BRIZOLETAS: O ESTUDO DO PROGRAMA ARQUITETÔNICO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL NOS ANOS 1960

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
BRIZOLETAS: O ESTUDO DO PROGRAMA ARQUITETÔNICO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL NOS ANOS 1960
Autores
  • Mariana Machado de Aguiar
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 1 - Monumentos e Sítios - Subtemas: Fortificações e patrimônio militar, patrimônio religioso, patrimônio cultural subaquático, patrimônio do século 20, patrimônio industrial, arquitetura vernacular, patrimônio polar, arte rupestre.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569243-brizoletas--o-estudo-do-programa-arquitetonico-escolar-no-rio-grande-do-sul-nos-anos-1960
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Arquitetura e política, Arquitetura escolar, Brizola, Movimento moderno, Regionalismos, Brizoletas
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar algumas escolas construídas no Rio Grande do Sul, durante o Governo de Leonel de Moura Brizola (1959-1963). De forma mais específica, o trabalho trata de expor as políticas públicas do Estado, com ênfase naquelas que dizem respeito ao âmbito educacional, a fim de assinalar como estas se relacionam com a produção das populares brizoletas. A partir da aproximação existente até o momento com as edificações das escolas, através de estudos como os de Claudemir Quadros (2002) e Marques (2012), percebe-se que as edificações geralmente eram construídas próximas às estradas, eram consideradas “modernas, amplas e confortáveis [...] se tornando marcos assinalados na paisagem e no tempo” (Revista do Ensino nº 76, p 15 apud QUADROS, 2012). De acordo com Marques (2012), as construções possuíam tipologia pavilhonar, sendo realizadas algumas vezes em alvenaria, outras em madeira, de acordo com a disponibilidade de materiais e mão de obra qualificada de cada região - nesse ponto notam-se aspectos de regionalismos, principalmente ligados a arquitetura de imigração. As distinções entre as edificações ocorriam também em questões de volumétrica, geradas também pelos diferentes contextos de implantação, podendo ir de pequenas escolas, contendo uma sala, pequena varanda, planos inclinados e entrada marcada por elementos vazados em madeira – muxarabis - (MATTOS, 2020, p. 366), até edificações maiores, compreendendo até 17 salas de aula, telhado borboleta, grandes janelas em fita e outras características que se aproximam do movimento moderno. Além, dos aspectos formais, é possível identificar questões ideológicas relacionadas às causas do modernismo, fazendo um paralelo, seria o que Kopp (1990) define como uma arquitetura que leva em consideração o contexto econômico, social e político, trazendo nas produções arquitetônicas a crença nas virtudes pedagógicas como forma de transformar a sociedade. Dito isso, enquanto método, se faz necessário uma aproximação a partir de referenciais teóricos que versem sobre a relação entre arquitetura e política, tipologias, arquitetura moderna e regionalismos, trazendo como base autores como: Picon (2020), Montaner e Muxi (2019), Mikenberg (2014), Nascimento (2010), Martí Arís (1993) e Frampton (1997), bem como sobre os contextos históricos e políticos do estado na década de 1960. A partir das revisões teóricas, intenciona-se analisar alguns dos aspectos formais das construções, como as principais características arquitetônicas através um viés analítico-histórico, que transita entre aspectos políticos e arquitetônicos. Com a situações expostas, pretende-se também contribuir, mesmo que de forma ainda inicial, com a historiografia referente à arquitetura moderna regional, na tentativa de tirar das sombras um assunto pouco debatido tanto no campo da arquitetura, quanto no âmbito historiográfico.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AGUIAR, Mariana Machado de. BRIZOLETAS: O ESTUDO DO PROGRAMA ARQUITETÔNICO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL NOS ANOS 1960.. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569243-BRIZOLETAS--O-ESTUDO-DO-PROGRAMA-ARQUITETONICO-ESCOLAR-NO-RIO-GRANDE-DO-SUL-NOS-ANOS-1960. Acesso em: 18/07/2025

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