EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ATIVIDADES CIRCENSES: POTENCIALIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Publicado em 10/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1283-6

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ATIVIDADES CIRCENSES: POTENCIALIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Autores
  • Rodrigo Balieiro Figueiredo Villac
  • Andresa de Souza Ugaya
Modalidade
Resumo
Área temática
Experiências pedagógicas com circo em âmbitos diversos
Data de Publicação
10/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-sic/910562-educacao-fisica-escolar-e-atividades-circenses--potencialidades-da-formacao-continuada
ISBN
978-65-272-1283-6
Palavras-Chave
Educação Física escolar. Atividades circenses, Ciclo professoral. Formação continuada
Resumo
Esta pesquisa traz para o centro do debate a formação continuada de docentes de Educação Física no que tange ao ensino das atividades circenses. O objetivo geral da pesquisa foi compreender quais os desdobramentos que as formações continuadas, com foco na temática das atividades circenses, trouxeram para a práxis pedagógica no cotidiano escolar. Os participantes da pesquisa são docentes de Educação Física da rede municipal de Ribeirão Preto atuantes no ano de 2024. A pesquisa está configurada pela abordagem quanti-qualitativa de caracterização transversal e de inferência descritiva. O levantamento de dados foi realizado através de um questionário semiestruturado organizado na plataforma google forms. Os dados foram analisados através de: categorização, codificação (categorial temática), tabulação, avaliação de significância, estabelecimento de relações causais, análise qualitativa e interpretação dos dados (Gil, 2021). Através desta pesquisa conseguimos avaliar que as atividades circenses foram incluídas na práxis pedagógica de muitos docentes, 72,5% dos respondentes afirmam que após as formações continuadas (realizadas pela secretaria da Educação do município de maneira sistemática entre os anos de 2016 e 2023, formações presenciais e virtuais), sentiram-se mais seguros para realizar a inclusão dos conteúdos em suas aulas. Pudemos perceber que o arcabouço cultural da cidade possui uma forte influência neste processo também (95,2% dos docentes já puderam assistir um espetáculo circense, presença de diversos aparelhos culturais na cidade e uma oferta regular de elementos da cultura circense na programação cultural da cidade). Um contraste se comparado ao que encontramos sobre a oferta de espetáculos circenses dentro das instituições, onde somente 7,1% dos docentes afirmam ter programação cultural frequente de circo dentro das unidades escolares. Com relação ao material humano, representado pela figura dos docentes, entendemos que a prevalência de profissionais que se encontram em fase de estabilização (ciclo professoral de Huberman, 1995), entre 7 e 25 anos de docência, (76% dos respondentes) foi de fundamental importância também neste processo. No quesito de importância das formações continuadas como fomentadora das atividades circenses, podemos salientar que estas foram o único acesso ao conteúdo para 60% dos docentes pesquisados. Concluímos então que através do pertencimento da cultura circense na cidade (Oferta sistêmica e vivência pessoal dos docentes), através da disponibilidade e interesse docente em aprender e compartilhar com seus alunos e alunas conteúdos relativos às atividades circenses, estas ganharam contornos sólidos nas escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto e na cultura dos professores e professoras de Educação Física da rede. Afirmamos então que uma formação continuada feita de maneira sistemática, quando acompanhada de fatores ambientais e culturais congruentes pode influenciar positivamente no caso da inclusão das atividades circenses na práxis pedagógica dos professores de Educação Física. A formação continuada sistemática demonstrou ter um amplo potencial de difusão dos conteúdos das atividades circenses nas aulas de Educação Física, mas, entendemos que o processo de adensamento desses conteúdos precisa ser otimizado com uma ampliação sistemática do conteúdo entre os diversos protagonistas do processo educacional como: secretaria da educação, gestão escolar, famílias e Universidades.
Título do Evento
5. Seminário Internacional de Circo
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Circo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VILLAC, Rodrigo Balieiro Figueiredo; UGAYA, Andresa de Souza. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ATIVIDADES CIRCENSES: POTENCIALIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA.. In: Anais do Seminário Internacional de Circo. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-SIC/910562-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR-E-ATIVIDADES-CIRCENSES--POTENCIALIDADES-DA-FORMACAO-CONTINUADA. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

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