ENTRE INICIATIVAS E DESONERAÇÕES MUNICIPAIS, A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E PAISAGÍSTICO NO CENTRO HISTÓRICO DE URUSSANGA/SC: PROPOSIÇÕES, AÇÕES E REAÇÕES ACERCA DA PRAÇA ANITA GARIBALDI.

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
ENTRE INICIATIVAS E DESONERAÇÕES MUNICIPAIS, A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E PAISAGÍSTICO NO CENTRO HISTÓRICO DE URUSSANGA/SC: PROPOSIÇÕES, AÇÕES E REAÇÕES ACERCA DA PRAÇA ANITA GARIBALDI.
Autores
  • Giulia Cechinel de Oliveira
  • Danielle Rocha Benício
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 2 - Cidades e vilas históricas - Subtemas: Ambientes urbanos-monumentais, áreas monumentais, centros históricos.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/566907-entre-iniciativas-e-desoneracoes-municipais-a-preservacao-do-patrimonio-arquitetonico-e-paisagistico-no-centro-h
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Preservação do Patrimônio, Arquitetura, Paisagem, Centro Histórico, Urussanga/SC.
Resumo
Urussanga é um pequeno município localizado no sul de Santa Catarina, colonizado por italianos a partir de 1878. Na realidade citadina no presente mantêm-se bens e tradições herdados desses imigrantes. A propósito, o Centro fortemente historicizado constitui um dos principais núcleos urbanos valorizado como testemunho da imigração italiana do estado catarinense pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De fato, na área central encontra-se a Praça Anita Garibaldi: o berço originário a partir do qual ocorre a expansão e o adensamento da urbe; como também, mais recentemente, o núcleo institucional, religioso, comercial e de serviços em torno do qual se concentra a verticalização edilícia e a modernização urbanística. Nesse contexto, em concomitância, situa-se a maioria do casario mais antigo, construído no início do século XX e protegido por tombamento estadual. Com efeito, em 2001, através do Decreto n. 3.464, 18 edificações são tombadas no entorno dessa Praça - por isso, esse conjunto arquitetônico e espaço público resulta sob atenção pela gestão da FCC. Contudo, diante desse legado patrimonial arquitetônico e paisagístico, questionam-se quais são as políticas, legislações, proposições, ações e reações das sucessivas gestões municipais? Ora, com a proteção oficializada sob responsabilidade do governo estadual, as sucessivas gestões municipais parecem isentarem-se dos deveres e das respectivas realizações a favor da manutenção do patrimônio arquitetônico e paisagístico urussanguense. Destarte, visa-se reconhecer e analisar as políticas, legislações, proposições, ações e reações das sucessivas gestões municipais em prol das sobrevivências arquitetônicas e paisagísticas no contexto da Praça Anita Garibaldi. Daí decorrem os objetivos específicos: examinar os bens patrimoniais oficializados nesse local e as medidas preservacionistas já estabelecidas pela FCC e pelo Iphan; identificar os atos legais promulgados pelo município incidentes na área central apontando possíveis instrumentos de conservação; historicizar as proposições, ações e reações empreendidas pela municipalidade; e contribuir para a efetiva salvaguarda da herança arquitetônica e paisagística sobrevivente na cidade. A consecução de tais objetivos se dá por meio da pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, baseada nos métodos hipotético-dedutivo e histórico, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: documentação indireta (investigação de fontes primárias documentais e revisão bibliográfica sobre a formação e o desenvolvimento da urbe e a preservação do patrimônio urussanguenses); documentação direta, com levantamento de dados in loco, registro fotográfico e execução de entrevistas; sistematização e análise dos dados coletados; e reflexão crítica acerca da contenda entre as iniciativas e as desonerações municipais abarcando o centro histórico de Urussanga.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Giulia Cechinel de; BENÍCIO, Danielle Rocha. ENTRE INICIATIVAS E DESONERAÇÕES MUNICIPAIS, A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E PAISAGÍSTICO NO CENTRO HISTÓRICO DE URUSSANGA/SC: PROPOSIÇÕES, AÇÕES E REAÇÕES ACERCA DA PRAÇA ANITA GARIBALDI... In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/566907-ENTRE-INICIATIVAS-E-DESONERACOES-MUNICIPAIS-A-PRESERVACAO-DO-PATRIMONIO-ARQUITETONICO-E-PAISAGISTICO-NO-CENTRO-H. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes