PATRIMÔNIO INCÔMODO - A ESTÁTUA DE ALFREDO STROESSNER

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
PATRIMÔNIO INCÔMODO - A ESTÁTUA DE ALFREDO STROESSNER
Autores
  • Tamara Nunes Pereira
  • João Pedro Otoni
  • Cláudia Nunes de Lima e Andrade
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 1 - Monumentos e Sítios - Subtemas: Fortificações e patrimônio militar, patrimônio religioso, patrimônio cultural subaquático, patrimônio do século 20, patrimônio industrial, arquitetura vernacular, patrimônio polar, arte rupestre.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/601326-patrimonio-incomodo---a-estatua-de-alfredo-stroessner
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Monumentos Incômodos; Valores; Discurso; Memória
Resumo
Os monumentos, em especial aqueles intencionados, marcam fortemente um momento histórico e, sendo legados para o presente, tendem a ser ressignificados diante dos olhares, valores e conceitos correntes. A partir de novas leituras da história e maior visibilidade às perspectivas dissidentes, pode manifestar-se o incômodo causado por muitos desses monumentos, portadores de memórias dolorosas e valores de conflito. Dentre os diversos exemplos que podem ser revisitados, este trabalho versa sobre a estátua de Alfredo Stroessner, militar, ditador e político, que presidiu o Paraguai entre 1954 e 1989. A pedido do próprio Stroessner, em 1979, começa a ser erigido o “Monumento a La Paz Victoriosa”, que pretende marcar a paz como condição indispensável para o desenvolvimento das potencialidades. Assim, o monumento homenageia e imortaliza cinco figuras políticas paraguaias, dentre elas o próprio ditador, que se apresenta como “herói da paz”, sobre a imagem do Cacique Lambaré, chefe da tribo que habitava as imediações segurando uma imagem da Virgem de Caacupé, padroeira do Paraguai. Dois anos após Stroessner ser destituído do cargo, se iniciam os movimentos para derrubada da estátua do ditador do monumento existente no topo do Cerro Lambaré, por decisão do primeiro intendente municipal de Assunção eleito por voto direto, Carlos Fillizola (Central Unitária de Trabajadores) com o apoio imediato da população local. Iniciada ainda no dia 07 de outubro de 1991, a estátua do ditador foi enfim retirada no dia seguinte, sob aplausos dos presentes. Como destino, seus fragmentos são levados para oficinas municipais e, tempos depois, o artista Carlos Colombino usa-os na composição de um novo monumento intitulado “Entierro de un (otro) monumento”. Esta obra representa uma alegoria do triunfo da democracia sobre a ditadura, sendo implantada na Plaza de los Desaparecidos, em memória dos desaparecidos durante o stronismo, em frente ao Palácio de López, sede do governo paraguaio. Nesse monumento considerado pela Plataforma Social Derechos Humanos, Memoria y Democracia como a obra mais importante do país centrada no ditador, Stroessner aparece esmagado por dois blocos em concreto, em posição de inferioridade e numa clara alusão aos perigos de um novo regime autoritário. O lugar têm sido referência para os principais movimentos por direitos humanos, pelo reconhecimento das atrocidades realizadas durante o terrorismo de Estado, por respostas sobre os quase 500 desaparecidos e por justiça social, que conseguiram romper a Política de Silêncio instalada no país. Diante dos dois momentos importantes desta estátua - o de sua construção e o de sua ressignificação - e sob a luz da teoria de Aloïs Riegl, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre os diversos valores atribuído ao monumento, reforçando sua importância nos diferentes tempos históricos e abrindo maiores discussões acerca do patrimônio incômodo e o papel de monumentos nos movimentos políticos e identitários.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Tamara Nunes; OTONI, João Pedro; ANDRADE, Cláudia Nunes de Lima e. PATRIMÔNIO INCÔMODO - A ESTÁTUA DE ALFREDO STROESSNER.. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/601326-PATRIMONIO-INCOMODO---A-ESTATUA-DE-ALFREDO-STROESSNER. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes