EM NOME DA MEMÓRIA: OLHARES E VOZES NA PERCEPÇÃO DA ESCOLA CAPISTRANO DE ABREU EM MARANGUAPE - CE, COMO PATRIMÔNIO CULTURAL (1916-2021)

Publicado em 12/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-446-9

Título do Trabalho
EM NOME DA MEMÓRIA: OLHARES E VOZES NA PERCEPÇÃO DA ESCOLA CAPISTRANO DE ABREU EM MARANGUAPE - CE, COMO PATRIMÔNIO CULTURAL (1916-2021)
Autores
  • Erika da Silva Miranda Araujo
Modalidade
Resumo
Área temática
Instituições, Culturas e Praticas Escolares
Data de Publicação
12/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/6eheco/524193-em-nome-da-memoria--olhares-e-vozes-na-percepcao-da-escola-capistrano-de-abreu-em-maranguape---ce-como-patrimoni
ISBN
978-85-5722-446-9
Palavras-Chave
Arquivo Escolar. História da Educação. Grupo Escolar.
Resumo
Erika da Silva Miranda - Universidade Estadual do Ceará. Este trabalho de extensão e pesquisa tem vislumbrado os lugares de memória como instituições mediadoras para a reconstituição da memória e da identidade. Assim, com a ampliação de fontes da pesquisa histórica, o projeto ora apresentado teve por objetivo a reconstituição da história do primeiro Grupo Escolar da Cidade de Maranguape-Ceará, hoje, Escola Municipal do Ensino Fundamental Capistrano de Abreu, a partir das fontes primárias de seus arquivos, identificando essa instituição como importante patrimônio cultural da cidade. Com o título “Em Nome da Memória: Olhares e Vozes na Percepção da Escola Capistrano de Abreu em Maranguape - CE, como patrimônio cultural (1916-2021)” coordenado pela Profa. Dra. Fatima Maria Leitão, buscou a reflexão sobre a importância dos espaços escolares e auxílio que esses espaços cedem à história como fontes vivas e praticáveis sobre a história da educação, haja vista a grande gama de materiais que auxiliam na compreensão dos modos e usos na cultura escolar. As etapas do projeto foram: A análise documental do acervo de registros do Grupo Escolar, sendo devidamente higienizados, catalogados e restaurados. Nestes pode-se encontrar significativas informações sobre a filosofia pedagógica, métodos e funcionamento do grupo. O recorte de análise foi dos anos 1920 a 1970. Além dos documentos do arquivo escolar, foi selecionada bibliografia pertinente para fundamentação da discussão sobre os dados que subjazem das fontes, bem como dos depoimentos de ex-alunos e de professoras do grupo escolar, nos quais narram sobre instituição, processos ensino-aprendizagem, metodologias de ensino e significados da escola para suas vidas, entre os anos de 1960 a 1970. Assim, um oceano historiográfico de possibilidades se abre a partir das fontes coletadas, dando margem a novas pesquisas sobre história da educação e instituições escolares.
Título do Evento
VI Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, Erika da Silva Miranda. EM NOME DA MEMÓRIA: OLHARES E VOZES NA PERCEPÇÃO DA ESCOLA CAPISTRANO DE ABREU EM MARANGUAPE - CE, COMO PATRIMÔNIO CULTURAL (1916-2021).. In: Anais do VI Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/6eheco/524193-EM-NOME-DA-MEMORIA--OLHARES-E-VOZES-NA-PERCEPCAO-DA-ESCOLA-CAPISTRANO-DE-ABREU-EM-MARANGUAPE---CE-COMO-PATRIMONI. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes