MEMÓRIA E PEDAGOGIA DA RESISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN E THEODOR W. ADORNO

Publicado em 12/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-446-9

Título do Trabalho
MEMÓRIA E PEDAGOGIA DA RESISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN E THEODOR W. ADORNO
Autores
  • Max Rodolfo Roque da Silva
  • Reginaldo José da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Intelectuais e Pensamentos Educacionais
Data de Publicação
12/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/6eheco/510410-memoria-e-pedagogia-da-resistencia--contribuicoes-de-walter-benjamin-e-theodor-w-adorno
ISBN
978-85-5722-446-9
Palavras-Chave
Memória, Pedagogia, Política
Resumo
Este artigo tem o objetivo de colocar em discussão as contribuições que os pensamentos de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno, sobre a ideia de elaboração do passado, podem ter para possibilitar uma pedagogia da resistência. Os dois filósofos construíram suas reflexões acerca dessa temática preocupados com os efeitos do nazifascismo na Europa. Benjamin, principalmente nas teses “Sobre o Conceito de História”, defende a rememoração como um processo no qual passado e presente se relacionam, sob tensão, numa dinâmica que questiona as injustiças, opressões e atrocidades e incentiva o engajamento numa luta por transformações sociais profundas. Adorno, especificamente no texto “O que significa elaborar o passado”, preocupa-se em refletir sobre memória e esquecimento, partindo de uma denúncia política: estava havendo, na Alemanha do pós-Segunda Guerra Mundial, um silenciamento proposital, uma tentativa de encerrar o passado em relação ao regime nazista, para evitar ressentimentos, mas que representava um perigo para a ascensão de novas formas de autoritarismo, capazes de dar base para o retorno do nazismo ao poder. Benjamin e Adorno também procuraram conectar essas reflexões com a possibilidade de uma pedagogia que resistisse aos sistemas políticos autoritários e opressores. Para desenvolver essa discussão, o presente artigo seguirá uma estrutura que, primeiro, exporá o pensamento de Walter Benjamin sobre a rememoração e o seu conteúdo político; em seguida, apresentará as ideias de Adorno sobre elaboração do passado e as consequências políticas desse processo; no seguimento, debaterá sobre os elementos de uma pedagogia da resistência, dialogando com Paulo Freire e Miguel Arroyo; por fim, discutirá as possíveis contribuições de Benjamin e Adorno para uma pedagogia da resistência. Nossa expectativa é que, nesses tempos de fortalecimento de políticas de extrema-direita, este texto provoque estudantes, pesquisadoras e pesquisadores, educadoras e educadores a refletir e agir na direção de uma educação antifascista.
Título do Evento
VI Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Max Rodolfo Roque da; SILVA, Reginaldo José da. MEMÓRIA E PEDAGOGIA DA RESISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN E THEODOR W. ADORNO.. In: Anais do VI Encontro de História da Educação do Centro-Oeste. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/6eheco/510410-MEMORIA-E-PEDAGOGIA-DA-RESISTENCIA--CONTRIBUICOES-DE-WALTER-BENJAMIN-E-THEODOR-W-ADORNO. Acesso em: 02/06/2025

Trabalho

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