HABITAÇÃO SOCIAL NO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: POR QUE NÃO?

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
HABITAÇÃO SOCIAL NO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: POR QUE NÃO?
Autores
  • Rafaela Citron
  • Flávia Brito do Nascimento
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 1 - Monumentos e Sítios - Subtemas: Fortificações e patrimônio militar, patrimônio religioso, patrimônio cultural subaquático, patrimônio do século 20, patrimônio industrial, arquitetura vernacular, patrimônio polar, arte rupestre.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/578266-habitacao-social-no-patrimonio-industrial--por-que-nao
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Patrimônio industrial, habitação social, Porto Maravilha, 4º Distrito; Rio de Janeiro, Porto Alegre
Resumo
Em diversas cidades ocidentais as zonas industriais passaram por processos de desconcentração industrial ao longo do século XX, com plantas industriais migrando de núcleos urbanos e abandonando vastos sítios com galpões de armazenamento, fábricas e conjuntos de residenciais operárias. No Brasil, áreas como o 4o Distrito em Porto Alegre e a Zona Portuária do Rio de Janeiro, depois que deixaram de serem ocupadas por industriais, viraram alvos de políticas de revitalização no século XXI, as quais buscaram atrair investimentos, aumentar a densidade populacional e impulsionar o crescimento. Porém, mesmo que contempladas nos textos das leis, a permanência dos moradores de baixa renda e a regularização fundiária de ocupações irregulares acabam não acontecendo como prometido na implementação dos projetos. Este artigo apresenta a questão da habitação social dentro do projeto Porto Maravilha, que acontece desde 2009, no Rio de Janeiro e o Plano +4D, em Porto Alegre, aprovado em 2022. Procura demostrar de que forma a habitação social aconteceu dentro do projeto Porto Maravilha e, através da análise do plano recém aprovado em Porto Alegre, mostraremos quais as expectativas com relação a habitação de interesse social para o novo 4o Distrito. O objetivo deste trabalho é discutir a possibilidade de reutilização de antigas edificações industriais para fins de habitação de interesse social, debatendo seu papel tanto na preservação do patrimônio industrial quanto para o déficit habitacional.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CITRON, Rafaela; NASCIMENTO, Flávia Brito do. HABITAÇÃO SOCIAL NO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: POR QUE NÃO?.. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/578266-HABITACAO-SOCIAL-NO-PATRIMONIO-INDUSTRIAL--POR-QUE-NAO. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes