TEAM-BASED LEARNING – SISTEMA NERVOSO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 13/12/2018 - ISBN: 978-85-5722-163-5

Título do Trabalho
TEAM-BASED LEARNING – SISTEMA NERVOSO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Miguel Henrique Moraes De Oliveira
  • Thiago Guerra Botelho
  • Felipe Dettogni Moro Capo
  • David Ferreira Ferrari
  • Hugo Moura Campos Bernardes
  • Arcileu Loriato Junior
  • Ruan Scardua Garcia
  • Saulo Daniel Santos Pereira
  • José Dias de Assis Neto
  • Karllayno Camatta Milleri
  • Hebert Wilson Santos Cabral
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Saúde Mental
Data de Publicação
13/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2jornadameduvv/131512-team-based-learning--sistema-nervoso--relato-de-experiencia
ISBN
978-85-5722-163-5
Palavras-Chave
Metodologias ativas de aprendizado, Team-based Learning, Sistema Nervoso, Neuroanatomia funcional, Formação acadêmica, Aprendizado Baseado em Times
Resumo
INTRODUÇÃO: Metodologias ativas de aprendizagem têm sido base das construções dos novos cursos de medicina, pois a sociedade científica entende que o aprendizado é consolidado quando ouvimos, realizamos, percebemos, construímos dúvidas, hipóteses e observações. O Team-based Learning (TBL) é uma metodologia ativa que se beneficia do trabalho em pequenos grupos de aprendizagem, de modo que se possa formar pequenas equipes de estudantes, que trabalharão no mesmo espaço físico. Fundamenta-se no construtivismo permitindo aprendizagem baseada no diálogo e interação entre alunos, o que contempla as habilidades de comunicação e trabalho colaborativo em equipes. OBJETIVOS: Favorecer fixação de conceitos e desenvolvimento de habilidade de interação; estimular o aluno à busca de informações; favorecer a aprendizagem teórico-prática em cenário de equipe; utilizar tecnologia de ponta e peças anatômicas. DESCRIÇÃO DO CASO: O projeto aconteceu em junho e novembro de 2016. Foram separadas aleatoriamente 10 equipes com 6 alunos, cada equipe contando com um monitor. Todos os alunos responderam a uma avaliação de conhecimentos prévios, individualmente e em equipe e, então, passaram por 4 módulos temáticos: “introdução e histologia”, “medula espinal”, “tronco encefálico” e “diencéfalo e telencéfalo”. Cada um dos módulos contava com nivelamento teórico pelo professor orientador, uma atividade teórico-prática com os monitores e uma atividade complementar a ser respondida em casa e corrigida pelo professor no dia do próximo nivelamento teórico. Ao fim dos módulos, os alunos passaram por nova avaliação, de mesmo nível de dificuldade da primeira, individualmente e em grupo, para avaliar os conhecimentos adquiridos. As notas individuais e em grupo foram somadas e o grupo com maior média de notas foi considerado o vencedor do projeto. TÉCNICA OU SITUAÇÃO: Foram utilizadas duas avaliações de desempenho, uma no início e uma no fim do projeto. As aulas de nivelamento foram ministradas pelo professor orientador, ou monitor capacitado, e as atividades teórico-práticas se desenrolaram nos laboratórios de anatomia e histologia da UVV. CONCLUSÕES: Por fim, a aprendizagem baseada em times favorece a fixação de conceitos e desenvolvimento de habilidade de interação interpessoal e o trabalho em equipe; além de estimular o aluno à constante busca de informações, favorecendo nesse sentido o ensino, para que a própria equipe tenha desenvolvimento satisfatório nas atividades que forem propostas.
Título do Evento
II Jornada Científica de Medicina - UVV
Cidade do Evento
Vila Velha
Título dos Anais do Evento
Anais da II Jornada Científica de Medicina da Universidade Vila Velha: UVV
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Miguel Henrique Moraes De et al.. TEAM-BASED LEARNING – SISTEMA NERVOSO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da II Jornada Científica de Medicina da Universidade Vila Velha: UVV. Anais...Vila Velha(ES) UVV, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2jornadameduvv/131512-TEAM-BASED-LEARNING--SISTEMA-NERVOSO--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 03/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes