A FALTA DE MATERIAIS COMO IMPEDITIVO OU POR QUE PROFESSORES/AS NÃO ENSINAM AS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?

Publicado em 10/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1283-6

Título do Trabalho
A FALTA DE MATERIAIS COMO IMPEDITIVO OU POR QUE PROFESSORES/AS NÃO ENSINAM AS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?
Autores
  • Gilson Santos Rodrigues
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto
Modalidade
Resumo
Área temática
Experiências pedagógicas com circo em âmbitos diversos
Data de Publicação
10/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-sic/916162-a-falta-de-materiais-como-impeditivo-ou-por-que-professoresas-nao-ensinam-as-atividades-circenses-na-educacao-fi
ISBN
978-65-272-1283-6
Palavras-Chave
Circo; Educação Básica; Educação Física Escolar; Didática.
Resumo
O ensino das atividades circenses nas aulas de Educação Física em escolas brasileiras é considerado um fenômeno emergente na década de 1990. Nos anos 2000 aumentou a sua recorrência em todos os ciclos da Educação Básica, da Educação Infantil à Educação de Jovens de Adultos. Como estudiosos do assunto temos acompanhado esse processo nas últimas décadas visando contribuir para o mesmo, percebendo que ainda existem muitas dificuldades que desafiam a inserção do tema nas escolas. Em 2019 iniciamos um levantamento, por meio de um método Bola de Neve Virtual com questionários online, para identificar professores que ensinam atividades circenses, coletado respostas até 2023. Dos 205 respondentes, 25,4% (n=51) indicaram não ensinar as atividades circenses na escola. Questionamos pelos motivos para não ensinar e 76,5% (n=39) apontaram “não me sinto seguro(a) e/ou confiante para ensinar”; 54,9% (n=28) declararam a “falta de materiais de circo na escola”; 27,4% (n=14) indicou a “falta de apoio institucional (da escola)”; 35,3% (n=18) citaram que “o circo não faz parte da proposta curricular”; 15,7% (n=8) alegou “outros motivos” e 13,8 (n=7) preferiram não responder. O objetivo deste trabalho é analisar a “falta de materiais de circo na escola” como condicionante para o não ensino das atividades circenses. Os depoimentos, similar ao encontrado na literatura, indicam que a falta de materiais específicos como impeditivo não é exclusividade desse conteúdo de ensino. Deste modo, alguns estudos realçam a necessidade de adaptar o ensino às realidades estruturais e materiais em cada unidade escolar. É preciso ponderar que as adaptações não podem implicar em riscos aos participantes. Sabemos que algumas modalidades circenses não exigem materiais, logo, o discurso da falta de aparelhos não se sustenta como fundamento para o não ensino do circo. Outras modalidades circenses demandam aparelhos de pequeno porte que podem ser adquiridos pela escola ou, dentro do planejamento pedagógico docente, podem ser construídos artesanalmente, com materiais de reuso ou de baixo custo. Por outro lado, equipamentos circenses de médio e grande porte costumam ter um acesso dificultado aos docentes/escolas, devido ao custo de aquisição, necessidade de recorrente manutenção e à demanda de outros equipamentos de segurança (colchões, por exemplo) dificultando o ensino, ainda que esse não seja um impedimento, como declararam vários depoentes. Vários docentes salientaram que o benefício e a longevidade dos aparelhos podem compensar o investimento escolar. Por fim, a falta de aparelhos circenses específicos condiciona o ensino das atividades circenses na Educação Física escolar, porém, há diversas soluções para essa dificuldade, deste modo, consideramos que o maior impeditivo para o ensino das atividades circenses na escola é a falta de formação, criatividade e de engajamento de professores e gestores.
Título do Evento
5. Seminário Internacional de Circo
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Circo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Gilson Santos; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. A FALTA DE MATERIAIS COMO IMPEDITIVO OU POR QUE PROFESSORES/AS NÃO ENSINAM AS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?.. In: Anais do Seminário Internacional de Circo. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-SIC/916162-A-FALTA-DE-MATERIAIS-COMO-IMPEDITIVO-OU-POR-QUE-PROFESSORESAS-NAO-ENSINAM-AS-ATIVIDADES-CIRCENSES-NA-EDUCACAO-FI. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes