COMPARATIVO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM BELÉM-PA: UMA ANÁLISE DA PENSE 2019

Publicado em 11/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1049-8

Título do Trabalho
COMPARATIVO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM BELÉM-PA: UMA ANÁLISE DA PENSE 2019
Autores
  • Naicha Stefanie Felix Souza
  • Alex Harley Crisp
Modalidade
Resumo
Área temática
Atividade Fisica e Saúde
Data de Publicação
11/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3-congresso-de-ciencias-do-movimento-humano-472393/916537-comparativo-das-aulas-de-educacao-fisica-nas-etapas-da-educacao-basica-em-belem-pa--uma-analise-da-pense-2019
ISBN
978-65-272-1049-8
Palavras-Chave
Educação Física Escolar, Educação, IBGE, BNCC.
Resumo
Introdução: A Educação Física (EF) é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. Contudo, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2019 alterou o currículo escolar, reduzindo a obrigatoriedade e a carga horária da EF, especialmente no ensino médio. Objetivo: Analisar e comparar a participação em aulas de EF reportadas por estudantes do ensino fundamental e médio do município de Belém, Pará. Métodos: Utilizaram-se dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) de 2019, realizada pelo IBGE. A amostra probabilística incluiu turmas do 7° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, em escolas públicas e privadas do Brasil. Foram utilizados filtros para selecionar dados da capital Belém e selecionadas as variáveis sobre a quantidade de aulas e o tempo total de EF nos últimos sete dias. As análises descritivas foram realizadas no R (versão 4.4.0), considerando o desenho complexo da pesquisa e pesos amostrais com auxílio do pacote survey. A PeNSE obteve aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (n° 3.249.268). Resultados: Foram analisadas 2.005 turmas da educação básica, sendo 911 do ensino fundamental, 1.027 do ensino médio regular e 67 do ensino médio técnico integrado. No ensino fundamental, o tempo médio semanal em aulas de EF foi de 104,6 minutos (IC 95%: 43,2 - 166,1), muito superior ao ensino médio (40,2 minutos; IC 95%: 12,6 - 67,8) e técnico integrado (26,1 minutos; IC 95%: 26,0 - 26,2). A proporção de alunos com pelo menos duas aulas de EF por semana foi de 22,2% no fundamental, 8,5% no médio, e 4,5% no técnico integrado. Conclusão: Observa-se uma participação reduzida dos alunos em aulas de EF em Belém, com diferença marcante para o ensino médio regular e técnico integrado. Esses dados sugerem o impacto negativo da nova BNCC, que pode comprometer o desenvolvimento acadêmico e a saúde dos estudantes, evidenciando a necessidade de políticas que reavaliem a carga horária da disciplina.
Título do Evento
3º Congresso de Ciências do Movimento Humano
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Congresso de Ciências do Movimento Humano
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Naicha Stefanie Felix; CRISP, Alex Harley. COMPARATIVO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM BELÉM-PA: UMA ANÁLISE DA PENSE 2019.. In: Anais do 3º congresso de ciências do movimento humano. Anais...Belém(PA) UFPA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3-congresso-de-ciencias-do-movimento-humano-472393/916537-COMPARATIVO-DAS-AULAS-DE-EDUCACAO-FISICA-NAS-ETAPAS-DA-EDUCACAO-BASICA-EM-BELEM-PA--UMA-ANALISE-DA-PENSE-2019. Acesso em: 17/12/2025

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