SIMULAÇÃO TRIDIMENSIONAL COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DAS CORES EM FACHADAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO DE BELÉM.

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
SIMULAÇÃO TRIDIMENSIONAL COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DAS CORES EM FACHADAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO DE BELÉM.
Autores
  • Gabrielle Aboul Hosn Bessa
  • Mayra Martins Silva Guimarães
  • José Mateus Duarte Oliveira
  • Carolina Magno
  • Yasmin Leite pantoja
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 2 - Cidades e vilas históricas - Subtemas: Ambientes urbanos-monumentais, áreas monumentais, centros históricos.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/583798-simulacao-tridimensional-como-ferramenta-de-preservacao-da-memoria-das-cores-em-fachadas-do-patrimonio-cultural-e
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Documentação, simulação tridimensional, cor, patrimônio cultural, conservação e restauro.
Resumo
O estudo das cores em fachadas arquitetônicas, permite a compreensão de processos compositivos estruturantes da história humana, evidenciando marcas para distintas temporalidades. A cor cria imagens e discursos que se comunicam com a produção urbana, elemento pertencente a complexidade cultural das cidades. Significam uma ação relativa à própria preservação da memória, pois são capazes de conservar a imagem e a história do patrimônio construído, e também de subsidiar intervenções de restauro. Especificamente se tratando das fachadas, as cores estão entre os parâmetros que identificam uma cidade, traduzindo sua cultura local, seu contexto histórico, estilístico e geográfico, sendo fundamentais à caracterização do patrimônio. Assim, a identificação cromática somada à sua documentação desempenha papel valioso à preservação e até à difusão da memória das fachadas constituindo ainda testemunho iconográfico da narrativa dos edifícios e da própria cidade. Outrossim, destaca-se a evolução que as tecnologias digitais processaram nas técnicas tradicionais de levantamento, agilizando o processo de documentação e trazendo maior precisão aos registros e qualidade de representação gráfica, o que auxilia inclusive em simulações tridimensionais de edifícios antigos em suas diversas fases, compreendendo sua perspectiva de transformações e narrativa histórica. Apesar da importância da documentação arquitetônica e registro cromático de fachadas históricas, ainda hoje não se tem um inventário ou outra forma de cadastro que dê suficientemente conta de todos os bens de interesse à preservação de Belém. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar ferramentas de simulação tridimensional como subsídio à documentação das cores de fachadas históricas de Belém e preservação de sua memória, do Centro Histórico de Belém (CHB), em especial o complexo arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso, especificamente de modo a: simular as cores dos estratos históricos de edificações elencadas, estabelecendo também correlação com pesquisa histórico-documental; realizar o levantamento físico-cadastral e/ou atualização deste das fachadas dos edifícios; analisar diferentes métodos e ferramentas de simulação tridimensional na documentação arquitetônica das fachadas; e gerar subsídios para a conservação e o restauro de conjuntos arquitetônicos de fachadas de Belém com o cadastro dos resultados da pesquisa junto aos órgãos de preservação. No processamento para a conversão dos dados capturados nos produtos desejados, foram empregadas tecnologias como 3d Studio Max, Unreal Engine para a gameficação da documentação, Autodesk ReCap para fotogrametria e Autodesk Revit para documentação. As simulações tridimensionais constituem recurso de difusão da memória das fachadas e suas cores, e a análise dos métodos e ferramentas de reconstituição digital das fachadas contribuem para a discussão das tecnologias digitais a favor da conservação e do restauro do patrimônio construído.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BESSA, Gabrielle Aboul Hosn et al.. SIMULAÇÃO TRIDIMENSIONAL COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DAS CORES EM FACHADAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO DE BELÉM... In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/583798-SIMULACAO-TRIDIMENSIONAL-COMO-FERRAMENTA-DE-PRESERVACAO-DA-MEMORIA-DAS-CORES-EM-FACHADAS-DO-PATRIMONIO-CULTURAL-E. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes