A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING (TBL) EM MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 19/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-361-5

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING (TBL) EM MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Luana Caúla Santiago
  • Conceição Mikaelly De Vasconcelos Linhares
Modalidade
Oral (Tema Livre)
Área temática
Atividades inovadoras de ensino e extensão em Odontologia
Data de Publicação
19/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3jouni/219298-a-utilizacao-da-metodologia-team-based-learning-(tbl)-em-monitoria--relato-de-experiencia
ISBN
978-85-5722-361-5
Palavras-Chave
Metodologias ativas, TBL, monitoria
Resumo
Metodologias ativas são sistemáticas diferenciadas da formação tradicional de ensino-aprendizagem por possuírem perspectivas assimilando a ideia teórica com a prática, além de estimular o pensamento crítico e reflexivo ampliando o campo de aprendizagem. Atualmente as mais utilizadas em cursos na área da saúde são: PBL, TBL, sala de aula invertida e problematização. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência da aplicação do método TBL utilizando casos clínicos durante a monitoria da disciplina de Introdução à materiais dentários aos graduandos do 3º semestre de Odontologia do UNINTA. Além de relatar a metodologia, tivemos como objetivo observar a capacidade do aluno em assimilar o conteúdo exposto através da sua participação ativa no processo de aprendizagem. Estavam presentes na atividade, 11 acadêmicos respeitando as seguintes etapas: estudo prévio, avaliação individual, avaliação em equipe e síntese com complementação. Logo no momento da resolução individual 7 estudantes obtiveram êxito na solução e na oportunidade de discussão em equipe, todas as duas alcançaram proveitoso rendimento, através de postura participativa e capacidade de discutir o conteúdo exposto. Contudo, durante a utilização de metodologias ativas de aprendizado, em especial, o TBL, é possível observar entre os discentes, reflexões sob as circunstâncias, diálogo, pautas sobre possíveis resoluções, além do trabalho coletivo. Há também, a promoção do desenvolvimento de competências, atitudes e habilidades que devem fazer parte do perfil de formação desejado para o cirurgiões-dentistas (CD). Habilidades estas, que auxiliam na formação em nível superior no âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) construídas e implementadas em 2002, as quais, determinam que a formação do CD deve ser provida de conhecimento, pensamento reflexivo, crítico, e humanístico, onde também incentivam metodologias que influenciam no despertar do aluno em "aprender a aprender". Portanto, podemos concluir que a metodologia ativa utilizada agiu como grande influência no incentivo à busca do estudo e na capacidade reflexiva e resolutiva dos discentes envolvidos.
Título do Evento
III Jornada Odontológica do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da III Jornada Odontológica do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTIAGO, Luana Caúla; LINHARES, Conceição Mikaelly De Vasconcelos. A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING (TBL) EM MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da III Jornada Odontológica do UNINTA. Anais...Sobral(CE) Centro Universitário Inta, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3jouni/219298-A-UTILIZACAO-DA-METODOLOGIA-TEAM-BASED-LEARNING-(TBL)-EM-MONITORIA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes