SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES ESCOLARES PÓS ISOLAMENTO SOCIAL DE COVID-19: MULTIPLAS VISÕES DO MUNDO E PARADIGMAS

Publicado em 25/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0797-9

Título do Trabalho
SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES ESCOLARES PÓS ISOLAMENTO SOCIAL DE COVID-19: MULTIPLAS VISÕES DO MUNDO E PARADIGMAS
Autores
  • Jaciele de Souza dos Santos
  • Givanildo Da Silva Nery
  • IANDRA SARA DOS SANTOS FERREIRA
  • Vivian Ranyelle Soares de Almeida
  • Rosely Cabral de Carvalho
  • Sinara de Lima Souza
Modalidade
Projeto de pesquisa com Métodos Mistos
Área temática
Outros
Data de Publicação
25/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2simm-saude/804839-saude-mental-de-adolescentes-escolares-pos-isolamento-social-de-covid-19--multiplas-visoes-do-mundo-e-paradigmas
ISBN
978-65-272-0797-9
Palavras-Chave
Saúde Mental, Adolescentes, Pandemia,Covid-19.
Resumo
Introdução: Em maio de 2023, após mais de três anos, a pandemia da COVID-19 passou a não ser mais considerada como uma emergência sanitária global. Durante o período, pandêmico a Organização Mundial de Saúde (OMS), implementou medidas sanitárias de biossegurança e quarentena. Após uma semana da declaração da situação de pandemia, emitiu-se uma nota técnica estimulando ações globais centradas no bem-estar psicossocial durante este período. O fechamento das instituições de ensino retirou no mundo cerca de 1,5 bilhão de crianças e adolescentes das escolas, do convívio em grupo e da sua rede socioafetiva. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), estimam que entre um terço e metade da população exposta a pandemia sofreram risco de agravamento de problemas de saúde mental, sem intervenção de cuidado específico. Devido ao rápido avanço da doença da COVID-19 e ao excesso de informações disponíveis, possibilitou alterações comportamentais de adoecimento psíquico, tornando um importante problema de saúde pública nas últimas décadas. No cenário pandêmico de três anos, o medo do desconhecido foi um disparador que intensificou os níveis de estresse e ansiedade em pessoas saudáveis e aumentou os sinais e sintomas daquelas que apresentavam algum sofrimento mental preexistente. Nos adolescentes, os impactos psicológicos e sociais da pandemia retratados no isolamento social como a perda da liberdade, ausência da escola, dos amigos causaram um processo de luto com vivencias de medo, preocupações, alterações do sono, apetite e no humor. A pandemia alterou o dia a dia, modificou as atividades do cotidiano e particularmente nos adolescentes as formas de se relacionar e consequentemente o modo de viver, forçando-os a lidar diariamente com o medo da infecção, incertezas quanto à doença, repercutindo nas condições de saúde mental pelas limitações de convívio social ou pelas preocupações com o futuro e o impacto direto do isolamento social aos seus projetos de vida. Objetivo: Analisar as condições de saúde mental de adolescentes escolares pós o isolamento social da pandemia da COVID-19, compreendendo a visão do mundo e impactos tomando por base as alterações no modo de vida nos contextos familiares e escolares. Método: A abordagem quantitativa, o desenho será um estudo de corte transversal, por meio de inquérito amostral, método eficaz para identificar frequências, fatores de risco e os grupos mais afetados ou menos afetados dentro de uma amostra representativa da população. Para a abordagem qualitativa, será utilizada a técnica de grupo focal, caracterizada por uma ampla problematização e interação em grupo, com reflexões e exposições sobre uma temática, empregando vocabulário próprio, perguntas e respostas à questão em investigação. O local de estudo será o Espaço Saúde do Adolescente (ESAD), na modalidade itinerância compreendida como proposta de tecnologia leve e estratégia de cuidado no território, no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, que compõe a rede estadual de ensino da Bahia. A pesquisa será realizada com dados integrados para produzir mudanças e visões de mundo do objetivo proposto, a partir de uma lente teórica sob o problema a ser examinado, com a participação de alunos de 13 a 17 anos. As técnicas e instrumentos de coleta de dados nas diferentes etapas do percurso metodológico. Primeira etapa: apresentação do projeto para os adolescentes. Segunda etapa: dois instrumentos autoaplicáveis, previamente testados. Instrumento 1 com variáveis sociodemográficas e econômicas. Instrumento 2 com triagem de problemas psicológicos através do Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-Por). O SDQ-Por possui 25 itens distribuídos em cinco escalas: sintomas emocionais, hiperatividade, problemas de conduta, problemas com colegas e comportamento pró-social. Cada escala possui cinco itens e as respostas podem ser expressas em: falso, mais ou menos verdadeiro e verdadeiro. Cada possibilidade de resposta recebe uma pontuação específica de acordo com os scores estabelecidos pelos autores do instrumento. A soma total e de cada escala permite a classificação em normal, limítrofe ou anormal. Os dados dos questionários serão submetidos a plataforma Research Electronic Data Capture (REDCap), uma plataforma com finalidade de melhoria da qualidade e armazenamentos das pesquisas científicas, sendo utilizada para coleta, gerenciamento e disseminação de dados, e em seguida transferidos e analisados. Dados qualitativos serão coletados através de grupo focal com15 estudantes escolhidos intencionalmente. A discussão dos encontros será norteada a partir da pergunta: No distanciamento social como você se sentiu, houve alterações em sua saúde mental? As análises quantitativas serão realizadas no programa Stata versão 11.2. Os dados serão interpretados com medidas de prevalência, a partir da análise bivariada, associando cada variável independente com desfecho principal, será aplicado teste ?2 (Qui-quadrado) de Pearson, em seguida será realizada a análise multivariada através de regressão logística com escores SDQ pós-COVID-19. Os dados quantitativos serão analisados através da análise de conteúdo nas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Após a categorização dos dados, serão submetidos ao software IRAMUTEQ a fim de gerar uma nuvem de palavras a partir das falas dos participantes. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa /UEFS, CAAE de número 70533923.0.0000.0053, cujas deliberações estão fundamentadas nas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde Nº 466/12 e Nº. 510/16, com instrumentos Registro de Consentimento Livre e Esclarecido e Registro de Assentimento Livre e Esclarecido. Resultados esperados: A realização da pesquisa com dados quantitativos e qualitativos vinculados possibilitará a leitura de paradigmas e significados das questões sobre as condições de saúde mental de adolescentes escolares pós isolamento social da COVID-19. Os dados analisados contribuirão na reestruturação de políticas públicas e estratégias locais, que visem o fortalecimento do vínculo entre saúde mental e educação com a incorporação de práticas de estratégias preventivas/interventivas. Implicações para a prática: promoção do protagonismo, articulações intersetoriais e com familiares, professores e adolescentes no ESAD. Deve-se ainda salientar com a temática saúde mental em adolescentes escolares pós isolamento social COVID-19 possibilitará criação de redes de pesquisa de saúde e educação referente aos temas envolvidos do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEFS, artigos científicos para publicação em revistas de indexação nacional e internacional. A relevância deste estudo preencherá uma lacuna em estudos brasileiros de estudos sobre a saúde mental dos adolescentes após o período pandêmico. Os resultados do estudo possibilitarão percepções importantes sobre o perfil, prevalência e medidas de associação de problemas psicológicos, visões de mundo e paradigmas, destacando as condições de saúde mental dos adolescentes escolares após o isolamento social da COVID-19. Esse estudo revelará análises quantitativas e qualitativas das dimensões emocional e hiperatividade e a inserção de estratégias preventivas de condutas ou práticas protetoras (comportamentais, racionais e intersubjetivas) nas famílias e no contexto escolar.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos na Área da Saúde
Cidade do Evento
Florianópolis
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos na Área da Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Jaciele de Souza dos et al.. SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES ESCOLARES PÓS ISOLAMENTO SOCIAL DE COVID-19: MULTIPLAS VISÕES DO MUNDO E PARADIGMAS.. In: Anais do Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos na Área da Saúde. Anais...Florianópolis(SC) Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2SIMM-Saude/804839-SAUDE-MENTAL-DE-ADOLESCENTES-ESCOLARES-POS-ISOLAMENTO-SOCIAL-DE-COVID-19--MULTIPLAS-VISOES-DO-MUNDO-E-PARADIGMAS. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes