PROJETO CIRCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA EM SÃO CARLOS, SP

Publicado em 10/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1283-6

Título do Trabalho
PROJETO CIRCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA EM SÃO CARLOS, SP
Autores
  • Gabriela Bueno Denari
Modalidade
Resumo
Área temática
Experiências pedagógicas com circo em âmbitos diversos
Data de Publicação
10/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-sic/911127-projeto-circo-na-educacao-infantil--vivencias-em-uma-escola-em-sao-carlos-sp
ISBN
978-65-272-1283-6
Palavras-Chave
educação infantil, malabares, acrobacia, equilíbrio.
Resumo
A vivência das artes circenses na educação infantil representa não apenas uma forma lúdica de aprendizado, mas também uma forma de desenvolver habilidades motoras e cognitivas importantes nessa fase do desenvolvimento humano. Alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece a importância das práticas corporais e expressivas na formação integral das crianças, inserir atividades circenses no contexto educacional promove a criatividade e a autoconfiança. Dessa forma, este relato de experiência trata de vivências de atividades circenses em uma turma de fase 4 de uma escola pública na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Vale ressaltar que a vivência apresentada é um recorte de um trabalho maior que foi desenvolvido em toda a unidade escolar em questão. O objetivo foi explorar os elementos circenses não se limitando ao entretenimento, mas como uma estratégia pedagógica para estimular o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças de 3 a 4 anos. As vivências se iniciaram em março de 2024 e ainda permanecem em execução na turma. Contamos com a presença de três formadores especialistas para ensinarem um pouco mais de circo e trazer novas vivências; foram eles: Carol Melo, com atividades lúdicas de jogos e brincadeiras circenses; Ellen Tengan, com atividades no tecido acrobático da escola; Daniel Lopes, com atividades de equilíbrio e malabarismo. Além desses momentos, também foram realizadas brincadeiras no tecido acrobático, acrobacias de solo (como cambalhotas e aviãozinho), equilíbrios e brincadeiras circenses, como acertar a boca do palhaço. Livros infantis sobre o universo do circo também foram utilizados para auxiliar nas rodas de conversas e imaginação das crianças. Lembrando que se deu prioridade para livros que não tivessem animais e/ou que trouxessem o circo em suas mais diversas formas, para além da lona, por exemplo. Dessa forma, as vivências circenses na turma foram bem aceitas estimulando a criatividade, além de habilidades motoras e cognitivas. A presença de especialistas motivou as crianças a quererem vivenciar mais do universo circense.
Título do Evento
5. Seminário Internacional de Circo
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Circo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DENARI, Gabriela Bueno. PROJETO CIRCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA EM SÃO CARLOS, SP.. In: Anais do Seminário Internacional de Circo. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-SIC/911127-PROJETO-CIRCO-NA-EDUCACAO-INFANTIL--VIVENCIAS-EM-UMA-ESCOLA-EM-SAO-CARLOS-SP. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes