A GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS DE CIRCO NO TRIÂNGULO MINEIRO: APRENDIZAGENS E DESAFIOS NO/DO PERCURSO

Publicado em 10/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1283-6

Título do Trabalho
A GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS DE CIRCO NO TRIÂNGULO MINEIRO: APRENDIZAGENS E DESAFIOS NO/DO PERCURSO
Autores
  • Rita Fernandes
  • Teresa Ontañón Barrágan
Modalidade
Resumo
Área temática
Experiências pedagógicas com circo em âmbitos diversos
Data de Publicação
10/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-sic/882634-a-gestao-de-projetos-extensionistas-de-circo-no-triangulo-mineiro--aprendizagens-e-desafios-nodo-percurso
ISBN
978-65-272-1283-6
Palavras-Chave
circo, extensão universitária, artes, autoetnografia.
Resumo
A extensão universitária brasileira parece representar uma oportunidade instigante para a consolidação do circo na universidade (ONTAÑÓN et al., 2016; SANTOS RODRIGUES et al., 2020; ZAIM-DE-MELO, 2020; FERNANDES, NÓBREGA, 2024; MIRANDA et al. 2024). Pautada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na relação dialógica com a sociedade e na perspectiva interdisciplinar de produção de conhecimento, a extensão se firma como atividade acadêmica e busca oferecer novos rumos, transformando a própria Universidade e estabelecendo outros paradigmas. Ademais, a necessidade de colocar o estudante e a relação com a comunidade no centro do processo desafia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras a revisitarem suas práticas, fundamentos e concepções extensionistas, historicamente de caráter assistencialista e/ou mercantilista, frente as demandas da sociedade contemporânea. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades da gestão de ações extensionistas de circo de duas Universidades públicas do triângulo mineiro. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da autoetnografia (JONES; ADAMS; ELLIS, 2013) aliada a pesquisa documental como estratégia de investigação qualitativa, por meio da qual conhecimento e experiência se põem em ação justamente na possibilidade de atuar, refletir e modificar a prática docente por meio da pesquisa. Atuando como coordenadoras de projetos de extensão de circo desde 2018 em uma instituição e 2020 na outra, realizamos as análises documentais com base nos relatórios anuais dos projetos entre os anos de 2020 e 2023. Dentre as possibilidades e desdobramentos das ações sublinhamos as parcerias firmadas com diferentes instituições; a participação em eventos de diferentes naturezas; o estabelecimento de um espaço formativo que oferece aos acadêmicos e à comunidade a possibilidade de conhecer e vivenciar as atividades circenses; as orientações de trabalhos de conclusão de curso; as publicações realizadas em diversos periódicos; as apresentações artísticas e culturais; o desenvolvimento de projetos relacionados à formação continuada de professores da educação básica entre outras reverberações que vem contribuindo para uma mudança do olhar da comunidade sobre esta arte. As análises mostraram que os desafios encontrados estavam relacionados a descontinuidade de algumas ações, até mesmo no momento da pandemia; a curta permanência dos bolsistas nos projetos; a dificuldade na aquisição de materiais didáticos, além da falta de financiamento regular. Aliás, o panorama encontrado se mostrou bastante similar as análises desenvolvidas no recente trabalho de Bortoleto (2024). Além disso, pontuamos a necessidade de mais ações formativas para a capacitação de gestores, a fim de que as melhorias nos processos de gerenciamento de projetos possam ocorrer continuamente. Concordamos com Tyszka e Kronbauer (2023) quando as autoras mencionam que a extensão universitária situa um contexto relevante de desenvolvimento do circo, seja pelo fato de agregar um espaço qualificado de trocas de experiências para a comunidade quanto em relação ao acesso à produção de conhecimento sobre o tema. Assim, sugerimos a continuidade e ampliação deste trabalho envolvendo diferentes aspectos sobre o gerenciamento de projetos de extensão em outras regiões brasileiras.
Título do Evento
5. Seminário Internacional de Circo
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Circo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Rita; BARRÁGAN, Teresa Ontañón. A GESTÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS DE CIRCO NO TRIÂNGULO MINEIRO: APRENDIZAGENS E DESAFIOS NO/DO PERCURSO.. In: Anais do Seminário Internacional de Circo. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-SIC/882634-A-GESTAO-DE-PROJETOS-EXTENSIONISTAS-DE-CIRCO-NO-TRIANGULO-MINEIRO--APRENDIZAGENS-E-DESAFIOS-NODO-PERCURSO. Acesso em: 16/07/2025

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