A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PARINTINS SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES

Publicado em 10/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1283-6

Título do Trabalho
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PARINTINS SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES
Autores
  • Laudeney Filho da Costa Menezes
  • Lionela da Silva Corrêa
  • Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde
Modalidade
Resumo
Área temática
Experiências pedagógicas com circo em âmbitos diversos
Data de Publicação
10/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-sic/915842-a-percepcao-dos-professores-de-educacao-fisica-de-parintins-sobre-as-atividades-circenses
ISBN
978-65-272-1283-6
Palavras-Chave
Professor, Educação Física, Atividades circenses, Âmbito escolar
Resumo
A prática circense como um conjunto de aprendizagem pode colaborar para vários objetivos próprios da Educação Física Escolar, autorizando acesso a parte do patrimônio cultural (Duprat; Gallardo, 2010).Compreendendo suas diversas contribuições segundo a literatura e vislumbrando a crescente prática das atividades circenses no ambiente escolar como uma proposta de ensino e amparados ao currículo educacional do Estado do Amazonas que contemplam as práticas de atividades circenses como objetivo de conteúdo, nos indagamos: qual a percepção dos professores de Educação Física de escolas públicas de Parintins a respeito das atividades circenses? Os professores conhecem e a utilizam?. Esta pesquisa objetiva conhecer a percepção dos professores de Educação Física de Parintins sobre as atividades circenses nas escolas. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa. Como critério de elegibilidade utilizamos para inclusão: Professores de Educação Física que atuam em escolas públicas que aceitem a participar da pesquisa. E como exclusão: que desistam de participar da pesquisa ou faltem duas tentativas de coleta de dados (entrevista). Participaram da pesquisa 14 professores de Educação Física que atuam em escolas públicas do município de Parintins, sendo 10 (dez) professores do sexo masculino e 4 (quatro) do sexo feminino, com idade entre 32 a 50 anos. Formados em universidades públicas (13) e particulares (1) entre os anos 2006 a 2015 com tempo de atuação de 4 a 23 anos na Educação Física Escolar. A coleta de dados foi realizada presencialmente nas escolas por meio de uma entrevista em formato semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado que de acordo com Moreira, Simões e Porto (2005) segue três momentos importantes: relato ingênuo, identificação das atitudes e interpretação. Os resultados apontam que a atividade circense na escola é tida como um conteúdo novo no currículo, com um curto tempo para ser ministrado nas aulas de Educação Física, sem auxílio de materiais pedagógicos e pouco vivenciado na graduação. Quanto a percepção dos professores sobre a prática das atividades circenses na escola, nota-se que eles compreendem, em unanimidade, a importância de tais práticas nas aulas de educação física, reconhecem a contribuição dos diversos benefícios decorrentes de sua prática para os alunos, porém ainda carecem por uma capacitação específica na área. Identificamos que os professores buscam de maneiras alternativas, em Youtube, artigos e em livros didáticos, o conhecimento circense para ministrar em suas escolas. O malabarismo e o equilibrismo são as atividades circenses mais praticadas nas escolas. Além disso, existem diversos fatores que dificultam a exploração de outras modalidades circenses no que podemos mencionar, com base no relato dos professores, a estrutura deficitária da escola, ausência de materiais e auxílio de pessoas para ajudar nas atividades. Contudo, destacamos que as atividades circenses estão presentes no contexto escolar parintinense, porém adaptando-se conforme a realidade tendo em vista a pouca formação do corpo docente bem como a falta de estrutura das escolas destinadas à estas práticas. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a tomada de ações políticas necessárias e urgentes nesta área.
Título do Evento
5. Seminário Internacional de Circo
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Circo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENEZES, Laudeney Filho da Costa; CORRÊA, Lionela da Silva; VERDE, Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo. A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PARINTINS SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES.. In: Anais do Seminário Internacional de Circo. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-SIC/915842-A-PERCEPCAO-DOS-PROFESSORES-DE-EDUCACAO-FISICA-DE-PARINTINS-SOBRE-AS-ATIVIDADES-CIRCENSES. Acesso em: 25/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes