NOS TRILHOS DO AMANHÃ: A SERRA DO MIRANTE COMO PATRIMÔNIO DE SÃO GERALDO (MG)

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
NOS TRILHOS DO AMANHÃ: A SERRA DO MIRANTE COMO PATRIMÔNIO DE SÃO GERALDO (MG)
Autores
  • Jean Eduardo Torrent Almeida
  • eleusy natalia miguel
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 3 - Paisagens Culturais e Rotas Culturais - Subtemas: Paisagens Culturais, Itinerários Culturais, Paisagem Urbana Histórica.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/583148-nos-trilhos-do-amanha---a-serra-do-mirante-como-patrimonio-de-sao-geraldo-(mg)
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
paisagem urbana, patrimônio, revitalização, conjunto paisagístico, tombamento
Resumo
A cultura está ligada com quem somos, e esse fato é muito importante para entendermos a construção das nossas cidades e consequentemente dos nossos povos. Nesta perspectiva, podemos entender o Patrimônio Cultural como todas as manifestações e expressões produzidas e reproduzidas e, que de alguma forma, essa história passe para as próximas gerações. Durante todo o processo de identidade cultural, o patrimônio pode ser modificado, preservado, esquecido e até apropriado. Ao imaginar, mesmo que hipoteticamente, a ausência das manifestações literárias, fotográficas, artísticas, arquitetônicas, ou ainda, musicais, no transcorrer da humanidade, surge uma lacuna, um hiato em algo erigido pelos povos, e é dessa sensação desconfortável, que o patrimônio cultural se revela indispensável, relevante e insubstituível. Diante do exposto, a cidade de São Geraldo (MG) foi elencada para o estudo acerca do patrimônio cultural e sua relação com a sociedade onde está inserido. Está localizada na Zona da Mata Mineira. Um dos bens tombados é o Conjunto Paisagístico da Serra do Mirante, que ocorreu em 24 de novembro de 2020. Este trecho foi muito importante no período de vigência da estrada de ferro para a economia local e rede de tráfego de passageiros, assim como ligação de outros estados da federação. Aos poucos, lamentavelmente, este trajeto da Serra do Mirante vem sendo esquecido e apagado da história. A Serra do Mirante possui um conjunto arquitetônico riquíssimo, e com sua preservação, poderá novamente se tornar palco de manifestações culturais e socioeconômicas. O conjunto ocupa uma área de 129.323,54 m².. Nele estão inseridas as edificações: Estação do Mirante, Casa de Turma e Capelinha. Neste sentido, a questão que norteia a pesquisa se refere primordialmente ao bem patrimonial como um todo, e a apropriação pela comunidade deste bem, como forma de fortalecimento de qualquer patrimônio, ressaltando sua história, configurando sua memória e reafirmando sua identidade. Assim, surge a pergunta: A requalificação do Conjunto Paisagístico da Serra do Mirante pode se tornar suscetível ao potencial turístico e arquitetônico da cidade de São Geraldo? Nos trilhos do amanhã é a referência da vida expressiva ferroviária no tecido que constitui a história municipal, desde sua demarcação demográfica, até a historiografia dos primeiros povoados. Nesta contenda, é preciso compreender que a pesquisa científica de forma holística, sendo incipiente para as questões políticas e sociais de determinados grupos majoritários, poderá trazer à baila a discussão deste patrimônio tão expressivo do marco temporal da rede ferroviária. Esse trabalho tem alicerces na pesquisa qualitativa. Alinhada à natureza da pesquisa, a abordagem é descritiva-exploratória, por ter como base as informações descritivas, além de enfatizar mais o processo que o produto propriamente dito (Ribeiro, 2008).
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, Jean Eduardo Torrent; MIGUEL, eleusy natalia. NOS TRILHOS DO AMANHÃ: A SERRA DO MIRANTE COMO PATRIMÔNIO DE SÃO GERALDO (MG).. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/583148-NOS-TRILHOS-DO-AMANHA---A-SERRA-DO-MIRANTE-COMO-PATRIMONIO-DE-SAO-GERALDO-(MG). Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes