TECNOLOGIAS MÓVEIS EM EDUCAÇÃO: O USO DO CELULAR EM AULAS DE HISTOLOGIA CARDIOVASCULAR

Publicado em 19/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-361-5

Título do Trabalho
TECNOLOGIAS MÓVEIS EM EDUCAÇÃO: O USO DO CELULAR EM AULAS DE HISTOLOGIA CARDIOVASCULAR
Autores
  • Ana Caroline Brito Moura
  • Gisvani Lopes
  • Mauro Vinicius Dutra Girão
Modalidade
Painel (Tema Livre)
Área temática
Atividades inovadoras de ensino e extensão em Odontologia
Data de Publicação
19/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3jouni/219072-tecnologias-moveis-em-educacao--o-uso-do-celular-em-aulas-de-histologia-cardiovascular
ISBN
978-85-5722-361-5
Palavras-Chave
Tecnologia Educacional. Sistema Cardiovascular. Aprendizagem.
Resumo
INTRODUÇÃO: A Histologia é o ramo da morfologia que estuda os conjuntos de células distribuídas de forma específica, possuindo estrutura e função semelhantes. A estas células damos o nome de Tecidos. Dentre esses tecidos tem-se o sistema cardiovascular, constituído pelo coração, órgão muscular que bombeia sangue para dois circuitos: o circuito pulmonar, que leva sangue para os pulmões e o circuito sistêmico, que distribui o sangue para todos os tecidos e órgãos do corpo. Na histologia o uso do celular por estudantes na sala de aula vem sendo cada vez mais útil. OBJETIVO: Analisar o uso de celulares como recurso tecnológico em aulas práticas de histologia e relacioná-lo com o processo de ensino e aprendizagem. MÉTODOS: A presente pesquisa foi realizada com estudantes do curso de odontologia do 1° semestre, devidamente matriculados na disciplina de Ciências Morfológicas I, na qual possui conteúdos práticos realizados em laboratórios de histologia. Durante as aulas de tecidos musculares e sistema cardiovascular os estudantes visualizaram lâminas de tecido muscular cardíaco, vasos sanguíneos, tecido sanguíneo e hematopoiético. Em seguida, foi orientado e estimulado que os estudantes utilizassem a câmera do celular para capturar a imagem pelas oculares dos microscópios. RESULTADOS: Consideramos que o registro de imagens pela câmera do celular é proveitoso, pois melhora o acesso ao conteúdo, possibilitando um melhor rendimento acadêmico. A boa qualidade da imagem oferece nitidez e a lâmina pode ser vista repetidas vezes em qualquer lugar. Durante o momento do registro fotográfico a análise da imagem capturada ocorre interação entre alunos. Nas imagens capturadas é possível identificar estruturas das células cardíacas, sanguíneas e mielóide, além das camadas histológicas dos vasos sanguíneos. Consideram que imagens digitalizadas de histologia um papel ativo e integrador dos discentes entre si e com o docente, tornando ensino eficaz e dinâmico, democratizando o conhecimento científico. CONCLUSÃO: O uso do celular como forma de captação de imagens histológicas do sistema cardiovascular é um recurso tecnológico que favorece o ensino e aprendizagem de forma motivadora e participativa. Entendemos que devem ser desenvolvidos planos de aula em que o celular não seja apenas um instrumento de entretenimento para os alunos, e sim seja um recurso para a aquisição de conhecimentos científicos e tecnológicos básicos necessários à educação científica de estudantes da área da saúde que serão importantes na futura prática profissional.
Título do Evento
III Jornada Odontológica do UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da III Jornada Odontológica do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, Ana Caroline Brito; LOPES, Gisvani; GIRÃO, Mauro Vinicius Dutra. TECNOLOGIAS MÓVEIS EM EDUCAÇÃO: O USO DO CELULAR EM AULAS DE HISTOLOGIA CARDIOVASCULAR.. In: Anais da III Jornada Odontológica do UNINTA. Anais...Sobral(CE) Centro Universitário Inta, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3jouni/219072-TECNOLOGIAS-MOVEIS-EM-EDUCACAO--O-USO-DO-CELULAR-EM-AULAS-DE-HISTOLOGIA-CARDIOVASCULAR. Acesso em: 02/05/2025

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