INTERSECCIONALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL

Publicado em 26/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1261-4

Título do Trabalho
INTERSECCIONALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL
Autores
  • Jéssica Laiza Oliveira De Carvalho
  • Alessandra Alves Pereira
Modalidade
Resumo (leia atentamente as regras de submissão)
Área temática
Eixo 1 – Gêneros, sexualidades, escolas e seus cotidianos
Data de Publicação
26/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3sigse/820566-interseccionalidade-no-ensino-de-lingua-portuguesa-e-geografia--uma-analise-do-curriculo-de-referencia-de-mato-gr
ISBN
978-65-272-1261-4
Palavras-Chave
Currículo de Referência, Interseccionalidade, Geografia, Língua Portuguesa.
Resumo
Este trabalho pretende levantar algumas perguntas sobre o ensino de geografia e língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental, com base no Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul (2019): Quais são as aberturas explícitas para se trabalhar interseccionalmente as questões de Gênero, Raça e Classe? Em qual momento das etapas de ensino essas temáticas transversais aparecem? Como o documento trata essas abordagens de vias identitárias? O recorte do trabalho se dá do sexto ao nono ano do ensino fundamental, para as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa, com pesquisas baseadas nos descritores: Interseccionalidade, Gênero, Raça, Classe. Ao catalogar os resultados, faremos uma análise de como as áreas do conhecimento escolhidas se estruturam nesse documento para o ensino das temáticas transversais escolhidas para análise interseccional.
Título do Evento
3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Cidade do Evento
Nova Iguaçu
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Jéssica Laiza Oliveira De; PEREIRA, Alessandra Alves. INTERSECCIONALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL.. In: Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis. Anais...Nova Iguaçu(RJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3sigse/820566-INTERSECCIONALIDADE-NO-ENSINO-DE-LINGUA-PORTUGUESA-E-GEOGRAFIA--UMA-ANALISE-DO-CURRICULO-DE-REFERENCIA-DE-MATO-GR. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes