MAPAS CONCEITUAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Publicado em 21/06/2022 - ISBN: 978-65-5941-697-4

Título do Trabalho
MAPAS CONCEITUAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Autores
  • Alexandre Boleira Lopo
  • Maria Raidalva Nery Bareto
Modalidade
Resumo - Comunicações Gerais
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
21/06/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cppgi_ifba/429687-mapas-conceituais-e-suas-contribuicoes-para-o-ensino-e-aprendizagem-de-matematica
ISBN
978-65-5941-697-4
Palavras-Chave
Aprendizagem Significativa, software CmapTools, Cálculo Diferencial e Integral
Resumo
A Aprendizagem Significativa é uma teoria concebida por David Ausubel em 1968 que assegura que para aprender de modo significativo, o novo conteúdo deve estabelecer relação com o conhecimento prévio do aprendiz. Ausubel apresenta uma proposta de desenvolvimento de diretrizes, princípios e uma estratégia de facilitadores da aprendizagem. Para colocá-la em prática, pode-se utilizar uma metodologia desenvolvida na década de 1970 pelo pesquisador e professor norte-americano Joseph Novak, que são os Mapas conceituais, esses têm a finalidade de representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições. Uma proposição é constituída de dois ou mais termos conceituais unidos por palavras para formar uma unidade semântica, sendo instrumentos hierárquicos que possibilitam descobrir as concepções de um conceito, ilustradas por uma frase ou imagem. Sendo assim, a presente investigação apresenta como objetivo geral analisar os mapas conceituais como metodologia de ensino para construção de uma experiência didática referente à aprendizagem de Matemática. Em um momento de ensino remoto devido a Pandemia da COVID-19, o estudo se justifica pela importância de aperfeiçoar os processos de ensino na busca de facilitar que os estudantes consigam representar seus conhecimentos sobre um determinado tema, de uma forma a entender o sentido do tema abordado proporcionando maior significado. A metodologia da pesquisa é baseada na revisão bibliográfica de estudos teóricos da aplicação de Mapas Conceituais no ensino de Matemática em níveis fundamental, médio e superior. Os resultados indicaram que os mapas tem um forte potencial para indicar falhas na construção dos conceitos pelos estudantes, além de aperfeiçoar a comunicação de ideias matemáticas e do registro matemático para a aprendizagem desta ciência. Inclusive, os mapas conceituais são instrumentos eficazes para avaliar a aprendizagem significativa dos estudantes em conteúdos específicos do Cálculo Diferencial e Integral a partir dos conceitos de hierarquização, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa definidos na Teoria da Aprendizagem Significativa, A construção dos mapas requer muito estudo e planejamento por se tratar de uma estrutura hierarquizada com palavras de ligações requerendo um reconhecimento das relações existentes entre os conceitos. Finalizando, a investigação identificou que os mapas conceituais se constituem recursos facilitadores da aprendizagem matemática, sendo um procedimento didático importante para a o ensino e a aprendizagem, pois se baseiam na Teoria da aprendizagem significativa e podem ser amplamente aplicados pelos docentes no ensino de Matemática com software livres como o CmapTools disponibilizado pelo IHMC (Institute for Human and Machine Cognition) da Flórida-EUA.
Título do Evento
II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Título dos Anais do Evento
Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPO, Alexandre Boleira; BARETO, Maria Raidalva Nery. MAPAS CONCEITUAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.. In: Anais do II Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA. Anais...Salvador(BA) IFBA, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2CPPGI_IFBA/429687-MAPAS-CONCEITUAIS-E-SUAS-CONTRIBUICOES-PARA-O-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DE-MATEMATICA. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes