APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO MÉTODO DE ENSINO DE HISTOLOGIA BÁSICA

Publicado em 19/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-361-5

Título do Trabalho
APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO MÉTODO DE ENSINO DE HISTOLOGIA BÁSICA
Autores
  • Mariana Morais Mesquita
  • Mauro Vinicius Dutra Girão
  • Gisvani Lopes
Modalidade
Painel (Tema Livre)
Área temática
Histologia/Embriologia
Data de Publicação
19/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3jouni/219100-aprendizagem-colaborativa-como-metodo-de-ensino-de-histologia-basica
ISBN
978-85-5722-361-5
Palavras-Chave
Aprendizagem colaborativa;Formação dos Professores; Histologia.
Resumo
Histologia é o ramo das ciências morfológicas que estuda os tecidos, que são os conjuntos de células do organismo distribuídas de forma regular e específica, possuindo estrutura e função semelhantes. Diversos métodos de ensino buscam estratégias efetivas para promover a aprendizagem, dentre os mais modernos existe a aprendizagem colaborativa, faz parte do grupo de estratégias inovadoras e criativas que estimulam a autonomia e a construção da aprendizagem que promova a interação entre os estudantes. Observa-se uma constante busca pelo aperfeiçoamento dos processos educativos, com necessidade de aliar educação à inovação, criatividade e modernização na sala de aula, desta forma, o uso de práticas inovadoras pode ser indicado como um suporte para essas mudanças positivas no ensino. O objetivo é demonstrar a importância da Aprendizagem Colaborativa como método de ensino-aprendizagem de conteúdos de Histologia para estudantes de Odontologia do Centro Universitário INTA (UNINTA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo realizada com acadêmicos do primeiro semestre do curso de Odontologia do UNINTA. Foram realizadas aulas teóricas e práticas sobre Histologia dos tecidos básicos do corpo humano totalizando dez horas aula. Os acadêmicos foram divididos em grupos, cada um responsável por estudar uma determinada lâmina histológica para posterior apresentação para a turma. Os estudantes receberam uma foto da lâmina histológica e deveriam buscar na literatura apropriada subsídios para identificar a lâmina, listar suas principais características, o órgão correspondente e na aula seguinte apresentar para a turma. Todos os grupos conseguiram identificar a lâmina de sua responsabilidade. As lâminas foram o tecido adiposo, ovário, osso, neurônios, pele e fígado. Os estudantes compartilharam sues conhecimentos colaborando com a aprendizagem de toda a turma por meio de trocas de experiências e conclusões. Os estudantes consideraram que a utilização dos métodos da Aprendizagem Colaborativa em aulas de Histologia possibilitou maior aptidão no processo de aprendizagem e fixação mostrando facilidade na identificação de tecidos e órgãos. A eficácia no emprego do método foi comprovada a partir do grande percentual de notas acima da média, evidenciando o sucesso na obtenção do conhecimento. De fato, essa forma de ensinar e aprender torna os alunos mais responsáveis por sua aprendizagem, levando-os a assimilar conceitos e construir conhecimentos de maneira mais autônoma. A aplicação de novas práticas possibilita uma aprendizagem mais dinâmica no ensino superior. Pesquisa recente evidenciou que a maioria dos jovens aprendem facilmente por meio da experiência colaborativa. A aprendizagem colaborativa possibilitou a construção da aprendizagem e do conhecimento de forma compartilhada entre os estudantes do Módulo de Ciências Morfológicas. Cabe aos docentes repassar os conceitos e estimular a participação dos estudantes para que a metodologia possa ser aplicada de forma efetiva no ensino superior. Consideramos que a metodologia colaborativa pode ser utilizada em outras disciplinas.
Título do Evento
III Jornada Odontológica do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da III Jornada Odontológica do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MESQUITA, Mariana Morais; GIRÃO, Mauro Vinicius Dutra; LOPES, Gisvani. APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO MÉTODO DE ENSINO DE HISTOLOGIA BÁSICA.. In: Anais da III Jornada Odontológica do UNINTA. Anais...Sobral(CE) Centro Universitário Inta, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3jouni/219100-APRENDIZAGEM-COLABORATIVA-COMO-METODO-DE-ENSINO-DE-HISTOLOGIA-BASICA. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

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