A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Publicado em 21/06/2022 - ISBN: 978-65-5941-697-4

Título do Trabalho
A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Autores
  • Ada Kelle Dias Da Silva
  • Shirley Pimentel de Souza
Modalidade
Resumo - SICTI
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
21/06/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cppgi_ifba/430209-a-historia-e-cultura-africana-afro-brasileira-e-indigena-no-projeto-pedagogico-do-curso-de-arquitetura-e-urbanis
ISBN
978-65-5941-697-4
Palavras-Chave
Palavras-chave: Étnico-racial; Racismo; Educação
Resumo
O racismo é frequentemente motivo de amplo debate em diversos meios. Sobremaneira no Brasil, percebe-se que, pelo fato do trabalho escravo ter sido o motor que impulsionou o progresso da classe dominante há séculos, as desigualdades socioeconômicas e raciais entre negros, brancos e indígenas se mantém até a atualidade. Tal lacuna social é notória e materializada no cotidiano por meio do racismo estrutural. Tal situação se repete nos processos educativos, de modo que foi necessário instituir legislações específicas para garantir a inclusão do ensino de História e cultura africana, afro-brasileira e indígena nos currículos escolares (Leis 10.639/03 e 11.645/08), além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Resolução CNE/CP n.01/2004). Com isso, faz-se necessário compreender como as instituições de ensino estão atuando para a formação de cidadãos e cidadãs que reconheçam a pluralidade étnica e cultural do país, de modo a construir relações mais positivas e equitativas. Para tanto, o Projeto SECONBA, que foi contemplado com o Edital 001/2020/DPAAE/IFBA 20 de Novembro, tem como um dos objetivos identificar como a História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena estão postos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) do IFBA campus Barreiras. O Projeto, que está em andamento, realizou uma análise preliminar do PPC do curso de Arquitetura e Urbanismo, a partir de um formulário próprio. Foi realizado ainda um diálogo com a coordenação do curso e departamentos, além de contar com a análise a partir da experiência da estudante bolsista do projeto na condição discente do respectivo curso. No tocante ao PPC de Arquitetura e Urbanismo, nota-se que as visões conceituais da maior parte da disciplina focam-se na arquitetura europeia e, mesmo sendo analisada a história, cultura e política dos grupos étnicos afro-brasileiros e indígenas, existem disciplinas que não dão a devida atenção para a arquitetura e urbanismo desses povos. Contudo, os componentes curriculares observados na análise, abrem caminho para que se possa, de forma mais abrangente, ter-se conhecimento do patrimônio arquitetônico próprio de cada uma dessas culturas, e seus inerentes nuances, de forma que transponham o limiar de um conhecimento tão somente focado em questões eurocêntricas. Até o momento, é possível concluir que uma estrutura curricular eurocentrada, geralmente subestima o potencial do legado africano e indígena, no caso do curso analisado, o potencial arquitetônico e urbanístico, além de toda a vasta produção cultural desses povos, que poderia ser discutido nas disciplinas práticas de forma mais efetiva e com maior ênfase. É preciso reiterar que tais debates na educação devem ser igualitários e devem ensinar a valorização da cultura negra e indígena, desconstruindo os papéis subordinados e mostrando cada vez mais o seu empoderamento.
Título do Evento
II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Título dos Anais do Evento
Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Ada Kelle Dias Da; SOUZA, Shirley Pimentel de. A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO.. In: Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA. Anais...Salvador(BA) IFBA, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2CPPGI_IFBA/430209-A-HISTORIA-E-CULTURA-AFRICANA-AFRO-BRASILEIRA-E-INDIGENA-NO-PROJETO-PEDAGOGICO-DO-CURSO-DE-ARQUITETURA-E-URBANIS. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes