EXPLORANDO O LETRAMENTO EM SAÚDE E LETRAMENTO DIGITAL EM SAÚDE EM IDOSOS: ESTUDO MISTO SEQUENCIAL EXPLANATÓRIO

Publicado em 25/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0797-9

Título do Trabalho
EXPLORANDO O LETRAMENTO EM SAÚDE E LETRAMENTO DIGITAL EM SAÚDE EM IDOSOS: ESTUDO MISTO SEQUENCIAL EXPLANATÓRIO
Autores
  • Ana Clara Dos Santos Serradourada
  • Katarinne Lima Moraes
  • Ana Clara Farias Melo
Modalidade
Projeto de pesquisa com Métodos Mistos
Área temática
Desenho Sequencial Explanatório
Data de Publicação
25/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2simm-saude/791779-explorando-o-letramento-em-saude-e-letramento-digital-em-saude-em-idosos--estudo-misto-sequencial-explanatorio
ISBN
978-65-272-0797-9
Palavras-Chave
Letramento em saúde, Alfabetização digital, Promoção da saúde, Idoso.
Resumo
Introdução: A população idosa é evidenciada por indivíduos com 60 anos ou mais, popularmente conhecida como última fase da vida. Ao se tratar da pessoa idosa, os aspectos gerais de saúde ganham ainda mais destaque e particularidades. O envelhecimento ativo se configura como um processo de otimização de oportunidades de saúde, com o intuito de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O envelhecimento ativo também se inclui na promoção de saúde, esta visa aumentar a qualidade de vida e saúde da população, atuando na identificação e enfrentamento dos determinantes do processo saúde-doença, promovendo mudanças nas condições de vida e facilitando o acesso às escolhas mais saudáveis de vida, respeitando a autonomia e independência do indivíduo. As ações de promoção resultam da combinação de ações de políticas públicas de saúde, comunitárias e dos próprios indivíduos. Muitas dessas práticas iniciam-se pela Atenção Primária à Saúde (APS). Esta inclui diversos profissionais de saúde que assumem o papel primordial na construção de melhoria das condições de saúde da população idosa (promoção de saúde), que culminam na prevenção de complicações de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Compreender que a promoção de saúde na pessoa idosa significa investigar como elas acessam, compreendem e usam as informações e serviços de saúde, isto é, o letramento em saúde. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o letramento em Saúde (LS), é o “conhecimento e competências pessoais que se acumulam através de atividades diárias, interações sociais e geracionais”. Também são mediados por estruturas organizacionais e “permitem que as pessoas acessem, compreendam, avaliem e usem as informações e serviços, com a finalidade de promover e manter a boa saúde e bem-estar para eles mesmos e para os que os cercam”. Outro aspecto relevante na promoção de saúde por pessoas idosas ao se tratar de envelhecimento ativo são os meios digitais. Diante de um mundo rápido, há uma competição desigual entre jovens e pessoas idosas, culminando em marginalizações e perdas de condição social por parte do indivíduo idoso. Igualmente, este também tem apresentado certa rejeição aos novos tempos no que se refere ao ambiente tecnológico, sendo considerado um imigrante digital. Assim surge o conceito de letramento digital, que diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, ou seja, refere-se ao uso de textos por meio de Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) - computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets - em plataformas como aplicativos, redes sociais na web, entre outras. Consequentemente, ser letrado digital implica saber se comunicar em diferentes situações, com propósitos variados, nesses ambientes, para fins pessoais ou profissionais – a exemplo disso é a busca de informações na internet, o que pressupõe selecionar as informações pertinentes e avaliar sua credibilidade. Assim, nesse contexto, analisar os fatores relacionados as condições de letramento em saúde e letramento digital em saúde poderá auxiliar a reorganização dos serviços prestados pela APS de maneira a incluir e envolver o idoso em seu autocuidado. Objetivo geral: analisar os determinantes sociais e de saúde relacionados as condições de letramento em saúde e o letramento digital em saúde de pessoas idosas atendidas na atenção primária do Distrito Federal. Objetivos específicos: a) verificar as condições de letramento em saúde e letramento digital em saúde em pessoas idosas atendidas na atenção primária do Distrito Federal (em andamento); b) descrever como as pessoas idosas atendidas na atenção primária do Distrito Federal percebem sua capacidade para acessar, compreender e usar das informações e serviços de saúde pelos diversos meios. Método: trata-se de um estudo misto com