DESINFORMAÇÃO E ÉTICA: O OLHAR DOS FUTUROS COMUNICADORES DA ESTÁCIO DE SÁ

Publicado em 02/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-022-4

Título do Trabalho
DESINFORMAÇÃO E ÉTICA: O OLHAR DOS FUTUROS COMUNICADORES DA ESTÁCIO DE SÁ
Autores
  • DIEGO MARQUES ALVES
  • ADJAIRO VITOR DOS SANTOS ARRUDA
  • Elisangela Rodrigues da Costa
Modalidade
Resumo
Área temática
Comunicação
Data de Publicação
02/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3jornadahipoteses/293200-desinformacao-e-etica--o-olhar-dos-futuros-comunicadores-da-estacio-de-sa
ISBN
978-65-5941-022-4
Palavras-Chave
desinformação, ética, jornalismo, publicidade.
Resumo
Neste resumo elencamos algumas observações, a partir da pesquisa de Iniciação Científica “Erro jornalístico, desinformação e ética: O olhar dos futuros comunicadores” desenvolvida, no período de julho de 2019 a julho de 2020, na Faculdade Estácio de Sá, em Campo Grande (FESCG), Mato Grosso do Sul, com estudantes dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda sob a orientação da Dra. Elisangela Rodrigues da Costa. O objetivo geral do estudo foi compreender como os estudantes de comunicação pensam os mecanismos e quais as ações que utilizam na teoria e/ou prática para a distinção entre o erro da comunicação (jornalístico/publicitário) e a desinformação, considerando a questão ética. A orientação metodológica que nos guiou foi a de Maria Immacolata Vassallo de Lopes exposta em Pesquisa em Comunicação (2005), cujas referências primordiais são: a reflexão do método, em parceria com o processo investigativo, com vistas ao despertar de uma atitude crítica do pesquisador. O problema norteador da investigação foi sobre “como os universitários dos cursos de jornalismo e publicidade identificam, apuram, distinguem e classificam os elementos que compõem as notícias jornalísticas, os conteúdos e propagandas, das “fake news”, e se eles se reconhecem como corresponsáveis pelas publicações que compartilham, comentam e/ou produzem no âmbito do ambiente digital”? Os instrumentos de pesquisa foram aplicados entre os meses de maio à junho de 2020, valeu-se dos métodos de cunho quantitativo, na primeira etapa, por meio de formulário on-line, elaborado a partir de roteiro estabelecido pelos alunos participantes do IC, devido a pandemia de COVID-19, houve a necessidade da utilização dessa técnica em ambiente digital. Assim, antes de responder ao formulário, os respondentes preenchiam a permissão e davam ciência dos objetivos da investigação em consonância com as questões de ordem ética. Entre os apontamentos destacamos os seguintes: mesmo não existindo uma disciplina específica que trate do assunto da “desinformação” nos cursos de comunicação da FESCG 46,3% dos alunos gostariam que no currículo do curso existisse uma disciplina que tratasse do tema e de seus mecanismos. No caso da ocorrência de erro jornalístico, 36,6% dos futuros comunicadores acreditam na necessidade de uma errata, o quanto antes, assim que for identificado o erro, seja em qual for o meio de comunicação. Um dado que se destacou perante os demais foi que 48,8% dos estudantes de comunicação disseram desconhecer a função de uma Agência de Checagem dos fatos (Fact Checking), além disso, apontaram que é preciso que essas agências e o papel da checagem deveria ser mais divulgadas pelos docentes desses cursos dentro da instituição de ensino. No tocante a ética, 43% dos estudantes de Comunicação afirmaram que a ética é um valor imutável e serve para nortear atos. Esses foram aspectos importantes aprofundados com a técnica da entrevista, semiestruturada, em profundidade, na pesquisa qualitativa, que também, por conta da Covid-19, teve que ser feita por meio dos aplicativos de vídeo, Zoom e Google Meet, sendo gravadas e arquivadas, com as devidas autorizações. A análise de conteúdo da qualitativa evidenciou cinco categorias: 1) Descrição Conceitual; 2) Checagem; 3) Identidade de comunicador; 4) Ética e 5) Currículo. Os apontamentos conclusivos refletem que são importantes discussões, ações e/ou projetos e/ou atividades com os alunos de Comunicação em vários quesitos, tal como desinformação. No tocante às questões de ética, no ambiente profissional, a maioria dos entrevistados entende que a ética “morre”, quando se vai ao mercado de trabalho, para sobreviver. E responsabilidade do publicitário diante desses contextos.
Título do Evento
I Seminário Regional Centro Sul de Pesquisa e III Jornada Acadêmica Interdisciplinar da Estácio Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário de Pesquisa da Regional Centro Sul e III Jornada Acadêmica Interdisciplinar da Estácio Campo Grande
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, DIEGO MARQUES; ARRUDA, ADJAIRO VITOR DOS SANTOS; COSTA, Elisangela Rodrigues da. DESINFORMAÇÃO E ÉTICA: O OLHAR DOS FUTUROS COMUNICADORES DA ESTÁCIO DE SÁ.. In: Anais do I Seminário de Pesquisa da Regional Centro Sul e III Jornada Acadêmica Interdisciplinar da Estácio Campo Grande. Anais...Campo Grande(MS) FESCG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3jornadahipoteses/293200-DESINFORMACAO-E-ETICA--O-OLHAR-DOS-FUTUROS-COMUNICADORES-DA-ESTACIO-DE-SA. Acesso em: 13/06/2025

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