“ODEIO ESSE MENINO, ELE É TODO CERTINHO” – GÊNERO; RAÇA E CLASSE- INTERSECCIONALIDADE – TENSÃO EM RELAÇÕES DE CRIANÇAS EM SALA DE AULA

Publicado em 26/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1261-4

Título do Trabalho
“ODEIO ESSE MENINO, ELE É TODO CERTINHO” – GÊNERO; RAÇA E CLASSE- INTERSECCIONALIDADE – TENSÃO EM RELAÇÕES DE CRIANÇAS EM SALA DE AULA
Autores
  • Edson Second Baiao Germano
  • Jonê Carla Baião
Modalidade
Resumo (leia atentamente as regras de submissão)
Área temática
Eixo 4 - Gêneros, sexualidades e interseccionalidades com classe, raça, religiosidade e deficiências
Data de Publicação
26/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3sigse/840782-odeio-esse-menino-ele-e-todo-certinho--genero-raca-e-classe--interseccionalidade--tensao-em-relacoes-de-cri
ISBN
978-65-272-1261-4
Palavras-Chave
interseccionalidade, infância, escola, raça e gênero e classe.
Resumo
Sou bolsista de Iniciação à docência. Tenho observado crianças entre 9 e 10 anos numa escola pública. Narro a cena: uma menina negra, moradora de comunidade, que está sempre sendo chamada atenção por adultos e com queixas de colegas sobre o modo dela de se comportar. Do outro lado temos um menino, branco, morador da zona sul da cidade, sempre elogiado sobre seu modo de se comportar. Trago essa situação para pensar o que há de tão tensionado na relação dessas duas crianças que pode ajudar a escola a pensar e não aumentar os mundos separados em que vivem. Ela sempre implica com ele, coloca o pé no caminho, mexe em seu material e ele sempre de modo contido, reage. Ou seja, não há um modo explícito de pensar essas relações e colocá-las em cena sem pensar sobre a relação da mulher negra e pobre na sociedade e a relação do homem, branco na pirâmide social. A cena que dá título a este resumo é a situação limite em que a menina depois de brigar, mais uma vez, com o menino diz: “ele é sempre todo certinho”, a ironia no diminutivo é o desejo de também ser reconhecida como potente naquele espaço. Ela clama por ser olhada, observada. O espaço escolar precisa tensionar essas relações e pensar sobre os privilégios da branquitude desde a mais tenra idade. O comportamento sutil, calado, de contenção do menino mostra que ele sabe que tem vantagens sobre o comportamento exasperado da menina. Interrogamos à escola: como deslocar padrões para movimentar a sociedade e não reproduzí-los.
Título do Evento
3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Cidade do Evento
Nova Iguaçu
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GERMANO, Edson Second Baiao; BAIÃO, Jonê Carla. “ODEIO ESSE MENINO, ELE É TODO CERTINHO” – GÊNERO; RAÇA E CLASSE- INTERSECCIONALIDADE – TENSÃO EM RELAÇÕES DE CRIANÇAS EM SALA DE AULA.. In: Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis. Anais...Nova Iguaçu(RJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3sigse/840782-ODEIO-ESSE-MENINO-ELE-E-TODO-CERTINHO--GENERO-RACA-E-CLASSE--INTERSECCIONALIDADE--TENSAO-EM-RELACOES-DE-CRI. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

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