ESTUDANDO AS PLANTAS ATRAVÉS DE DESENHOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-740-7

Título do Trabalho
ESTUDANDO AS PLANTAS ATRAVÉS DE DESENHOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Autores
  • FERNANDA DE SOUZA PEREIRA
  • Mayara Caddah
Modalidade
Resumos simples
Área temática
Ensino da Botânica
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/41erbot/408024-estudando-as-plantas-atraves-de-desenhos--uma-proposta-de-sequencia-didatica-investigativa-para-o-ensino-de-botan
ISBN
978-65-5941-740-7
Palavras-Chave
Ensino Investigativo; Ensino de Botânica; Morfologia Vegetal.
Resumo
Aulas práticas e contextualizadas no ensino de biologia são importantes e estão intimamente relacionadas com o ensino e a aprendizagem. No ensino de botânica é essencial utilizar metodologias ativas para apresentar os conteúdos aos alunos de forma interativa, pois os ajudam a desenvolver e construir conhecimento de uma forma mais sólida. Este trabalho objetivou elaborar uma sequência didática com abordagem investigativa sobre o conteúdo de botânica utilizando análise de plantas e suas estruturas através da confecção de desenhos. As atividades foram desenvolvidas e aplicadas com 30 alunos de 2º série do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Catarina. No total, foram utilizadas seis aulas de 45 minutos. No primeiro momento da sequência, os alunos confeccionaram um desenho de uma planta de sua escolha. Alguns alunos desenharam flores enquanto outros desenharam árvores e plantas fictícias. Posteriormente, os alunos foram convidados a fotografar plantas que estavam presentes no pátio da escola. Após, alguns questionamentos foram lançados envolvendo o desenho e as fotos registradas pelos estudantes. Em seguida, a questão problematizadora (No conteúdo de botânica estudamos as plantas e suas estruturas. Sabendo disso, qual a importância de cada uma das estruturas que você desenhou para a planta?) foi lançada aos estudantes e uma breve discussão foi realizada para o levantamento das hipóteses iniciais. No segundo momento (na investigação), os estudantes foram orientados a buscarem fundamentar suas hipóteses por meio de material de apoio. Já no terceiro momento (sistematização coletiva), cada aluno apresentou seu desenho, as respostas aos questionamentos iniciais e suas respostas à questão problematizadora para os demais colegas, sendo este um momento de descontração, análise e comparação dos resultados. Para finalizar e como avaliação final, os alunos em dupla realizaram a dissecação de flores. Os alunos foram avaliados em cada etapa da sequência didática, sendo a avaliação diagnóstica e processual. Quanto aos desenhos e a dissecação de flores não foi cobrado “beleza” mas sim a realização e a participação dos alunos nas atividades. Com essa forma de trabalhar os alunos aproximam-se do fazer científico o que facilita o entendimento do conteúdo e oportuniza desenvolver habilidades da ciência. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Título do Evento
41 Encontro Regional de Botânicos
Título dos Anais do Evento
Anais do 41º Encontro Regional de Botânicos - Regional MG, BA, ES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, FERNANDA DE SOUZA; CADDAH, Mayara. ESTUDANDO AS PLANTAS ATRAVÉS DE DESENHOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA.. In: Anais do 41º Encontro Regional de Botânicos - Regional MG, BA, ES. Anais...Itabuna(BA) UFSB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/41erbot/408024-ESTUDANDO-AS-PLANTAS-ATRAVES-DE-DESENHOS--UMA-PROPOSTA-DE-SEQUENCIA-DIDATICA-INVESTIGATIVA-PARA-O-ENSINO-DE-BOTAN. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes