SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Publicado em 28/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-237-2

Título do Trabalho
SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
Autores
  • Tâmara Matos Vasconcelos
  • Edvando Ferreira Guilherme
  • KACIA KAROLINNE MARTINS DOS ANJOS
Modalidade
Trabalhos Científicos através da apresentação de Pôster/Banner
Área temática
b) Participação, movimentos e controle social na saúde:
Data de Publicação
28/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7ecrs/324340-saude-mental-na-adolescencia--um-relato-de-experiencia-acerca-da-educacao-em-saude-na-residencia-multiprofissiona
ISBN
978-65-5941-237-2
Palavras-Chave
saúde mental, educação em saúde, adolescência
Resumo
Introdução A adolescência configura-se como uma fase desafiadora, onde o sujeito vê-se diante de inúmeras mudanças e possibilidades e, conforme Erik Erikson (1987), enfrenta uma “crise de identidade”. O autor da teoria do desenvolvimento psicossocial diz que o jovem nesta fase irá experienciar desafios em todos os âmbitos de sua vida, como relacionamentos amorosos, vínculos de amizades, escolha de uma carreira e, a partir disso, irá construir uma identidade pessoal. Caso não consiga uma resolução satisfatória para estas questões, poderá se desorganizar psiquicamente. Conforme a Organização Pan-americana de Saúde a depressão é uma das principais causas de doenças entre adolescentes; o suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos e não abordar reflexões sobre cuidados em saúde mental com jovens pode gerar consequências a estes na idade adulta, e, prejuízo à sua saúde mental e física. Além disso, a promoção e prevenção em saúde contribuem positivamente para o desenvolvimento dos jovens. (OPAS-BRASIL, 2018) Diante destas questões, e, a partir da identificação das demandas da área durante a territorialização realizada em virtude da chegada da residência multiprofissional em saúde no município de Aracati, foi possível verificar a necessidade de ações voltadas para o cuidado do público púbere. Tendo em vista a complexidade da fase adolescente, cujo desenvolvimento saudável está intimamente atrelado à reflexão de si mesmo e seu lugar no relacionamento com o outro, foi construída a proposta de intervenção com os alunos de uma escola de ensino fundamental e médio de Aracati com o objetivo de promover um espaço de diálogo e reflexão acerca da saúde mental. Descrição da experiência A ação ocorreu no mês de Junho de 2019 com alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio. Enquanto proposta metodológica, foram exibidos dois vídeos psicossocioeducativos bem como uma dinâmica de auto avaliação com o intuito de fomentar a reflexão e o diálogo sobre a importância do autocuidado e o cuidado com o outro em saúde mental, de forma lúdica, tendo em vista que: Erikson também possibilita uma práxis por vezes reflexiva. O adolescente encara de maneira reflexiva sua busca por uma identidade. Portanto, uma estratégia reflexiva que valoriza o pensar e a busca de alternativas pessoais para encarar as mudanças e desafios, é apropriada ao lidar com os adolescentes. (SUÁREZ, 2005. P. 37) As discussões ocorreram em forma de roda de conversa com o intuito de incentivar a participação do grupo e facilitar a comunicação entre os pares. Principais resultados Foi observado que apesar da timidez e insegurança iniciais por parte de alguns, por ser uma temática com que os alunos podiam se identificar, e devido aos esforços da equipe para facilitar o vínculo e promover o diálogo, os alunos puderam relatar suas experiências, referindo sentimentos de bem-estar após o momento. Ao final da discussão, aconteceu maior integração entre os alunos, como também maior abertura destes para falar sobre suas questões emocionais, sendo queixas principais trazidas temas como: bullying, relações interpessoais do grupo e a falta de diálogo no âmbito familiar. A coordenação da escola demonstrou boa receptividade com a atividade realizada, de forma a propor a continuidade do trabalho, que futuramente poderá ser ampliado para grupo de autocuidado em saúde mental. Conclusão A avaliação das atividades realizadas na escola, bem como a análise dos resultados obtidos permitiu compreender que na adolescência são vivenciados diversos desafios e, a depender do nível de amadurecimento psíquico e do meio social onde este jovem está inserido, sua capacidade de enfrentamento às adversidades poderá ser positiva ou não. Considera-se, portanto, como necessária a produção de espaços de discussão de saúde mental, com o objetivo de promover o autocuidado e a melhoria das relações interpessoais, especialmente nesta fase da adolescência, onde muitas vezes o discurso dos jovens não é considerado relevante, e é desconsiderado por muitos. Deste modo, trazer espaços de comunicação, expressão, e troca de saberes é essencial. Ressalta-se ainda que a inserção de profissionais de saúde inseridos no processo formativo da residência é de imensa contribuição para a comunidade, especialmente na realização de atividades grupais, tendo em vista a riqueza destas, não apenas para a comunidade que usufrui dos benefícios terapêuticos advindos do grupo, mas também, enquanto seara de aprendizado profissional que a partir das trocas com a comunidade irá aumentar o seu repertório de habilidades, melhorando o seu fazer técnico-cientifico, e principalmente, a partir de um olhar de humanização e valorização da educação popular. Referências ERIKSON, Erik H.; CABRAL, Álvaro. Identidade: juventude e crise. 1976. OPAS-BRASIL. Folhas informativas - Saúde mental dos adolescentes. Setembro/2018 Disponível em: < em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5779:folha-informativa-saude-mental-dos-adolescentes&Itemid=839>. Acesso em: 20/agosto/2019. SUÁREZ, Adolfo Semo. Crise de identidade na adolescência: breve análise e implicações para a práxis religiosa segundo a teoria de Erik Erikson. Acta Científica. Ciências Humanas, v. 2, n. 9, p. 31-38, 2005.
Título do Evento
7º Encontro Cearense de Residências Em Saúde
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VASCONCELOS, Tâmara Matos; GUILHERME, Edvando Ferreira; ANJOS, KACIA KAROLINNE MARTINS DOS. SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL.. In: Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde. Anais...Fortaleza(CE) Campus do Pici- UFC, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7ecrs/324340-SAUDE-MENTAL-NA-ADOLESCENCIA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA-ACERCA-DA-EDUCACAO-EM-SAUDE-NA-RESIDENCIA-MULTIPROFISSIONA. Acesso em: 01/06/2025

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