A FUNÇÃO SOCIAL DA EJA: CAMINHOS E OBSTÁCULOS

Publicado em 21/06/2022 - ISBN: 978-65-5941-697-4

Título do Trabalho
A FUNÇÃO SOCIAL DA EJA: CAMINHOS E OBSTÁCULOS
Autores
  • Angela Maria Cordeiro Correa Willemen
  • Felipe Vigneron Azevedo
Modalidade
Resumo - Comunicações Gerais
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
21/06/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cppgi_ifba/431054-a-funcao-social-da-eja--caminhos-e-obstaculos
ISBN
978-65-5941-697-4
Palavras-Chave
Educação; Cidadania; Legislações.
Resumo
Este trabalho procura explicar e compreender os efeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política educacional e intervenção necessária para sanar um problema nacional, que possui suas raízes nas desigualdades sociais brasileiras e na própria construção do país, na vida dos estudantes beneficiados por ela, em seus vários aspectos, quer sejam: individuais, sociais e laborais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) assegura o direito universal e gratuito à educação de jovens e adultos – cabendo ao poder público, efetivamente, prover as condições para que essa modalidade educação ocorra da forma mais proveitosa possível – que não puderam, no momento considerado adequado pela Pedagogia, na idade entendida como correta, acessar a escola e usufruir, dentre outras coisas, do próprio exercício da cidadania. O nosso objetivo mais amplo é analisar e compreender as funções sociais da EJA, que incidem diretamente sobre a vida dos indivíduos jovens e adultos – em grande parte, já inseridos no mundo do trabalho – que estão em busca de oportunidades mais igualitárias em todos os aspectos da vida social e laboral. Especificamente, propomo-nos a analisar a trajetória da EJA, apontar as legislações que amparam, historicamente, essa modalidade, e examinar a efetividade das legislações para o cumprimento das funções sociais da EJA. Até o presente momento, dado que esta pesquisa está em andamento, não nos parece haver carência de legislação para que o bom funcionamento da Educação de Jovens e Adultos ocorra. Dessa forma, cumpre-nos investigar, historicamente, os rumos da EJA e sua aplicação prática. REFERÊNCIAS DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no brasil. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5541 LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes
Título do Evento
II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Título dos Anais do Evento
Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WILLEMEN, Angela Maria Cordeiro Correa; AZEVEDO, Felipe Vigneron. A FUNÇÃO SOCIAL DA EJA: CAMINHOS E OBSTÁCULOS.. In: Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA. Anais...Salvador(BA) IFBA, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2CPPGI_IFBA/431054-A-FUNCAO-SOCIAL-DA-EJA--CAMINHOS-E-OBSTACULOS. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

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