delineamento explanatório sequencial que será realizado em duas etapas distintas: quantitativa seguida de qualitativa a ser realizado com pessoas idosas que estão sendo acompanhadas em uma unidade básica de saúde do distrito federal entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Para etapa quantitativa estima-se uma amostra por conveniência de 200 pessoas idosas, que responderão questionários sociocultural, clínicos e instrumentos para avaliação do LS e letramento digital em saúde. O LS será avaliado por meio da Versão Brasileira do Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br). O HLQ é um instrumento multidimensional desenvolvido para detectar necessidades de letramento em saúde das pessoas, descrever as condições de LS da população e para medir resultados de intervenções clínicas e de saúde pública destinadas a melhorar o LS. O instrumento contém 44 itens distribuídos em nove escalas que são divididas em duas partes. As perguntas da parte 1 são respondidas por meio de escala 12 tipo Likert, com opções entre Discordo Totalmente e Concordo Totalmente (escores de 1 - 4). Na segunda parte, as perguntas variam entre “Não consigo fazer” ou “Sempre difícil” e “Sempre fácil” (escores de 1 - 5). O questionário não possui pontuação global e sim escores com a média de cada uma das nove escalas. Pontuações mais próximas dos limites inferiores e superiores indicam, respectivamente, limitações ou potencialidades quanto ao letramento em saúde dos avaliados. O letramento digital será avaliado pela versão brasileira da eHealth Literacy Scale (eHEALS). Trata-se de uma escala de oito itens, do tipo Likert, com variação de cinco pontos, entre 1 (discordo totalmente) e 5 (concordo totalmente), podendo totalizar de 8 a 40 pontos. A pontuação mais alta indica um maior nível de letramento digital em saúde. Para essa etapa serão incluídas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que estejam em acompanhamento na unidade de saúde há pelo menos seis meses. Serão excluídas pessoas com de déficit visual e/ou auditivo e os que possuem algum transtorno mental relatado em prontuário. Os dados serão analisados por estatística descritiva com cálculo dos valores mínimos e máximos, médias, desvios padrão e medianas. Teste de frequência absolutas e relativas serão aplicados para variáveis categóricas e análise bivariada para verificar os potenciais fatores associados com o letramento em saúde e letramento digital em saúde. Na etapa qualitativa a amostra de participantes será obtida a partir da análise dos dados da etapa anterior em que serão selecionados os participantes com alto e baixo nível de letramento em saúde e de letramento digital identificados na etapa quantitativa será o critério de saturação teórica para determinação da amostra. Serão realizadas entrevistas individuais com os participantes por meio de guias de perguntas de entrevista, a fim de explorar como as pessoas acessam, compreendem e usam as informações e serviços de saúde obtidas por diferentes meios. A analise temática de Bardin sera utilizada para interpretação dos dados nesta etapa. Para a análise integrada final da etapa 1 e da etapa 2 serão explorados os padrões ou descobertas complementares convergentes ou divergentes. Resultados Esperados: Trazer maior elucidação quanto às necessidades, fragilidades e potencialidades dos idosos em acessarem e compreenderem as informações em saúde por diferentes meios. O que permitirá a elaboração de propostas para reorientação das práticas em saúde bem como para transição do cuidado seguro para o ambiente em que vive a partir da inclusão do letramento em saúde como ferramenta para promoção da saúde do cuidado centrado na pessoa. O projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Letramento em Saúde (GIPELS) da UnB e a Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS).
Título do Evento
II Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos na Área da Saúde
Cidade do Evento
Florianópolis
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos na Área da Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SERRADOURADA, Ana Clara Dos Santos; MORAES, Katarinne Lima; MELO, Ana Clara Farias. EXPLORANDO O LETRAMENTO EM SAÚDE E LETRAMENTO DIGITAL EM SAÚDE EM IDOSOS: ESTUDO MISTO SEQUENCIAL EXPLANATÓRIO.. In: Anais do Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos na Área da Saúde. Anais...Florianópolis(SC) Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2SIMM-Saude/791779-EXPLORANDO-O-LETRAMENTO-EM-SAUDE-E-LETRAMENTO-DIGITAL-EM-SAUDE-EM-IDOSOS--ESTUDO-MISTO-SEQUENCIAL-EXPLANATORIO. Acesso em: 02/07/2025

Trabalho

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