O TEATRO VILLA-LOBOS NA CENA CARIOCA

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
O TEATRO VILLA-LOBOS NA CENA CARIOCA
Autores
  • Delano Delfino da Silva Junior
  • Cêça Guimaraens
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 1 - Monumentos e Sítios - Subtemas: Fortificações e patrimônio militar, patrimônio religioso, patrimônio cultural subaquático, patrimônio do século 20, patrimônio industrial, arquitetura vernacular, patrimônio polar, arte rupestre.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/577781-o-teatro-villa-lobos-na-cena-carioca
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Brutalismo; teatro Villa-Lobos; equipamentos culturais; revitalização; arquitetura carioca
Resumo
A conservação dos equipamentos culturais voltados para o fortalecimento das identidades dos usuários e habitantes está aqui abordada com base no reconhecimento da centralidade simbólica e física do Teatro Villa Lobos, localizado em Copacabana. Símbolos da luta e da resistência frente aos governos autoritários, os lugares de Cultura são polos democráticos da cidadania. Observa-se, que a história e os fatos da cultura desses lugares estão diretamente relacionados à luta pela permanência dos valores que representam determinados grupos sociais. Nesse sentido, o Teatro Villa Lobos, projetado pelo arquiteto Raphael Matheus Peres em 1977, é exemplo a destacar. Do ponto de vista arquitetônico, o edifício é representativo da linguagem brutalista e constitui excepcional forma na arquitetura contemporânea carioca. Ao se caracterizar pelo desnudamento dos materiais construtivos e pela exibição dos elementos da arquitetura "bruta", a estratégia tectônica e a expressão formal dos volumes daí resultantes identificam o Movimento Brutalista no Rio de Janeiro entre anos de 1955 e 1985. Entre outros autores, o texto se refere a Carlos Nelson F. dos Santos, na medida em que se verifica que a significância dos espaços depende da história e que é impossível pensar a história desagregada do reconhecimento dos lugares. Desse ponto de vista, considera-se que a história de Copacabana é marcada pela historicidade da cultura artística ali desenvolvida. Em decorrência, o sentido e o significado do Teatro Villa Lobos são, inevitavelmente, derivados e associados à cultura copacabanense. Após dois incêndios consecutivos, o teatro passa a não funcionar e, em consequência, se deteriora. A falta de interesse do governo na revitalização o transformou em grande e desolada ruína, apesar do desejo e das manifestações organizadas e promovidas pela população e pela classe artística a favor da recuperação do lugar. O descaso na conservação dos espaços de cultura deve ser discutido e problematizado. O teatro Villa Lobos é reflexo da época de muito investimento na cultura carioca. Durante o governo do brigadeiro Faria Lima, entre 1975 e 1979, Adolpho Bloch, empresário, foi nomeado presidente da Funterj (Fundação dos Teatros do Estado do Rio de Janeiro), tonando-se responsável pela construção do Teatro Villa Lobos, pelas obras de reforma dos edifícios dos teatros João Caetano e Municipal, incluindo o anexo deste último. No contexto político e econômico de “Brasil Grande”, o Teatro Villa Lobos se tornou referência não apenas em razão da linguagem arquitetônica, mas também por ser equipado com maquinário técnico, à época, de primeira geração. Desse modo, diferentes espetáculos deram destaque ao Villa Lobos na cena carioca. Fundamentado na trajetória da construção dessa imagem-símbolo, o artigo apresenta as possibilidades e as perspectivas da importância da revitalização de bens culturais, demonstrando, assim, a relevância do Villa Lobos para Copacabana e para a cidade do Rio de Janeiro.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Delano Delfino da Silva; GUIMARAENS, Cêça. O TEATRO VILLA-LOBOS NA CENA CARIOCA.. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/577781-O-TEATRO-VILLA-LOBOS-NA-CENA-CARIOCA. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes