HABILIDADES REQUERIDAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS EM ETAPAS DE AÇÕES MENTAIS

Publicado em 19/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0577-7

DOI
10.29327/1413695.6-8  
Título do Trabalho
HABILIDADES REQUERIDAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS EM ETAPAS DE AÇÕES MENTAIS
Autores
  • Yachiko Nascimento Wakiyama
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia da Educação Matemática
Data de Publicação
19/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/790601-habilidades-requeridas-em-modelagem-matematica-desenvolvidas-em-etapas-de-acoes-mentais
ISBN
978-65-272-0577-7
Palavras-Chave
Base orientadora, Problema discente, Modelagem matemática
Resumo
O presente estudo é um recorte de uma pesquisa concluída de doutoramento que versa sobre a formação de habilidades no processo de modelagem matemática. Dentre os teóricos que fundamentam a pesquisa está P. Ya. Galperin, com a Teoria de Formação das Ações Mentais por Etapas. Para Galperin, toda atividade do indivíduo é orientada por uma base orientadora do pensamento que auxilia e articula as devidas ações para a resolução de problemas. Voltada ao desenvolvimento de habilidades, é apresentada aqui uma proposta metodológica de ensino/aprendizagem orientada para resolução de diferentes contradições impostas nas situações problemas de modelagem. Os tipos de contradições das tarefas seguem o princípio do problema discente de M. J. Majmutov, e variam de forma progressiva de acordo com o método (analítico ou heurístico), a via de solução e a experiência do estudante na prática de modelagem. Para atingir o objetivo de pesquisa, a assimilação de uma base orientadora ideal se dá em etapas específicas da formação de habilidades onde, de acordo com Galperin, devem ser observados os indicadores qualitativos das ações executadas pelos estudantes na atividade. Caracterizada como pesquisa quali quant, com ênfase na qualitativa, a obtenção das informações se deu a partir de uma prova diagnóstica inicial, tarefas, guias de observação e questionários. À luz da teoria galperiana, foi possível estimar os estágios de formação da ação (habilidade) alcançados pelos participantes estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Uma vez que todos demonstraram avanços em alguma etapa da formação das habilidades, espera-se que este modelo beneficie a implementação de futuras atividades voltadas à prática de modelagem.
Título do Evento
6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

WAKIYAMA, Yachiko Nascimento. HABILIDADES REQUERIDAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS EM ETAPAS DE AÇÕES MENTAIS.. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/6SIPEMAT/790601-HABILIDADES-REQUERIDAS-EM-MODELAGEM-MATEMATICA-DESENVOLVIDAS-EM-ETAPAS-DE-ACOES-MENTAIS. Acesso em: 22/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes