A ESTAÇÃO VELHA: PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO EM CAMPINA GRANDE

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
A ESTAÇÃO VELHA: PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO EM CAMPINA GRANDE
Autores
  • Maria Helena Azevedo
  • Doralice Sátyro Maia
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 3 - Paisagens Culturais e Rotas Culturais - Subtemas: Paisagens Culturais, Itinerários Culturais, Paisagem Urbana Histórica.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/568919-a-estacao-velha--patrimonio-ferroviario-em-campina-grande
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Patrimônio Ferroviário, Campina Grande, memória da cidade.
Resumo
Este artigo é parte integrante da pesquisa Ferrovia e Centralidade nas Cidades Boca de Sertão do Semiárido Brasileiro: Geografia Histórica Urbana, Dinâmica Sócio Espacial e Patrimônio, patrocinada pelo CNPq, e que teve como recorte espacial as cidades de Campina Grande (PB), Caruaru(PE), Crato (CE) e Mossoró (RN). Dentre os objetivos desse estudo estava a tarefa de identificar atributos valorativos capazes de contribuir para o reconhecimento das estruturas ferroviárias – pela sociedade e pelos órgãos de preservação - enquanto patrimônio cultural, nas quatro cidades estudadas. A narrativa que aqui apresentamos diz respeito ao estudo de caso de Campina Grande, procurando informar desde quando as linhas férreas começaram a ser implantadas pelo interior do Nordeste brasileiro, a partir do último quartel do século XIX, época na qual o Prefeito Cristiano Lauritizen se empenhou pessoalmente em também levar o trem até a sua cidade. Para tanto, em 1890, ele rumou ao Rio de Janeiro, então capital do Estado do Brasil, a fim de cuidar das tratativas. O Ministério da Viação até designou dois engenheiros para serem responsáveis técnicos pelas obras, João Chrockatt de Sá e Corte Leal, que, após os estudos iniciais, definiram a localização da estação nas proximidades do Açude Velho. Mas, devido a entraves políticos, o trem só chegou por lá em 1907, quando já estava circulando no Brasil a ideia de uma arquitetura com viés nacionalista que viria a se afirmar, alguns anos mais tarde, como o Neocolonial. A estação ferroviária construída não representa esta linguagem com muito vigor, porém a presença de alguns estilemas como os cunhais, as aberturas em arco abatido e seus respectivos emolduramentos já acenam para tal expressão de arquitetura. Campina Grande já possuía um papel de entreposto comercial intermediário entre o litoral e o sertão, o que foi muito mais intensificado a partir de então, quando o volume de produtos enviados ou recebidos passou a ser muito expressivo em função da capacidade de carga dos trens. O entorno da estação, que até então ficava nos arrabaldes, começou a ser procurado para que se instalassem ali armazéns de mercadoria em trânsito nos quais se estocaria especialmente o algodão comprado dos produtores rurais, antes que o produto fosse embarcado para outros centros de beneficiamento. Percebida por muitos como um símbolo da modernidade, a implantação da ferrovia, movimentou tanto o comércio local a tal ponto que a cidade se destacou no contexto econômico paraibano e durante cinquenta e um anos, a sua estação foi ponta de trilho. Diante do exposto, foram muitas as repercussões da chegada do trem em Campina Grande de tal forma que esse artigo mostra como os elementos que compõem a sua estrutura ferroviária são de grande importância para a memória da cidade e a constituição de seu patrimônio cultural.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AZEVEDO, Maria Helena; MAIA, Doralice Sátyro. A ESTAÇÃO VELHA: PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO EM CAMPINA GRANDE.. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/568919-A-ESTACAO-VELHA--PATRIMONIO-FERROVIARIO-EM-CAMPINA-GRANDE. Acesso em: 05/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes