da viabilidade para a escola.
Título do Evento
7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 7ª FEBRAT
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais a 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 7ª FEBRAT
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FARIA, Wilma Pereira Santos; NAVES, Pedro Augusto Alves Coelho; AGUIAR, Vítor Gonçalves Melo de. ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DE COPOS DESCARTÁVEIS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Anais a 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 7ª FEBRAT. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro Pedagógico da UFMG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7febrat/190260-ESTUDO-SOBRE-A-VIABILIDADE-DE-SUBSTITUICAO-DE-COPOS-DESCARTAVEIS-NA-ESCOLA-DE-EDUCACAO-BASICA. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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