A PARTICULARIDADE DA ÊNFASE EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM HORIZONTE-CE

Publicado em 28/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-237-2

Título do Trabalho
A PARTICULARIDADE DA ÊNFASE EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM HORIZONTE-CE
Autores
  • FRANCISCO BRENNO SOARES CAVALCANTE
Modalidade
Trabalhos Científicos através da apresentação de Pôster/Banner
Área temática
c) Formação do residente para o SUS
Data de Publicação
28/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7ecrs/200316-a-particularidade-da-enfase-em-saude-da-familia-e-comunidade-na-residencia-integrada-em-saude--um-relato-de-exper
ISBN
978-65-5941-237-2
Palavras-Chave
Formação em Saúde, Residência Multiprofissional em Saúde, Saúde da Família
Resumo
INTRODUÇÃO A ênfase em Saúde da Família e Comunidade (SFC) está inserida no componente comunitário do Programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE)’com o objetivo de capacitar lideranças técnicas-científicas-políticas para o aprimoramento da coordenação da Estratégia Saúde da Família nas redes do Serviço Único de Saúde (SUS) visando a promoção, proteção e recuperação através da interprofissionalidade, integralidade e intersetorialidade (RIS-ESP/CE, 2013). Tal ênfase existe na RIS-ESP/CE desde a Turma I (2013-2015), atualmente abrange o maior número de vagas e de municípios do Estado, ou seja, a ênfase em SFC é uma das pioneiras, quantitativamente a de maior envergadura e interiorização no estado do Ceará. Na vivência foram identificadas que as particularidades no processo formativo dos residentes em SFC são oriundas tanto por particularidades normativo-regimentais e particularidades técnico-formativas. Assim, investigar e produzir conhecimentos científicos acerca da ênfase em SFC fornece elementos de como é implementada nas localidades e quais os desafios que os residentes enfrentam. DESCRIÇÃO Estudo descritivo obtido pela vivência como residente da ênfase em SFC no Programa RIS-ESP/CE na turma V entre os anos de (2018-2019) em Horizonte-CE como cenário de prática. Subsidia-se tanto em documentos institucionais quanto pela vivência na ênfase em SFC. RESULTADOS Dentro do Programa da RIS-ESP/CE existem elementos generalizáveis que estão em todos os componentes e ênfases como a carga horária, os módulos transversais (aprendizagem teórico-conceitual), as rodas de campo e de núcleo (aprendizagem teórico-prática), porém existem também elementos específicos por cada ênfase no qual trarei da SFC. As particularidades da formação do residente na ênfase em SFC obedece às normatizações do processo de formulação com cunho institucional do Programa, que chamarei de particularidades normativo-regimentais, e existem fatores que são diferenciados pelo processo de aprendizagem no cotidiano dos serviços da Atenção Básica que são particularidades técnico-formativas. Entre as particularidades da ênfase em SFC podem ser mencionadas: a) os módulos específicos; b) a ramificação dentro da ênfase entre equipe de referência e equipe NASF-AB (Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica) que já desponta em uma série modificações como a elaboração da agenda. Se de um lado os residentes de enfermagem e odontologia são responsáveis sanitários por microáreas da Equipe de referência (EqSF), por outro, a equipe de apoio (EqNASF) é responsável por até 4 EqSF, logo, enquanto a EqSF fica com 1 (um) Centro de Saúde da Família (CSF) de lotação, a EqNASF se responsabiliza pelo CSF de lotação e o CSF integrado (RIS-ESP/CE, 2012). Isso significa dizer que entre os profissionais residentes de cada modalidade de equipe deverão ter agendas que ora se complementam por estarem no mesmo território ora são divergentes pelo comprometimento da EqNASF com outras EqSF; c) a discrepância numérica de famílias atendidas entre as EqSF e o grau de vulnerabilidade dos territórios são pontos considerados na construção da agenda pela EqNASF, caso os profissionais objetivem alcançar o princípio da equidade preconizado pelo SUS; d) as diferentes relações que são construídas em cada EqSF que variam da aceitação até a indiferença às EqNASF, soma-se esse fator com o não conhecimento ou visão distorcida do profissional residente fortemente associado a estudantes estagiários tanto entre os profissionais de saúde quanto representantes do município; e) a presença do profissional Agente Comunitário de Saúde (ACS) que resignifica os processos de trabalho das Equipes por ser considerado um dos canais de aproximação com o território já que a Atenção Básica é a coordenadora do cuidado e a principal porta de entrada do SUS (BRASIL, 2017); e f) a vivência na implementação de programas e projetos da Atenção Básica como o Programa Saúde na Escola (PSE), Projeto QualificaAPSUS Ceará, Projeto Saúde no Território entre outros. Esses elementos são equacionados dentro da formação na ênfase em SFC onde o residente vivencia no processo de ensino-aprendizagem em serviço de forma indissociável, o que desenvolve habilidades importantes para atuação no SUS e, consequentemente, legitima esse Sistema como um campo de prática para ensino e pesquisa, conforme preconiza a lei 8080/90. . CONCLUSÃO Trazer à tona o processo formativo dos residentes significa refletir sobre o direcionamento político, teórico e técnico que são formados os profissionais para o SUS. No Programa RIS-ESP/CE, a ênfase em SFC desenvolve habilidades peculiares que são oriundas da dimensão normativo-regimental como os módulos específicos e a organização da ênfase em duas modalidades de equipes (EqSF e EqNASF) e a dimensão técnico-formativa que pode ser caracterizada pelos processos de trabalho particulares da ênfase em serviço como a construção da agenda, as relações de trabalho entre as EqSF e EqNASF, o contato com o ACS e a atuação em projetos e programas da Atenção Básica. REFERÊNCIAS: BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 setembro 1990. BRASIL.Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017.Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE/ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ (RIS-ESP/CE). REGIMENTO. 2013. _______. PROJETO PEDAGÓGICO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE. Fortaleza-CE. 2012.
Título do Evento
7º Encontro Cearense de Residências Em Saúde
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAVALCANTE, FRANCISCO BRENNO SOARES. A PARTICULARIDADE DA ÊNFASE EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM HORIZONTE-CE.. In: Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde. Anais...Fortaleza(CE) Campus do Pici- UFC, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7ecrs/200316-A-PARTICULARIDADE-DA-ENFASE-EM-SAUDE-DA-FAMILIA-E-COMUNIDADE-NA-RESIDENCIA-INTEGRADA-EM-SAUDE--UM-RELATO-DE-EXPER. Acesso em: 16/08/2025

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