ARTE CIRCENSE E CURRÍCULO ESCOLAR: O CIRCO EM DESEQUILÍBRIO NOS DOCUMENTOS PARANAENSES

Publicado em 10/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1283-6

Título do Trabalho
ARTE CIRCENSE E CURRÍCULO ESCOLAR: O CIRCO EM DESEQUILÍBRIO NOS DOCUMENTOS PARANAENSES
Autores
  • NILO SILVA PEREIRA NETTO
Modalidade
Resumo
Área temática
Experiências pedagógicas com circo em âmbitos diversos
Data de Publicação
10/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-sic/915475-arte-circense-e-curriculo-escolar--o-circo-em-desequilibrio-nos-documentos-paranaenses
ISBN
978-65-272-1283-6
Palavras-Chave
Circo, currículo, pedagogia, escola
Resumo
Uma das determinações sócio-históricas que conflui para que o circo aporte às salas de aula no país é a dimensão do currículo. Currículo é o conjunto de atividades nucleares desenvolvidas pela escola (SAVIANI, 2008). Sua constituição tem sido negociada, construída e renegociada em diferentes níveis e campos (GOODSON, 1995). Neste contexto, nossa pesquisa problematiza os lugares circenses nos currículos paranaenses. Objetiva-se analisar o movimento do circo enquanto saber em processo de escolarização, que disputa, acumula ou conjura ações educacionais que compõem a trajetória de formação humana por meio de documentos prescritivos da prática pedagógica, os currículos. Destarte, não se perde de vista as inúmeras negociações e contradições que se apresentam entre a prescrição e a realidade concreta vivenciada por estudantes e docentes no cotidiano escolar, mas institui-se por meio da metodologia da pesquisa documental (SÁ-SILVA, 2009) o currículo como espaço particular da objetivação de intencionalidades formativas. A pesquisa apresentada analisa os documentos que normatizam a educação paranaense: Base Nacional Comum Curricular (2017), Referencial Curricular do Paraná (2018) e Currículo da Rede Estadual (2020). Entretanto, fez-se impossível compreendê-los enquanto síntese, sem considerar as produções curriculares anteriores, que serviram a compreender um dos principais resultados da pesquisa que afirma: os documentos atuais do estado resgataram as menções e a organização do trabalho pedagógico com o circo à partir da fricção entre a base nacional, que menoriza o circo em sua totalidade, e as Diretrizes Curriculares Estaduais (2008) que apresentava o conteúdo com determinado vigor, em especial, na disciplina de Educação Física. Neste devir, a pesquisa encontrou nos materiais paranaenses uma abertura significativa para as artes circenses, que deixa de se manifestar majoritariamente na Educação Física, e alastra-se para aparições no componente Arte. O sexto ano do Fundamental concentra as referências mais marcantes. Em Educação Física, verifica-se sua presença no objeto de conhecimento “ginástica circense”, no qual se objetiva conhecer aspectos históricos, sociais e culturais e experimentar movimentos característicos desta prática. Como conteúdos específicos, menciona-se os jogos circenses (malabarísticos, funambulescos, acrobáticos e clownescos), assim como tecido, trapézio, trampolim, arame, entre outras. Em arte, vê-se a partir das áreas específicas. Na dança, encontra-se a menção: dança no circo, articulada à habilidade de experimentar diferentes possibilidades em dança nos diferentes contextos. No teatro, propõe-se a identificação de diferentes gêneros cênicos e estilos dramatúrgicos, abordando como possibilidade a origem do circo e suas variações históricas; circo no Brasil; teatro de rua; grupos de teatro de rua; palhaçaria; pantomimas. A menção ao circo nesta ocasião é um avanço histórico, registrando no documento um reconhecimento inédito. Nas artes visuais, ao tratar os elementos das linguagens, o documento também aponta como conteúdo os “elementos da maquiagem circense”. E em música, para surpresa da pesquisa, o circo é silenciado. Conclui-se que a tendência de o circo persistir e resistir no currículo do estado, em seus equilíbrios e desequilíbrios, demarca o debate sobre as potencialidades formativas humanas deste saber na expansão das formas de ver e ser corpo e arte na escola.
Título do Evento
5. Seminário Internacional de Circo
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Circo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETTO, NILO SILVA PEREIRA. ARTE CIRCENSE E CURRÍCULO ESCOLAR: O CIRCO EM DESEQUILÍBRIO NOS DOCUMENTOS PARANAENSES.. In: Anais do Seminário Internacional de Circo. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-SIC/915475-ARTE-CIRCENSE-E-CURRICULO-ESCOLAR--O-CIRCO-EM-DESEQUILIBRIO-NOS-DOCUMENTOS-PARANAENSES. Acesso em: 10/05/2025

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