A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: A DIVERSIDADE NA ESCOLA CONSTRUINDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Publicado em 13/04/2020 - ISBN: 978-65-990852-0-8

Título do Trabalho
A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: A DIVERSIDADE NA ESCOLA CONSTRUINDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Autores
  • Maria Elisa de Araújo Grossi
  • Bruno Silva Nigri
  • Leonardo Luiz De Azevedo Santos
  • Daniel Leite Gonsalez Motta
  • ANA ALICIA GOMIDES AMORA RAMOS
  • ANDRE OLIVEIRA GOMES
  • Clarissa Sofia de Resende Rodrigues Senra
  • Giselle Silva Diniz
  • Bruna Cotoleosph Matias Lima
  • CECILIA LINHARES FONSECA MORATO
  • DAVI LEITE XAVIER
  • Ana Carolina Araújo Grossi
  • Erik Well Mattos Fonseca
  • JORDANA SANTOS REIS
  • JULIA MARIA ALVES COELHO FREIRE
  • JULIA MATOS DA FONSECA
  • KEMILY LORENA VIANA DA SILVA
  • LEONARDO MARQUES PEREIRA
  • LUCAS AUGUSTO OLIVEIRA GOMES
  • MARCO TULIO SOUZA GONTIJO REIS OLIVEIRA
  • MARIA CLARA ALVES DE MEDEIROS
  • MARIA EDUARDA NUNES VARIGEL
  • MATEUS FORTES DA CUNHA RODRIGUES
  • MELISSA PANHOTA DE CASTRO
  • MIGUEL RODRIGUES FERREIRA MECHETTI
  • PABLO HENRIQUE DE OLIVEIRA TRINDADE
  • Luzia de Jesus Celestino de Almeida
  • SAMUEL SOARES CLAUDINO JORGE
  • Sophia Rosa dos Santos Moreira Ramos
  • NATANY JÉSSICA TEIXEIRA PIO
  • MARCILAINE SOARES INACIO
  • TÂNIA ARETUZA AMBRIZI GEBARA
  • Rafaela Martins Moreira
Modalidade
Resumo
Área temática
Categoria A - Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
Data de Publicação
13/04/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7febrat/189737-a-inclusao-de-uma-crianca-com-paralisia-cerebral--a-diversidade-na-escola-construindo-o-desenvolvimento-sustentav
ISBN
978-65-990852-0-8
Palavras-Chave
Inclusão, Paralisia cerebral, Desenvolvimento sustentável, Cidadania.
Resumo
A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: A DIVERSIDADE NA ESCOLA CONSTRUINDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Maria Elisa de Araújo Grossi; Bruno Silva Nigri; Daniel Leite Gonsalez Motta; Leonardo Luiz de Azevedo Santos Centro Pedagógico – UFMG meagrossi@yahoo.com.br; bsnigri@gmail.com; dnlmota@gmail.com; azevedoleonardo546@gmail.com Quando se fala em desenvolvimento sustentável, imediatamente pensa-se em meio ambiente e seres vivos como plantas e animais. Entretanto, esquece-se que o ser humano é também parte do ecossistema em que vivemos. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre eles, temos o décimo objetivo que, no artigo segundo, destaca: “Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra”. Como falar em desenvolvimento sustentável sem reconhecer que a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e na escola regular é caminho para esse desenvolvimento? A inclusão é um tema que traz à tona uma série de ações e atitudes de reconhecimento da diversidade humana e garantia de direitos, por isso é um assunto que integra debates contemporâneos sobre desenvolvimento sustentável. Na sétima edição da FEBRAT, apresentamos uma experiência de inclusão vivenciada por uma turma de segundo ano do 1º Ciclo, seus professores, monitores, funcionários e famílias do Centro Pedagógico. As vivências escolares de uma criança com paralisia cerebral revelam como o processo de inclusão é um desafio para todos aqueles que querem construir uma escola para todos e, consequentemente, um planeta melhor para se viver. A experiência de inclusão exige, de todos os profissionais que a vivenciam, acreditar nas possibilidades de todos os indivíduos; significa acreditar que todos os educandos podem aprender, cada um a seu ritmo. É com essa premissa que trabalhamos e temos construído, dia a dia, uma proposta de inclusão para nossa escola. Muitos foram os resultados alcançados no processo de inclusão iniciado em 2018 e, dentre eles, destacam-se: entrosamento visível das crianças com o estudante público-alvo da Educação Especial – elas disputam por sua atenção, gostam de brincar com ele, de empurrar a sua cadeira de rodas, de conversar, dentre outras ações de interação; absorção de importante bagagem cultural pelas crianças que têm a oportunidade de conviver com a diversidade no cotidiano escolar; criação de estratégias no que se refere à convivência diária com uma criança que apresenta limites motores e de comunicação; adaptação curricular pelos docentes da turma e construção de um Plano de Ensino Individualizado (PEI); parceria da família da criança com a escola, providenciando o necessário para a inclusão da criança no que se refere a atendimentos externos especializados, como fonoaudiólogo, terapeuta educacional, fisioterapia; desenvolvimento de uma postura investigativa dos docentes da turma no sentido de observar e criar formas de aproximações das atividades realizadas pela turma das atividades que podem ser realizadas pela criança. O registro desse processo de inclusão vem sendo realizado por meio de fotos, relatórios e construção de um Portfólio da criança. Esse material é fundamental para nossos momentos de reflexão e de formação sobre o assunto. A experiência revela como o tema precisa ser debatido e como necessita compor, permanentemente, as pautas e demandas de uma instituição inclusiva. Acreditamos que a socialização de experiências de inclusão pode inspirar outras instituições e iniciativas. Palavras-chave: Inclusão. Paralisia cerebral. Desenvolvimento sustentável. Cidadania. Referências: BRASIL. Agenda 2030 – Metas Nacionais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/180801_ods_ metas_nac_dos_obj_de_desenv_susten_propos_de_adequa.pdf> Acesso em: 12 ago 2019.
Título do Evento
7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 7ª FEBRAT
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais a 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 7ª FEBRAT
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GROSSI, Maria Elisa de Araújo et al.. A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: A DIVERSIDADE NA ESCOLA CONSTRUINDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.. In: Anais a 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - 7ª FEBRAT. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro Pedagógico da UFMG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7febrat/189737-A-INCLUSAO-DE-UMA-CRIANCA-COM-PARALISIA-CEREBRAL--A-DIVERSIDADE-NA-ESCOLA-CONSTRUINDO-O-DESENVOLVIMENTO-SUSTENTAV. Acesso em: 21/07/2025

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