EXPERIÊNCIA DE UMA GESTORA ABORDANDO TEMAS INTERDITADOS HISTORICAMENTE NUMA REDE DE ENSINO MARCADA PELO CONSERVADORISMO

Publicado em 26/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1261-4

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIA DE UMA GESTORA ABORDANDO TEMAS INTERDITADOS HISTORICAMENTE NUMA REDE DE ENSINO MARCADA PELO CONSERVADORISMO
Autores
  • Priscila Vasconcellos Braga
Modalidade
Resumo (leia atentamente as regras de submissão)
Área temática
Eixo 5 – Gêneros, sexualidades, direitos humanos, inclusão e acessibilidade
Data de Publicação
26/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3sigse/807680-experiencia-de-uma-gestora-abordando-temas-interditados-historicamente-numa-rede-de-ensino-marcada-pelo-conservad
ISBN
978-65-272-1261-4
Palavras-Chave
Conservadorismo, direitos humanos, gênero, sexualidade
Resumo
O trabalho tem como objetivo apresentar uma ação que teve como foco combater o preconceito, ressignificando o papel da escola e das educadoras e educadores na formação dos sujeitos, possibilitando falas e práticas balizadas nos direitos humanos e princípios democráticos. Fui idealizadora e organizadora do “Seminário de Diferença e Inclusão: Caminhos Para Uma Educação Democrática e Emancipatória”, realizado em 2021 e 2022. Em 2021 a formação ocorreu em três dias, de 14 a 16 de setembro, no formato on-line, tendo uma média de 140 profissionais por dia. Os temas debatidos foram: “Inclusão Para Quem? Inclusão Para Que?”, com Allan Damasceno (UFRRJ); “(R)Existências Negras, Femininas e Quilombolas”, com Priscila Bahia (UFRRJ); “Práticas Pedagógicas Antirracistas, Antissexistas, Antilgbtfóbicas e Antimachistas”, com Cláudia Reis (UNIRIO) e Ivan Amaro (UERJ). Em 2022, já no formato presencial, tivemos como convidada a professora pesquisadora da rede, Alessandra Andrade Cardoso (UFRRJ), abordando o tema: “Uma Escola Para Todas, Todos e Todes”. O Seminário se configurou como prática de resistência às estruturas conservadoras do município, defendendo a educação democrática, emancipatória e valorizando as diferenças que habitam os cotidianos das escolas.
Título do Evento
3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Cidade do Evento
Nova Iguaçu
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Priscila Vasconcellos. EXPERIÊNCIA DE UMA GESTORA ABORDANDO TEMAS INTERDITADOS HISTORICAMENTE NUMA REDE DE ENSINO MARCADA PELO CONSERVADORISMO.. In: Anais do 3º Seminário Internacional Gêneros, Sexualidades e Educação na Ordem do Dia – Trajetórias interrompidas e caminhos possíveis. Anais...Nova Iguaçu(RJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3sigse/807680-EXPERIENCIA-DE-UMA-GESTORA-ABORDANDO-TEMAS-INTERDITADOS-HISTORICAMENTE-NUMA-REDE-DE-ENSINO-MARCADA-PELO-CONSERVAD. Acesso em: 30/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes