: SABERES E FAZERES NA MARUJADA DE BRAGANÇA (PA: AS NARRATIVAS ORAIS DE DETENTORES E DETENTORAS EM LIVES COMO FORMA DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL.

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
: SABERES E FAZERES NA MARUJADA DE BRAGANÇA (PA: AS NARRATIVAS ORAIS DE DETENTORES E DETENTORAS EM LIVES COMO FORMA DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL.
Autores
  • Lilian cristina da silveira souza 816.112.422-15
  • Irmandade da Marujada São Benedito de Bragança
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 6 - Patrimônio Intangível - Subtemas: Tradição e expressão oral, formas de expressão e artes cênicas, práticas sociais, rituais, cerimônias, know-how, lugar.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569713---saberes-e-fazeres-na-marujada-de-braganca-(pa---as-narrativas-orais-de-detentores-e-detentoras-em-lives-como-fo
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Saberes, Fazeres, Marujada, oralidade, salvaguarda.
Resumo
Este artigo busca refletir o tema da memória e identidade cultural por meio de lives educativas no período da pandemia onde o projeto. “As danças, indumentárias e saberes da Marujada de Bragança (PA) como ações educativas". foi selecionado pelo edital da Aldir Blanc no Pará na categoria de Patrimônio imaterial referente ao sentimento de pertencimento na Marujada de Bragança onde o protagonismo da Irmandade do Glorioso São Benedito de Bragança trabalho esse partindo da memória coletiva e individual de detentores e detentoras, permeando entre escuta de seus legados culturais e a participação de instituições públicas referentes ao de salvaguarda de bens imateriais, com recortes de lembrança e condicionadas ao que podemos compreender enquanto esquecimentos. Neste momento, a analise permeia visando a escuta sensível da fala de detentores e detentoras possibilitando assim um processo de rememoração do legado de mestres e pessoas ícones na marujada. Trazer para o debate a Marujada de Bragança (Pa), enquanto manifestação cultural em culto ao santo negro São Benedito, onde ocorre na Cidade de Bragança no Estado do Pará, organizada e protagonizada por um grupo de pessoas negras que estavam condicionadas à escravidão, e que ao perceberem os atos culturais da religião católica de louvar ao santo com características e particularidades muito próximas as suas, o meio de agradecer a fartura ocorridas nos cultivos das plantações. As razões do desaparecimento ou de apagamentos dessas memorias que decorrem da transmissão se despertam o interesse no ciclo familiar ou na comunidade de entorno do bem cultural, onde muitas vezes acaba declinando lentamente ao longo da história. Nas vivências de mestres com seus saberes por meio da oralidade propagando em várias gerações. A experiência está ligada a processos de experiências de vida acumuladas de um saber, cabendo valores construídos durante a existência, as referências culturais em processo de mudança, os vínculos com o passado ainda podem ser conservados por meio do contato com os mais velhos, principalmente no sentido da cultura oral. Na marujada as fontes orais nas quais a fala anciã torna-se referência de bem social, ocupa um lugar privilegiado e sua voz é honrada. O foco do trabalho naquele momento reforçou as atuações hierárquicas de cada detentor (a) na manifestação, com suas narrativas dos ritmos nas danças, do protagonismo de foliões nas três Comitivas de São Benedito das praias, campos e colônias onde percorrem meses esmolando na casa de cada promesseiro devoto do santo preto, e de saberes. Nesse sentido falar nesse momento, sobre as indumentárias e os papeis hierárquicos torna-se relevante, a capitoa será um dos focos deste trabalho, demostrando a sua atuação enquanto membro da irmandade.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

816.112.422-15, Lilian cristina da silveira souza; BRAGANÇA, Irmandade da Marujada São Benedito de. : SABERES E FAZERES NA MARUJADA DE BRAGANÇA (PA: AS NARRATIVAS ORAIS DE DETENTORES E DETENTORAS EM LIVES COMO FORMA DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL... In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569713---SABERES-E-FAZERES-NA-MARUJADA-DE-BRAGANCA-(PA---AS-NARRATIVAS-ORAIS-DE-DETENTORES-E-DETENTORAS-EM-LIVES-COMO-FO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes