REVITALIZAÇÃO DO ESCOVÓDROMO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM UMA AÇÃO INTERSETORIAL ENTRE A SAÚDE E A ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 28/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-237-2

Título do Trabalho
REVITALIZAÇÃO DO ESCOVÓDROMO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM UMA AÇÃO INTERSETORIAL ENTRE A SAÚDE E A ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Geórgia Yngrid Gomes Fontenele
  • Isabela Alves Pacheco
  • Cinthia Nara Gadelha Teixeira
  • Lara Lys Santos Rocha
Modalidade
Trabalhos Científicos através da apresentação de Pôster/Banner
Área temática
c) Formação do residente para o SUS
Data de Publicação
28/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/7ecrs/192642-revitalizacao-do-escovodromo-de-uma-escola-municipal-em-uma-acao-intersetorial-entre-a-saude-e-a-escola--relato-d
ISBN
978-65-5941-237-2
Palavras-Chave
Colaboração Intersetorial, Educação em Saúde, Saúde Bucal
Resumo
INTRODUÇÃO: Os primeiros anos de vida escolar são fundamentais para a introdução dos cuidados com a saúde, dentre eles a higiene bucal. A promoção de escovação supervisionada é de grande importância na construção de bons hábitos de higiene oral e estratégica em auxiliar o controle e a prevenção da cárie dentária em longo prazo quando associada ao flúor. Acredita-se que um ambiente agradável para a realização de atividades coletivas de saúde bucal, como a escovação supervisionada, exerça um papel motivador nas crianças. Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência de revitalização do escovódromo de uma escola pública por meio da colaboração intersetorial entre saúde e escola. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O processo de revitalização do escovódromo ocorreu em uma escola municipal situada em Fortaleza-CE, durante o mês de junho de 2019. Participaram dessa ação graduandos em Odontologia durante estágio supervisionado, em parceria com a equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola de Saúde Pública do Ceará e com cirurgiã-dentista da equipe da Estratégia de Saúde da Família. Na primeira visita à escola, foi constatado que o escovódromo encontrava-se em más condições de conservação, sem cores e atrativos às crianças. No entanto, o local apresentava bom espaço, com ventilação e iluminação natural por cobogós, contando com seis pias em funcionamento. Em outro momento, foi realizado registro fotográfico e o planejamento da ação juntamente à direção da escola. Optou-se pela renovação do ambiente especialmente por meio da pintura das paredes. Para isso, foi contratado um profissional especializado que sugeriu a pintura das paredes de forma bem colorida o que foi da concordância de todos os envolvidos. Planejou-se também a colocação de espelhos com molduras customizadas em forma de boca com materiais de baixo custo para tornar o ambiente mais lúdico e atrativo. Para a inauguração do ambiente renovado, foram convidados alunos de duas turmas do 3º ano do ensino fundamental I (faixa etária entre 7 e 8 anos). Neste dia, foram realizadas atividades educativas coletivas compatíveis com as idades das crianças, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. Os recursos financeiros dispensados foram custeados pelos participantes. PRINCIPAIS RESULTADOS: Percebeu-se que nas atividades realizadas durante a inauguração do escovódromo, as crianças estavam bem participativas, envolvidas com as ações e alegres com o ambiente mais colorido e atrativo. A motivação é fundamental para melhores resultados em relação à adesão aos bons hábitos de saúde e indispensável no processo de aprendizado, evidenciando a necessidade de ensinar e motivar hábitos de higiene bucal às crianças. A intervenção realizada trouxe impactos positivos para a saúde bucal, e indiretamente promoverá benefícios na saúde geral das crianças da escola, estimulando-as a desenvolver bons hábitos de higiene, a partir do momento que essas encontram um ambiente mais favorável para isso. A direção, educadores da escola e os alunos (em especial) mostraram-se satisfeitos com o resultado da mudança no escovódromo. Após o dia da inauguração, realizou-se escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor nas turmas do infantil IV ao 3° ano do ensino fundamental I pela equipe da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, sendo planejado futuros retornos periódicos. CONCLUSÃO: Um ambiente mais atrativo, colorido e renovado é importante para a motivação das crianças e, portanto, melhorar a ambiência pode tornar mais simples a adesão dos alunos na participação de atividades educativas em saúde. Na atividade de revitalização, reforçou-se a importância da colaboração intersetorial como estratégia para consolidação da promoção e a prevenção da saúde no ambiente escolar, na qual foi possível fortalecer o vínculo entre dois setores, sendo firmada a continuidade das ações. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: AERTS, D. et al. Promoção de saúde: a convergência entre as propostas da vigilância da saúde e da escola cidadã. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, p. 1020-1028, ago. 2004. MAGON, A. M. P. Efeitos da Escovação Dentária Supervisionada em Saúde Coletiva. 2002. 29f. Monografia. (Pós-graduação em Odontologia em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, SP, 2002. MORETTI, A. C. et al. Intersetorialidade nas ações de promoção de saúde realizadas pelas equipes de saúde bucal de Curitiba (PR). Ciência e Saúde coletiva, v. 15, n. 1, p.1827-1834, 2010. MUNIZ, T. Q. A importância da promoção de saúde bucal nas escolas. 2011. 35f. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pirapora, MG, 2011. SILVA, C. S. e BODSTEIN, R. C. A. Referencial teórico sobre práticas intersetoriais em Promoção da Saúde na Escola. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 6, p. 1777-1788, 2016. VALARELLI, F. P. et al. Importância dos programas de educação e motivação para saúde bucal em escolas: relato de experiência. Revista Odontologia Clínico-Científica, Recife, v. 10, n. 2, p. 173-176, jun. 2011.
Título do Evento
7º Encontro Cearense de Residências Em Saúde
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONTENELE, Geórgia Yngrid Gomes et al.. REVITALIZAÇÃO DO ESCOVÓDROMO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM UMA AÇÃO INTERSETORIAL ENTRE A SAÚDE E A ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do Encontro Cearense de Residências em Saúde. Anais...Fortaleza(CE) Campus do Pici- UFC, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/7ecrs/192642-REVITALIZACAO-DO-ESCOVODROMO-DE-UMA-ESCOLA-MUNICIPAL-EM-UMA-ACAO-INTERSETORIAL-ENTRE-A-SAUDE-E-A-ESCOLA--RELATO-D. Acesso em: 10/07/2025

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